Translate

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

s Gondoleiros - ópera cômica de 6 a 8/12

Foto Paulo Maron
NUO apresenta primeira audição brasileira
 Os Gondoleiros, de Gilbert e Sullivan



















Paulo Maron ousa na encenação: 25 bonecos são manipulados em cena.
A opereta será apresentada em São Paulo, no Teatro Maria Della Costa

NUO (Núcleo Universitário de Ópera), dirigido pelo maestro PauloMaron, apresenta a ópera cômica inédita Os Gondoleiros, de William Gilbert e Arthur Sullivan, respectivamente libretista e compositor. A opereta será apresentada nos dias 6, 7 e 8 de dezembro (de terça a quinta-feira, às 20h30), no Teatro Maria Della Costa.

Esta é a nona montagem do NUO dedicada à obra da dupla britânica. Desta vez, a companhia faz um espetáculo ainda mais ousado utilizando 25 bonecos em cena que são manipulados no palco pelos cantores-atores. As cenas musicais em inglês (legendadas) são intercaladas por diálogos em português, muito bem construídos e cômicos: características que sempre fizeram jus à reputação dos autores.

Os Gondoleiros foi uma das últimas criações de Gilbert e Sullivan, artistas que dominaram o meio musical britânico, entre os anos de 1875 e 1896, com suas divertidas operetas que fazem até hoje grande sucesso onde quer que sejam montadas. Composta em 1889Os Gondoleiros foi uma das óperas de maior sucesso da duplacom mais de 500 récitas consecutivas no Teatro Savoy, em Londres.

O Núcleo Universitário de Ópera é reconhecido como o único grupo estável de ópera da América Latina especializado em encenar obras Gilbert e Sullivan. O NUO é também pioneiro no trabalho operístico com jovens universitários, vindos das mais diversas faculdades de música. O trabalho de formação artística vai além da música: os jovens estudam interpretação e são submetidos a uma preparação corporal específica, formando um grupo atuante com performance totalmente particular. Anualmente, duas montagens são realizadas com sucesso pela companhia em teatros lotados de São Paulo e da região.

O enredo

A história de Os Gondoleiros é ambientada na Veneza do século XVIII, mas traz referências claras da realidade da Inglaterra Vitoriana na qual os autores viveram. No enredo, os irmãos Marco e Giuseppe são gondoleiros que decidem escolher suas noivas em um jogo de cabra cega. Enquanto isso, o Duque de Plaza Toro, um nobre desprovido de dinheiro, chega à Veneza, acompanhado da esposa, do criado Luis e da filha Casilda. Desde a infância, a jovem Casilda é noiva prometida do herdeiro do Reino de Barataria, cujo paradeiro é desconhecido. Mas o terrível inquisitor Don Alhambra Del Bolero acredita que o herdeiro perdido seja um dos irmãos gondoleiros. Dante desta possibilidade, Luis e Casilda ficam extremamente preocupados, pois estão apaixonados um pelo outro.

Este é o argumento que abre caminho para uma série de qüiproquós da pitoresca história, onde os diálogos são carregados de humor. Nesta opereta, as composições de Sullivan trazem novos elementos para enriquecer a atmosfera cômica do espetáculo: ele lança mão de recursos musicais de “sabor” italiano e espanhol para criar a ambientação veneziana e do Reino de Barataria, fazendo desta uma das partituras mais belas e bem orquestradas do autor.

Ficha técnica
Ópera cômica em dois atos: Os Gondoleiros
De: William S. Gilbert (libretto) e Arthur S. Sullivan (música)
Encenação, diretor musical e direção de arte: Paulo Maron
Preparação corporal e coreografias: Marília Velardi
Cenografia e design dos bonecos: Paulo Maron
Coro e Orquestra do Núcleo Universitário de Ópera (NUO)
Produção e realização: NUO - http://nucleodeopera.blogspot.com
Personagens/intérpretes
Duque de Plaza Toro: Gustavo Lassen (baixo)
Duquesa de Plaza Toro: Angélica Menezes (mezzosoprano)
Casilda: Alexandra Liambos (soprano)
Luiz: André Estevez (tenor)
Dom Alhambra Del Bolero: Johnny França (barítono)
Marco Palmieri: Caio Oliveira (tenor)
Giuseppe Palmieri: Luis Fidelis (barítono)
Gianetta: Laura Duarte (soprano)
Tessa: Natália Capucim (soprano)
Serviço
Dias 6, 7 e 8 de dezembro – terça, quarta e quinta – às 20h30
Teatro Maria Della Costa (370 lugares)
Rua Paim, 72 - Bela Vista – São Paulo/SP - Tel: 3256-9115
Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00) - Bilheteria: qui. (14h às 19h), sex. (14h às 21h30), sab. (14h às 22h30) e dom. (14h às 20h) - Aceita dinheiro, cheque, cartões de débito e crédito - Duração: 90 min (c/ intervalo de 10 min) - Classificação etária: 7 anos.  

 

Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – eliane@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário