Palestra - Corpo Intenso
Ministrada por Emilio Terron - professor e mestre em filosofia. Ministra há 12 anos cursos em escolas, universidades, institutos de Psicologia e Filosofia, e trabalha com grupos ligados a diferentes expressões artísticas
Dia 15 de março, às 20h30, entrada franca
Local- Teatro Cultura Inglesa - Pinheiros
Rua Dep. Lacerda Franco, 333 – Pinheiros - Telefone – 3814-0100
Capacidade 170 lugares - Estacionamento R$ 15,00/hora (sujeito a disponibilidade de vagas)
Público-alvo - para os iniciados e não iniciados na Filosofia.
______________________________________________________________________________
Palestra abre projeto de dança Alfaiataria de Gestos
Primeira atividade ligada ao espetáculo de dança ALFAIATARIA DE GESTOS, que estreia em maio, local a definir, com direção de Roberto Alencar, a palestra Corpo Intenso será ministrada dia 15 de março, às 20h30, pelo filósofo Emílio Terron, no mesmo teatro.
Emílio Terron se servirá de um caminho traçado por Spinoza e Nietzsche, que desembocará no que “o primeiro chamou de "3o. gênero de pensamento ou intuição e o segundo de Amor Fati. Friedrich Nietzsche será a espinha dorsal. “Aquele que um dia, por meio do seu Zaratustra, nos disse a célebre frase:Eu só acredito em um Deus que saiba como dançar.”
Nas palavras do filósofo
O corpo não aguenta o homem e este não sabe das razões. E o corpo nunca encontrou salvação nas leis e nas lonjuras, senão na imersão ao acontecimento – ao plano de pulsação. Trataremos da emergência de um outro corpo, um outro tempo, uma outra velocidade, que em si, e por si, já se impõem enquanto houver dança; e dançando, objetos e não objetos tornam-se catapultas para o campo de germinação real.
No encontro desenvolveremos essa tensão clinica, estética e histórica entre o corpo pavimentado, refém dos mais sutis dispositivos e o corpo poroso às novas audições, novas visões, novas relações; à altura de uma ausculta mais ampla da vida onde as forças que excedem o pensamento possam pesar ao ponto de dar a ele seu devido papel, o de servir à vida.
A palestra integra o projeto Alfaiataria de Gestos, da Incunábula Companhia, do diretor Roberto Alencar. Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural – 2011.
Emilio Terron, professor e mestre em filosofia. Ministra há 12 anos cursos em escolas, universidades, institutos de Psicologia e Filosofia, e trabalha com inúmeros grupos ligados a diferentes expressões artísticas.
• Formação em Tecnologia em Processamento de Dados pela FASP (1994);
• Especialização em Psicologia Social pelo Instituo Pichon Riviere (1997);
• Mestre em Filosofia pela PUC/SP (2002);
• Participação durante os meses de agosto de 2001 à fevereiro de 2002 em aulas seminários ministrados na Universidade de Paris VI e VIII e no College International de Philosophie;
• Psicodramatista pelo Instituto Role Playing, com Mariza Greeb;
• Professor de Filosofia e Cinema para o Ensino Médio do Colégio Friburgo: o curso de cinema consiste na elaboração de roteiros e realização de curta-metragens através da tecnologia digital, cuja conclusão resulta num festival de curtas. Professor de Filosofia: Escola Viva (EM), Faculdades Senac (curso de Pós-Graduação: Dinâmicas Corporais como Expressões Terapêuticas), Instituto Palas Athena (cursos Spinoza, Nietzsche, Foucault, Deleuze, Gimarães Rosa); Professor da Liga dos Palhaços (projeto beneficiado pela lei de fomento): o trabalho envolve tanto a prática teórica (filosofia) quanto a vivência de tais conceitos no âmbito corporal;
• Atualmente:. Professor de filosofia (foco em filosofia moderna e contemporânea) para grupos abertos de atores, palhaços, poetas, dançarinos, filósofos e não-filósofos. Professor na Escola Viva (EM), nos MBA`s FIA-SP, FAI-Sta. Rita do Sapucaí, Anhembi-Morumbi, Professor Instituto de Psicoterapia Daimon, FACSA-Ilhéus; Palestrante e autor de diversos Cafés-Filosoficos ministrados em empresas (Henkel, Even, Mercedes- Benz, Unilever, Banco Real, Parma
Nenhum comentário:
Postar um comentário