Translate

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Festival Istambul Agora tem música, dança e exposição de fotos de 11 a 22 de abril no SESC Pompeia


 
ISTAMBUL AGORA, a efervescência
da cultura turca em conexão com São
Paulo na dança, nas artes e na música

Responsáveis pela curadoria do festival Nublu Jazz Festival trazem para São Paulo, especialmente para o SESC Pompeia, uma mostra
significativa da música, da dança e da arte da Turquia. Os shows na choperia contarão com um projeto de vídeo-cenografia

Com foco na conexão entre tradição e modernidade, o festival Istambul Agora chega a São Paulo e, pela primeira vez, o SESC Pompeiaapresenta evento com elementos da produção de arte e cultura contemporânea de Istambul. Durante duas semanas, de 12 a 22 de abril, o festival pretende revelar os sons tocados pelos DJs turcos em seus remixes, as danças, performances, shows e a arte que vêm de Istambul, a maior cidade da Turquia, com seus mercados a céu aberto, labirintos de ruas estreitas, mesquitas, muçulmanos com lenços na cabeça e religião islâmica. 

Na Choperia, no Teatro, na Área de Convivência e ao ar livre, Istambul Agora mostrará música, dança, artes visuais, performances e multimídia, além de uma programação de workshops. Na raiz do evento, novidades que trazem embutida a tradição, com expressões artísticas variadas de grupos e artistas internacionais, além de convidados especiais brasileiros.

De acordo com os curadores, Talita Miranda e Ilhan Ersahin, "o diálogo com a Turquia é aberto com um leque de artistas e performers representantes da versatilidade cultural da cena turca mais jovem que foge do mainstream". A curadoria informa que a programação vai da cantora regional curda Aynur Dogandos músicos virtuosos do  Wonderland, do show carismático de Baba Zula, do eletrônico - dos djs Baris K e Jonny Rock, ao Mini Muzikhol, do clube Otto, entre outros. Tem performances de Zyia Zazi e Filiz Sinzanli, exposição de fotografia com uma representação consagrada do Ara Güler, uma intervenção artemídia do coletivo Laborg uma mostra que reúne instalações e vídeos de 5 artistas de grande destaque na cena contemporânea, entre eles Camila Rocha, única artista brasileira radicada em Istambul.

"O festival mantém o caleidoscópio das tradições e das modernidades transversais, incluindo um conjunto de informações que irrompem da música de transe dos sufis e também dos remixes estereotipados do pop e rock", comenta Talita.

A cultura produzida daquele lado do mundo será apresentada aqui como um retrato dessa civilização enriquecida e deslumbrante que é a Turquia, país de grande relevância histórica, que conheceu a glória do Império Romano e vive até hoje as contradições de ser o maior país muçulmano da Europa.

Agrega-se a este fato a intenção de aproximar e estimular intercâmbios e trocas de conhecimentos entre a efervescência cultural de uma metrópole como São Paulo e a complexidade histórica, social e cultural de uma cidade como Istambul, capital cultural turca que resume esse Império de misturas orientais e ocidentais com temas e estéticas globais. Esperamos mostrar Istambul a um público desconhecedor dessa cultura, mesmo com o crescimento do turismo brasileiro para a Turquia nos últimos anos. Pretendemos traçar um panorama representativo com foco na música menos conhecida, na dança, fotografia e artes visuais. Também teremos algumas comidinhas turcas inseridas no cardápio, comenta Talita.

De acordo com Ilhan Ersahin, a cultura de Istambul está mudando a cada semana. "Novos espaços de artes, clubes, novas bandas, artistas e ideias misturadas com o antigo. A criatividade está fluindo como nunca, em muitos aspectos. Há dez anos era raro uma banda estrangeira, DJ ou qualquer artista se apresentar em Istambul. Agora, temos isso com mais frequência. A cena musical mudou muito nos últimos anos. Onde só se ouvia música tradicional ou pop turco, agora também tem bandas de rock, alternativas, músicos de jazz", diz o curador, que compara Istambul a São Paulo, no sentido de interesse pela arte em geral.

Caleidoscópio de cores nos destaques da programação
Hábitos milenares convivem com costumes do século 21. O projeto mostra o beat do aclamado DJ turco Baris K, que resgata músicas da Turquia dos anos 60 e 80, remasteriza e re-edita sons de estilos tradicionais com música pop e rock psicodélico, desde o funk até a disco, com grooves bem variados. Prato cheio para quem gosta de sons diferentes. Ele foi aclamado mundialmente por seus Eurásia Mixes, que são os mixes originais e ecléticos do gênero turco, o Anadolu Pop.

Antiga Constantinopla, Istambul é porta de entrada do país e única cidade do mundo construída entre dois continentes: Ásia e Europa. No projeto, essa atmosfera especial faz uma ponte com a metrópole paulista, com a apresentação do projeto Wonderland com a dançarina brasileira Lenna Beauty. Wonderland - destaque na Turquia - do músico e produtor turco-sueco, também curador parceiro desse festival, Ilhan Ersahin (a pessoa que descobriu Norah Jones e soma em seu portfólio colaborações com artistas como Bebel Gilberto, Norah Jones, Jane Birkin, João Gilberto, Gilberto Gil, entre outros). Juntos, fazem um espetáculo cênico musical, mesclando dança, música, aromas e imagens. Num mix das raízes da miscigenação religiosa, étnica e cultural do Brasil com traços da cultura judaica, islâmica, crista, cigana e indígena.Estimulando e integrando os sentidos, Cearábia nasceu do encontro de dois artistas cearenses: a bailarina Lenna Beauty eo produtor Yury Kalil que criam uma linguagem musical com influências brasileiras, espanholas e do oriente. O festival mostra como está Istambul hoje. Umcompartilhamento do que está acontecendo em uma cidade que tem muitas coisas em comum com São Paulo, explica Ilhan Ersahin.

Atrações de destaque também são o DJ turco Jonny Rock com suas influênicas das melodias hipnóticas e místicas do Oriente, faz parte do Muzikhol junto a Baris K; na segunda semana, destaque dos DJs do outro clube da cena em Istambul, OTTO.

A DJ turca-alemã IPEK (Ïpek Ïpekçioglu)também produtora/compiladora, baseada entre Berlim e Istambul, vem mostrar por que influenciou com sua música eclética e característica a  mistura da grande variedade de sons  nos clubes de Berlim dos anos 1990, vem acompanhada da VJ Karajan. O público vai ser convidado, ainda, a uma viagem musical com banda jovem pop 123. Para prestar atenção tem Kolektif Istanbul, com sua música baseada tanto nos sons da Europa Oriental como nos do repertório turco tradicional, que lembram o nosso forró.

A programação de dança destaca o Taldans - formado em Istambul pelo bailarino Mustafa KAPLAN e Filiz SIZANLI em 2003. O nome é uma junção das palavras Theater Research Laboratory (TAL) e do Metropolitan Municipality Theater (de Istambul), que foi uma unidade de pesquisa de dança fundada por Mustafa Kaplan.  Os dois apresentam a coreografia SEK SEK, durante 45 minutos.

O popular trio de guitarra, baixo e bateria Erkan Orgur Telvin`s Trio agrega música folk tradicional, rock, blues e gêneros de jazz contemporâneo, enquanto a consagrada cantora curda Aynur Dogan conquistou a mídia internacional depois de participar de vários festivais no Exterior. 

A turma do Baba Zula faz música turca psicodélica do século 21, mesclando instrumentos orientais com sons eletrônicos e modernos. Entre os brasileiros, que realçam a relação de intercâsmbio,vale ressaltar o trompetista Guizado (Guilherme Mendonça), que em seu segundo álbum solo aprofunda sua relação com a canção. Vale ouvir Calavera, trabalho mais pop que o anterior, instrumental, intenso e pesado.

Mais uma saborosa atração na dança, Zyia Azazi apresenta trabalho inédito no Brasil, inspirado na corrente arábico-persa mística do Sufismo. Na dança Sufi, os movimentos rotatórios levam a um estado de consciência, proporcionando um contato mais próximo com Deus.

