Translate

sexta-feira, 16 de março de 2012

PROGRAMA OBSERVATÓRIO ESTREIA TEMPORADA 2012 COM PROJETO DatingSoccerFood


O Programa Observatório inaugura as ações em 2012 com o projeto DatingSoccerFood (DSF) – Programa 1 - concebido e dirigido por Marcos Moraes, que propõe investigar os 'modos de fazer' da dança contemporânea a partir de encontros possíveis em processos colaborativos e das sínteses operadas pelo corpo. As apresentações serão realizadas entre os dias 23 e 25 de março no Meia Ponta – Espaço Cultural Ambiente (Rua Grão Pará, 185 – Santa Efigênia), com entrada a preço popular de R$ 5,00 (preço único). Sexta e sábado às 20h e domingo, às 19h.

O Programa Observatório é promovido pela Meia Ponta Espaço Cultural Ambiente com o objetivo de disseminar a cultura em Minas Gerais, divulgar espetáculos e promover a integração entre artistas e público, através de bate-papo sobre a apresentação e bastidores do processo criativo. O Programa Observatório acontece uma vez por mês e já promoveu diversos encontros entre o público e artistas como Wagner Schwartz, Thembi Rosa, Tuca Pinheiro, Mario Nascimento, Tica Lemos/SP, Cláudia Muller/RJ, entre outros.

Já o projeto DatingSoccerFood é uma plataforma aberta à pesquisa e à criação cênica e o Programa 1 em cartaz no espaço Cultural Ambiente, se divide em dois grandes momentos. Primeiramente com o "Solo Lisboa", trabalho sobre o propósito da dança e sua relação intrínseca com a vida; e o segundo momento com “Love Letter”, uma vídeodança sobre ‘o olhar e a dança da/na cidade’. Marcos Moraes garante que “os trabalhos se dialogam no campo do desejo como motor da vida, motor para criação e colaboração de outros artistas”. DSF chega a Belo Horizonte em parceria com a produtora Mercado e com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança – Circulação 2012.

Segundo Marcos Moraes, toda arte contemporânea necessita de uma aproximação para ser melhor desfrutada, incluindo a dança contemporânea. “Às vezes é interessante haver algum tipo de mediação para alimentar o gosto pela arte contemporânea. E o Programa Observatório possibilita muito bem isso, pois na sexta-feira, primeiro dia de apresentação, o projeto promove o encontro e a conversa com o público”, avalia.

É importante frisar, que DatingSoccerFood abrange muito mais que o Programa 1 (Solo Lisboa + vídeodança Love Letter) . O projeto se desdobra em diversas etapas, sendo três residências artísticas, varias apresentações de processo, ensaios abertos e temporada de espetáculos diferentes, além de duas Palestras-Performances. “O Programa 2, por exemplo, traz o espetáculo ‘D de Dating’”, finaliza o diretor.

Projeto DSF Circulação 2012 – Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança_______________
Programa 1 – “Love Letter” (exibição do DVD) e “Solo Lisboa” – Duração 40 minutos
"Solo Lisboa" é um trabalho sobre o propósito da dança e sua relação intrínseca com a vida. A criação, a autoria, a representação, o movimento, a busca de sentidos, o fracasso e a invenção são alguns dos tópicos que o motivaram. Foi iniciado em residência artística no Atelier Real de Lisboa, onde teve o acompanhamento de João Fiadeiro, e desenvolvido em São Paulo.

Love Letter” é um videodança sobre ‘o olhar e a dança da/na cidade’. Foi desenvolvido em Londres junto à Fotógrafa e realizadora em vídeo Marcella Haddad, e editado por Fabio Almeida em São Paulo.

Ficha Técnica:
Concepção e Direção: Marcos Moraes
Produção Executiva: Radar Cultural, Gestão e Projetos
Direção de Produção: Solange Borelli
Love Letter – DVD – Com Marcos Moraes e participações especiais de Marcella Haddad, Teresa Toledo, Artyom Romanoff e os tocadores de Sinos de St. Mary`s Church, Putney Bridge, Londres; Camera de Marcella Haddad e edição de Fabio Almeida.
Solo Lisboa – Com Marcos Moraes; acompanhamento na residência realizada no Atelier Real (Lisboa): João Fiadeiro. Desenho de Luz: André Prado. Música: Chet Baker.

Sobre Marcos Moraes___________________________________________________________
Marcos Moraes, formado em dança e em “Técnicas Psico-corporais Para o Desenvolvimento Harmônico” pelo Espacio de Desarrollo Armónico – Rio Abierto de Montevidéu, Uruguai, trabalha como artista, docente, gestor e produtor cultural. Atualmente desenvolve o Projeto DatingSoccerFood, plataforma de criação e pesquisa em Dança e Performance. Foi integrante do Grupo Espacio de Dança-Teatro dirigido por Graciela Figueroa, entre 1995 e 2002.  Trabalhou em diversas parcerias artísticas como intérprete-criador, bailarino, ator e cantor.
Colabora anualmente com alguns dos principais festivais e eventos de dança do país, tais como a Bienal de Dança do Ceará, o Festival Panorama de Dança (Rio de Janeiro) e o Festival Dança em Foco (Rio de Janeiro e São Paulo), entre outros. Trabalhou na articulação de redes e coletivos agrupados a partir dos Fóruns Economia da Dança iniciados com sua consultoria ao Festival Panorama de Dança (2008, Rio de Janeiro). Foi coordenador de Dança da Funarte/MinC, tendo conduzido a negociação que resultou na formação da Câmara Setorial de Dança, hoje Colegiado de Dança, vinculado ao CNPC.
Sobre o Meia Ponta - Espaço Cultural Ambiente _____________________________________
Patrocinado pela Usiminas através da Lei de Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e aprovado pelos prêmios Funarte de Dança Klauss Vianna 2011 e Prêmio Procultura, o Meia Ponta - Espaço Cultural Ambiente tornou-se um dos mais importantes espaços de encontro dos profissionais da dança e virou referência também para o público de dança. Administrado pela Mercado Moderno, o espaço já recebeu diversos artistas renomeados como Denise Stuz, Tica Lemos, Adriana Banana, Mario Nascimento, Camaleão, Dani Lima, entre outros.
O Meia Ponta - Espaço Cultural Ambiente é um lugar de estudo do corpo, do movimento e da ação cultural. Do trânsito entre a dança contemporânea e o ambiente das artes. Espaço de reunião, pesquisa e reflexão e sede da Meia Ponta Companhia de Dança.

SERVIÇO____________________________________________________________________
ESPAÇO CULTURAL AMBIENTE PROGRAMA OBSERVATÓRIO ESTREIA TEMPORADA 2012 COM PROJETO DatingSoccerFood
DatingSoccerFood - Performance Solo Lisboa + Vídeo Dança Love Letter
Datas: de 23 a 25 de março
Horário: sexta-feira e sábado, às 20h e domingo, às 19h.
Endereço: Rua Grão Pará, 185 - Santa Efigênia/BH
Ingressos: R$ 5,00 (inteira)
Classificação etária: 12 anos
Duração: 40 minutos
Telefone: 3241-2020 / 3227-7331

Informação para Imprensa
Erika Pessoa (31) 9347-3993
Iaçanã Woyames (31) 9226-8697
Gabriel Godoy (31) 8451-5476
Marcelo Moreira (31) 8452-8481
Richard Novaes (31) 8456-9057
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário