Translate

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dança O que resta de quatro


Reestreia dia 06 de abril de 2012, com direção de Mariana Sucupira e Maristela Estrela, “O que Resta de Quatro”, do Núcleo Cinematográfico de Dança, na Sala Crisantempo (R. Fidalga, 521 - Vila Madalena). O Núcleo faz temporada gratuita em 2012 pela 10a. edição do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.
O trabalho inspira-se livremente na obra “The rape of Sabine women” (2006) dirigida pela artista britânica Eve Sussman.  O filme, essencialmente físico, não contém diálogo verbal, mas ações corporais que variam de gestos improvisados a seqüências coreografadas em uníssono. Filmado em Berlim, em Atenas e na ilha grega de Hydra o filme é um drama de costumes avant-garde em cinco atos.
Desejo e poder são mote para a obra britânica, assim como para O Que Resta de Quatro. Somam-se às duas questões os set de filmagens que o filme utiliza para tratar dos assuntos.  Deslocando para São Paulo as locações de gravação utilizadas por Sussman, com intuito de provocar nos criadores diferentes sensações e possibilidades de corporalidades, o Núcleo visitou o Aeroporto de Congonhas, Galeria Baró, Teatro Oficina, Rua Oscar Freire, Casa de Carnes Steak House e a Casa Aúthos Pagano.
As locações se apresentaram como diferentes espaços de convívio, motivando assim formas de encontros entre os criadores-intérpretes. Transpondo para o palco, em cena, os corpos se sobrepõem, se diluem, vão e vem. Corpos que se colocam no limite entre o lá e o aqui, entre o outro, entre as coisas: na borda. É nessa zona de tensão e fluxo que sobrevêm os encontros e os abandonos.
Nas locações também foram investigadas imagens em vídeo, que são projetadas com o intuito de amplificar o espaço cênico.


Ficha técnica:

Concepção: Núcleo Cinematográfico de Dança
Direção: Mariana Sucupira e Maristela Estrela
Criação e interpretação: Anderson Gouvêa, Clara Gouvêa, Mariana Sucupira, e Maristela Estrela
Criação de luz:   André Boll
Criação de cenografia: José Romero e Luciano Bussab
Criação de figurino:    Núcleo Cinematográfico de Dança
Criação de trilha sonora:     Ramiro Murillo / Participações: Marisa Silveira (cello), Rui Barossi (contrabaixo), Morena Nascimento (voz), Natalia Mallo (voz)
Criação de imagens: Núcleo Cinematográfico de Dança (exceto imagens do ventilador e ralo – parte da obra “Cinema Mudo“, gentilmente cedidas por Carlos Fajardo).
Colaboração Dramatúrgica: Ana Terra e Mônica Sucupira
Provocadores primeira montagem: Ana Teixeira, José Romero e Moira Toledo
Bailarinas-aprendizes: Ilana Elkis e Juliana Gennari
Estagiárias: Andreia Mendonça, Fabiane Carneiro e Mônica Lopes
Produção:Anderson do Lago Leite
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques

Serviço:
06, 07, 08, 13, 14 e 15 de Abril
Sala Crisantempo
R. Fidalga, 521 - Vila Madalena – São Paulo/SP
sextas e sábados às 21h Domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Tel.: (11) 3819-2287


26, 27, 28 e 29 de Abril
Galeria Olido – Sala Paissandu
Av. São João, 473 – Centro – São Paulo/SP 
Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: Gratuito
Tel.: (11) 3397-0171



Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

Nenhum comentário:

Postar um comentário