Na área de artes visuais, o coletivo brasileiro Estúdio Laborg, núcleo de criação áudio visual que desenvolve conteúdo personalizado para shows, fará uma intervenção nos palcos e na entrada da Choperia, com projeções de fotos publicadas diretamente de Istambul durante as apresentações. A mostra de fotografia do consagrado Ara Guler, fotojornalista turco, descendente de armênios, conhecido como o olho de Istambul, acontece na Área de Convivência. No hall do teatro, a exposição Hoje Istambul reúne instalações e vídeos de 5 artistas cuja prática está estreitamente relacionada à vida contemporânea na cidade de Istambul.

Para roteiro:
ISTAMBUL AGORA - de 12 a 22 de abril no SESC Pompeia.
SESC Pompeia - Rua Clélia 93 - Galpão. Telefone para informações: (11) 3871-7700. Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.brFuncionamento da bilheteria do SESC Pompeia de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 9h às 19h. Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Cheque Eletrônico).

Para solicitação de credenciamento jornalístico e cortesias, o contato pode ser feito no setor de Comunicação do SESC Pompeia, com Roberta Della Noce ou Marina Pereira, no telefone (11) 3871-7740 ou emails: roberta@pompeia.sescsp.org.br e mclaudia@pompeia.sescsp.org.br.
********
ISTAMBUL AGORA! - Programação completa

O projeto pretende destacar alguns elementos da produção cultural e artística contemporânea da Turquia em diversas linguagens e manifestações, de modo a exibir a complexidade cultural, social e política daquele país.O destaque nas áreas de música, dança, artes visuais e multimídia expressam o diálogo entre a tradição e o paradigma contemporâneo.

PRIMEIRA SEMANA - de 12 a 15 de abril
  
EXPOSIÇÃO DE FOTOS - O Olho de Istambul de Ara Güler 
De 11  de abril a 1º de julho - Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h
Área de Convivência

Considerado o "olho de Istambul" ou o "Fotógrafo de Istambul", Ara Güler é figura central de uma geração de fotógrafos da Turquia, cujas imagens ajudaram a mostrar ao exterior esse extraordinário país. Ele testemunhou grandes mudanças, com fotografias de Istambul, Anatólia, pequenas aldeias do país e magníficos sítios arqueológicos, formando um trabalho rico e diversificado que tem como fio condutor o "fator humano". Suas imagens de Istambul mostram seu profundo amor pela cidade e seus habitantes. A exposição apresenta uma retrospectiva abrangente e inédita no Brasil da obra de Ara Güler. Livre para todos os públicos. Grátis. De 11 de abril a 1º de julho - Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.


EXPOSIÇÃO - Hoje Istambul - 5 Artistas Contemporâneos com Ahmed Ogut, Can Altay, Isil Egrikavuk, Huseyin Alptekin e Camila Rocha
Dia 12 a 22 abril  - Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h
Hall do Teatro

A mostra Hoje Istambul reúne instalações e vídeos de 5 artistas cuja prática está estreitamente relacionada à vida contemporânea na cidade de Istambul. A proposta é trazer ao público do SESC Pompeia uma pequena amostra do vibrante circuito artístico da cidade e de algumas das principais questões e temas levantados pelos artistas visuais locais. Ocupando uma posição única na cartografia mundial, Istambul, além de possuir uma riquíssima história, pertence ao mesmo tempo ao Ocidente e ao Oriente. Esta posição é inevitavelmente refletida nas obras aqui apresentadas, apontando para diversos sistemas de representação e circulação vigentes no mundo contemporâneo. Temas como a economia europeia, a circulação de capitais e a imigração aparecem no trabalho de Ahmet Ogut. Identidade e representação são assuntos que refletem na obra de Camila Rocha, única artista brasileira radicada em Istambul. Can Altay lida com o ambiente urbano de Istambul, sua história e suas políticas de inclusão e exclusão. Isil Egrikavuk aborda a manipulação da informação pela imprensa contemporânea e as maneiras como o outro oriental é retratado pela mídia ocidental. Huseyin Alptekin, um dos mais importantes artistas turcos contemporâneos, falecido em 2007, será representado por uma vídeo-instalação sobre o cotidiano de diferentes cidades e a ocupação de seu espaço.


MÚSICA - Dj Jonny Rock + Yasemin Mori

Dia 12 de abril, quinta-feira, às 20h30

Choperia


O DJ turco Jonny Rock é conhecido nas noites londrinas de música house e disco, reconhecido por trabalhos na Phonica Records & Black Market Records durante os anos 2000 e guitarrista do projeto Freaks de Luke Solomon. Habilmente conecta a antiga escola house de Chicago, underground disco e boogievibes em um ambiente de festa com ritmos garimpados na periferia de Istambul e Izmir. Em seus sets alternativos percebemos as melodias místicas e hipnóticas do Oriente, assim como o ritmo calmo do funk psicodélico turco.

A cantora turca de rock alternativo Yasemin Mori, nascida em 1982, começou a compor aos 14 anos. Além de cantar em sua língua nativa, mistura elementos da música local com o pop-rock. Lançou em 2008 o primeiro álbum  Hayvanlar que significa "animais",  e que teve um grande impacto na cena musical da Turquia. Através do encontro com músicos talentosos resgatou partes do seu passado musical enquanto pesquisavam e experimentavam uma mistura de sons diferentes. Está prestes a lançar seu segundo álbum solo Deli Banco, que significa Banda Delirante.

Abertura com DJ Jonny Rock às 20h30. Choperia. Proibido para menores de 18 anos. R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

MÚSICA - Ipek DJ + 123 + Kolektif Istanbul
Dia 13 de abril, sexta-feira, às 20h30
Choperia

DJ/produtora/compiladora, baseada em Berlim-Istambul, Ipek influenciou com sua música eclética e característica a mistura da grande variedade de sons nos clubes de Berlim dos anos 1990. Aqui ela apresenta sons da Turquia, Eurásia, Balcãs e Elektro levando o público por um mix híbrido e eclético do Oriente Médio, Eurásia, Balcãs, FolkElektroFusion, Anatolian & DubinElektro Oriental, GypsyFunkPop e Berlim Elektro & Minimal, entrelaçado com sons eletrônicos do Break Beat, Drums Bass, House and Dancehall.

A banda 123 iniciou carreira em 2004 tendo o primeiro álbum lançado em 2009 Aksel. Tocou em muitos eventos internacionais, tais como Kolaj Istanbul (Paris), Glimps Festival (Ghent), Mini Europe Tour by Elle (Turin, Straubing, Munich, Oslo), Simdi-Now (Stuttgart), Berlin Jazz Festival (Berlin), entre outros. Dilara Sakpinar (vocais, órgão), Lido (synthetizadores), Burak Irmak (rhodes e órgão), Feryin Kaya (baixo, guitarra) e Berke Can Özcan (bateria, vocais).

A música do Kolektif Istambul se baseia nos vários gêneros musicais da Europa Oriental ao mesmo tempo que se assemelha aos repertórios turcos tradicionais. Depois do seu primeiro álbum Balkanatolia, 2006, a banda atravessou uma fase de evolução musical que os levou a lançar Krivoto, em 2008. Com toques de funk e de jazz, Kolektif Istambul acelerou o ritmo de suas músicas assim como sua energia. Tocando instrumentos como Gayda (gaita de fole búlgara), clarinete, saxofone, acordeão, tuba, percussão e bateria formam uma unidade de grande riqueza de sons, que mescla o dinamismo da fanfarra Balcânica à profundidade dos blues Anatolianos. O grupo ganha intensidade e emoção com Asli Dogan, a voz do projeto, que carrega toda a expressividade e sensibilidade da música popular. 

Abertura com a DJ Ipek às 20h30. Choperia. Proibido para menores de 18 anos. R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).


MÚSICA - DJ Baris K + Ipek DJ + VJ Karajan + Wonderland + Lenna Beuty
Dia 14 de abril, sábado, às 20h30
Choperia

Nome de peso na noite de Istambul desde 1997, Baris K passou 10 anos por vários tipos de dance-music nas rádios Dinamo FM e Acik Radyo. O DJ foi aclamado mundialmente por seus Eurásia Mixes, que são os mixes originais e ecléticos do gênero turco Anadolu Pop. Atualmente prepara um website informativo sobre os diversos gêneros da música turca.

Wonderland, um projeto do músico Ilhan Ersahin, no qual promove o encontro com músicos virtuosos com Hüsnü Selendirici, Aytac Dogan e outros da cena jazzística e tradicional turca. Instrumentos ocidentais (como o saxofone, teclados, baixo e bateria) dialogam com instrumentos tradicionais (clarinete turco, kanun e percussões), num resultado elegante e provocativo. Estão prestes a lançar seu segundo álbum que deve contar com a participação de Gilberto Gil.

Bailarina, coreógrafa e designer, a brasileira Lenna Beuty possui uma ampla formação em dança havendo estudado com grandes mestres do mundo em Dança Árabe Flamenco, Gypsy Dance, percussão oriental e Body Percussion. Como solista de dança árabe se apresentou em várias cidades da Europa e do Oriente Médio durante os 10 anos em que viveu na Europa.

Nascida em Istambul, recentemente baseada em Berlim, VJ Karajan trabalha em diferentes áreas de produção como a música, o cinema e a moda, principalmente em Istambul. A apresentação da VJ combina visuais e arte visuais do passado e do presente de Istambul, e também de Berlim. Além de suas animações de 3D, ela utiliza tópicos que entusiasmam todos os gêneros, musicais e Trash a La Turca e filmes turcos de gangster e ficção científica dos anos 1950 e 1960.

Abertura com DJ Baris, às 20h30. Choperia. Proibido para menores de 18 anos. R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).


DANÇA - Sek Sek com Taldans (Mustafa Kaplan e Filiz Sizanli)
Dias 14 e 15 de abril, sábado, às 21h e domingo, às 18h
Teatro

Os corpos de um homem e de uma mulher dão continuidade à investigação sobre forças em oposição e os estados de equilíbrio que emergem de sua interação. O corpo é desenvolvido como unidade de medida a calcular o espaço e sua relação com ele, mas também como superfície e chão, sobre os quais se pode caminhar. Formado em Istambul por Mustafa Kaplan e Filiz Sizanli em 2003, a Cia. Taldans desenvolve projetos independentes e colaborativos, entre os quais Sek Sek (2003), Solum (2004), Graf (2006) e Dokuman (2009). Duração: 45 min. Ficha técnica - Coreografia e dança: MustafaKaplan, FilizSizanli. Figurino: Petra. Coprodução: CATI Contemporary Dance Artists Association, Istanbul, Centre National De la Danse, Paris, criada durante uma residência nos estúdios CND, Paris, com o patrocínio da DBM - Danse Bassin Méditerranée.

Teatro. Não recomendado para menores de 12 anos. R$ 16,00 (inteira); R$ 8,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 4,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

MÚSICA - DJs Party
Dia 15 de abril, domingo, às 18 horas
Choperia

Com os DJs IpekBaris KJonny Rock e a VJ Karjan. Choperia. Proibido para menores de 18 anos 
R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

WORKSHOP - Dança do Ventre com Lenna Beauty

Dia 15 de abril, domingo, das 15h às 17 horas

10º andar do Conjunto Esportivo

Com foco na música turca (tradicional e moderna) Lenna Beauty trabalha com a fusão de elementos oriundos da Dança Oriental e das Danças Ciganas. São abordados a dramaturgia na dança e as claves para improvisação. Também serão estudados alguns ritmos utilizando a linguagem da percussão corporal explorando o corpo como instrumento musical. 

Objetivo: Permitir a aproximação às danças ancestrais e primitivas e encorajar a criatividade que existe em cada participante e a sensação instintiva da coletividade. Duração: 3 horas (incluindo intervalo de 15 minutos). 20 vagas. Não recomendado para menores de 12 anos R$ 8,00 (inteira); R$ 4,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 2,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes). 15/04. Domingo, das 15h às 17h.


WORKSHOP - Música turca para crianças com Kolektif Istanbul
Dias 15 de abril, domingo, das 11h às 13 horas
Sala 1 de oficinas

Kolektif İstanbul realiza workshop com crianças a partir de uma iniciação para a música Turca-Balkanica. O workshop vai incluir temas tais como, ritmos assimétricos, técnicas vocais tradicionais, dança tradicional, apresentações de instrumentos e ornamentações instrumentais. Qualquer pessoa interessada no assunto pode participar.


SEGUNDA SEMANA - de 19 a 22 de abril

MÚSICA - DJ Nevzat + Erkan Ogur's Telvin Trio+ Aynur Dogan
Dia 19 de abril, quinta-feira, às 20h30
Choperia

DJ e proprietário do restaurante Otto, Nevzat tem interesses musicais que passam pelo nudisco, slow motion techno, dub e deep house com batida turca e background eletrônico. No ano passado, trouxe para a América do Sul - incluindo Brasil, Argentina e Uruguai - o projeto Ottomobil, viajando de trailler e fazendo festas em cidades diferentes para apresentar a culinária e a música turcas.

A origem do grupo Ekkan Ogur's Telvin Trio é a região da Anatólia, historicamente marcada pelo multiculturalismo (antigos gregos, romanos, armênios, turcos, curdos, persas e Árabes). Esta mistura criou uma atmosfera única e diversa que serviu como fonte de inspiração para seus artistas na criação de um som que funde o jazz às sonoridades típicas de seu país. Abriga uma inspiração vibrante do jazz europeu com um grande impacto do rock e do jazz fusion dos anos 1970.

A cantora Aynur Dogan nasceu na província de Tunceli, Turquia, em 1975. Teve uma educação musical formal em instrumentos como a guitarra turca e o canto. Participou de projetos colaborativos com músicos e bandas, como Metin-Kemal Kahraman, Grup Yorum, Lütfü Gültekin, Anjelika Akbar, Kardes Türküler, Mikail Aslan, Mercan Dede, Cemil Koçgün e Orient Expressions, tanto em seus álbuns quanto em apresentações ao vivo. Com inúmeras participações em festivais internacionais, sua performance vocal chama atenção por sua técnica e por resgatar o repertório folclórico curdo. Participou do conhecido filme Gönül Yarasi-Heartache em que cantava ao vivo uma canção tradicional curda, sob a direção de Yavuz Turgul.

Abertura com DJ Nevzat. Choperia. Proibido para menores de 18 anos.R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

DANÇA - Ember com Ziya Azazi
Dia 19 de abril, quinta, às 19h30 e 22h30
Teatro

O mais coreográfico trabalho de Ziya Azazi, Ember se baseia na repetição e giros experimentais e trata da auto-destruição, da dor da consciência sobre a finitude da vida, que se torna um ciclo irreversível e uma inevitável armadilha. O trabalho não aponta para respostas fáceis. Ao contrário, sugere ao espectador considerar sobre o que é começo e o que é fim, onde a vida começa, onde ela termina, onde o fogo se encontra nesse ciclo. Azazi explora metaforicamente o sentimento de limitação a partir da estrutura de fogo no palco, que minimiza sutilmente seu espaço de movimento durante a apresentação. Duração: 25 min.

Não recomendado para menores de 12 anos. R$ 16,00 (inteira); R$ 8,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 4,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

WORKSHOP - Dança Do Ventre com Melisa Yavas
Dia 19 de abril, quinta-feira, das 16h às 18 horas
DECK
Aula aberta destinada ao público em geral, com demonstrações sobre a tradicional dança oriental. MelisaYavas é uma das mais conhecidas e respeitadas dançarinas turcas de dança do ventre em Londres, onde desenvolve trabalhos de cunho acadêmico e social. Livre para todos os públicos. Grátis. 
MÚSICA - DJ Kaan Duzarat + BaBa ZuLa
Dia 20 de abril, sexta-feira, às 20h30
Choperia

Kaan Duzarat começou a trabalhar entusiasticamente como DJ em Bournemouth em 1988, interessando-se por música eletrônica e experimentando produção computadorizada. Em 2003, começou um programa de rádio na Dínamo 103.8, e a tocar em festas no legendário Little Otto, em Istambul. Suas apresentações passam pelo techno, house, disco, folk, jazz e dub.

Mestres da música turca psicodélica do século 21, BaBa ZuLa não mede esforços para proporcionar aos seus seguidores uma experiência única, tanto nos seus shows, quanto nas suas gravações. Ao mesclar instrumentos orientais, tais como, saz elétrico, darbuka e spoons, com sons eletrônicos e modernos, criam um som próprio chamado Istambul Psicodélico: um rocknroll oriental, de Istambul, apresentado de uma maneira futurista, mas inspirada no som do final dos anos 1960. Suas apresentações, quase rituais xamânicos, são uma mistura de diferentes expressões artísticas, frequentemente com dança do ventre, fantasias elaboradas, poesia, teatro e coreografias, oferecendo uma festa audiovisual aos expectadores. Levent Akman (spoons, percussão, máquinas, brinquedos), Murat Ertel (saz e outros instrumentos de corda, vocais, osciladores, theremin), como também Cosar Kamci na darbuka e na percussão.

Abertura com DJ Kaan Duzarat. Choperia. Proibido para menores de 18 anos. R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).


MÚSICA - Hakan Vreskala

Dias 20, 21 de abril às 20 horas e 22 de abril às 17h30

Rua Principal do SESC

Hakan Vreskala compõe a trilha sonora da natureza resistente de Istambul. Ele começou sua carreira como baterista punk e como percussionista em turnês ao redor do mundo, com artistas consagrados. Vreskala colocou toda a sua alma no seu primeiro álbum, The Villages Madman, onde ele experimentou os vários níveis das poderosas batidas dos Balcãs, misturando os vocais e as  letras sarcásticas turco-curdo-sueco. Tudo isso faz com que Vreskala se delicie pela musicalidade da geografia que o inspira, a Anatólia. Grátis.

WORKSHOP - Consciência e Economia Corporal através do rodopio Sufi com Ziya Azazi

Dia 20 de abril, sexta-feira, das 15 horas às 18 horas

10º andar do Ginásio do Conjunto Esportivo

Baseia-se no trabalho do bailarino turco de construção do movimento com base na tradição dos antigos dervixes. Esta vivência sugere um espaço para os participantes, onde eles possam desafiar seus limites através do rodopio sufi, estimulando suas habilidades de poupar energia corporal e através delas alcançar suas metas particulares de movimento.
Sala 10 do Conjunto Esportivo. 25 vagas. Não recomendado para menores de 14 anos. R$ 8,00 (inteira); R$ 4,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 2,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

MÚSICA - DJ Mini Bashekim + Istanbul Sessions + Guizado + Melissa Yavas
Dia 21 de abril, sábado, às 20h30
Choperia

PHD em música, comida e arte, Bashekim aposta em baladas grooves, com um repertório que inclui desde downbeat, deep minimal, techno e acid house, passando por estilos africanos, pós punk, tropicália, dub, folk rock progressivo até música turca rara e música asiática.

Istanbul Sessions é um projeto fundado pelo saxofonista Ilhan Ersahin, misturando o seu jazz com o sabor exótico dos grooves tocados pelo baixista Alp Ersonmez, de Istambul, do baterista Turgut Alp Bekoglu e do percussionista Izzet Kizil. Já tocaram em diversos clubes de jazz como Bimhuis (Amsterdam), Quasimodo (Berlim), Babylon (Istambul), A38 (Budapest), Dock des Suds (Marseille), MITO (Torino, Fashing (Stockholm), e festivais como, Summerstage (New York), Rock N Coke (Istmabul), Akbank Jaz (Istambul), BanlieuesBlleues (Paris) e Enjoy Jazz (Mannheim).

Munido de trompete e bases eletrônicas o brasileiro Guizado é acompanhado por guitarra, baixo e bateria. Constrói uma sonoridade cinematográfica, urbana e composta por diversas camadas sonoras. O resultado final fez com que o artista ganhasse o Prêmio de Música Brasileira 2011, na categoria Música Eletrônica. Seus dois discos foram eleitos, por boa parte da crítica brasileira, como o disco do ano. Seu som transita de um rock instrumental, a algo próximo ao jazz, pontuado por toques diversos que vão do eletrônico ao tecnobrega.

Melissa Yavas é uma das mais conhecidas e respeitadas bailarinas turcas na cena londrina, funde diferentes estilos. Incorpora elementos de outras linguagens, não raro dividindo o palco com músicos de jazz contemporâneo.

Abertura com DJ Mini Bashekin. Choperia. Proibido para menores de 18 anos. R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).


DANÇA - Ziya Azazi - Espetáculo Icons
Dia 21 de abril, sábado, às 21 horas
Teatro

Icons constitui uma série de frações construídas de forma repetitiva e progressiva em relação ao som eletrônico, a improvisação do trompete e o design de luz. Os giros se mantêm como base da coreografia desenvolvida coletivamente e apresentada em duos e trios. Neste trabalho, Ziya Azazi não apenas se aprofunda em sua desconstrução da imagem do giro dervish, mas experimenta o jogo a partir da consciência corporal contida na repetição contínua de giros, que se constitui também como arena de encontros, trocas e conflitos com outro ser humano. O envolvimento com um segundo corpo abre espaço para o surgimento de dicotomias entre opostos: o pequeno e o grande, o feminino e o masculino, o duro e o frágil, o ativo e o passivo. A presença da saia como figurino confunde interpretações de gêneros, tamanhos e forças desses corpos. Duração: 55 min.

Não recomendado para menores de 12 anos. R$ 16,00 (inteira); R$ 8,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 4,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).


MÚSICA - DJ Mini Bashekin + DJ Kaan Duzarat + DJ Nevzat + Melissa Yavas + Nensi Bego
Dia 22 de abril, domingo, às 18 horas
Choperia 

Encontro entre a performance de Djs e dançarinos. Proibido para menores de 18 anos 
R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).


WORKSHOP - História da Música Turca com Baba Zula
Dia 22 de abril, domingo, das 15h às 17 horas
Sala 1 das Oficinas

A atividade abordará a tradição musical turca, desde os tempos dos shamans até a atualidade numa proposta que visa colocar o público em contato com a produção contemporânea e com a cultura musical turca tradicional.

Não recomendado para menores de 16 anos. R$ 8,00 (inteira); R$ 4,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 2,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).


MULTIMIDA - Instalação Agora em Istambul

Durante as apresentações dos shows

Hall de entrada Choperia


O coletivo brasileiro Estúdio Laborg, núcleo de criação áudio visual que desenvolve conteúdo personalizado para shows, fará uma intervenção nos palcos e na entrada da Choperia. A janela do hall de entrada da Choperia se transformará em portal do espaço-tempo transportando o público para a cidade de Istambul. Um computador conectado a internet exibe fotos de Istambul, no formato de slideshow, publicadas diariamente no FLICKR. Todas as fotos exibidas são resultado de uma busca feita por meio da palavra-chave (TAG) Istambul escrito em várias línguas. Para evitar imagens indesejadas, a busca será filtrada por data, qualidade, resolução, tamanho, creative comuns (licença para publicação) e filtro familiar ativado (programas que impedem o acesso a sites não recomendáveis)Todas as imagens aparecem com crédito da pessoa que fez o upload e a data em que a foto foi tirada que permitem uma visão cosmopolita da cidade de Istambul e de sua cultura em tempo real.

SESC Pompeia - Rua Clélia 93 - Galpão. Telefone para informações: (11) 3871-7700. Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.brFuncionamento da bilheteria do SESC Pompeia de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 9h às 19h. Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Cheque Eletrônico).

Para solicitação de credenciamento jornalístico e cortesias, o contato pode ser feito no setor de Comunicação do SESC Pompeia, com Roberta Della Noce ou Marina Pereira, no telefone (11) 3871-7740 ou emails: roberta@pompeia.sescsp.org.br e mclaudia@pompeia.sescsp.org.br.


ARTEPLURAL Assessoria do espetáculoFernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli - 11. 9245-4138
Facebook Arteplural

Nenhum comentário:

Postar um comentário