Translate

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MARGINALIA PROJECT EXPÕE INSTALAÇÃO INTERATIVA “LUGARALGUM”


MARGINALIA PROJECT EXPÕE INSTALAÇÃO INTERATIVA “LUGARALGUM”
Obra realizada em parceria com a artista Luisa Horta será exposta até dezembro

O espaço Marginalia+Lab sedia a vídeo-instalação interativa “lugaralgum | otherwhere”, do coletivo Marginalia Project em parceria com a artista Luisa Horta. A exposição fica em cartaz entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro, de quinta a domingo, de 15h às 21h. A entrada é gratuita.

“Lugaralgum” é uma instalação interativa que explora situações de velamento e descoberta de imagens. Através da manipulação de uma lanterna, os visitantes são convidados a explorar o interior de uma sala escura e, à medida que iluminam suas paredes, são reveladas imagens em movimento que retratam espaços nos quais intervenções efêmeras do corpo da artista exploram diferentes formas de construção e apreensão de paisagens naturais e projetadas.

Para André Mintz, membro do Marginalia Project e um dos coordenadores do Marginalia+Lab, a obra propõe uma experiência bastante peculiar ao público “Lugaralgum não traz a imagem explícita. Ela só se torna visível quando o visitante alimenta a instalação com a luz da lanterna”, explica o artista, que ainda antecipa: “Ao longo do período da exposição, serão realizados no laboratório momentos de encontro e conversa sobre aspectos da instalação, e dos trabalhos em realização no Marginalia+Lab e pelo Marginalia Project”.

Em atividade desde 2008, o coletivo Marginalia Project desenvolve pesquisa a respeito das diferentes formas de experiência do vídeo a partir de tecnologias digitais e programação. Desde 2009, ele mantém também o Marginalia+Lab, laboratório de arte e tecnologia que tem incentivado práticas de experimentação, intercâmbio e colaboração em áreas afins à interseção arte e tecnologia, sem se restringir a mídias ou abordagens em particular.

“Lugaralgum” é realizado pelo Marginalia Project e Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil. Tem patrocínio do Filme em Minas - Programa de Estímulo ao Audiovisual, Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais e Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. O evento é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre os artistas__________________________________________

Marginalia Project

Formado por Aline X, André Mintz e Pedro Veneroso, o coletivo Marginalia Project cria trabalhos que abordam a tecnologia de formas não convencionais, imbuindo sua utilização de perspectivas estéticas – geralmente críticas, sempre lúdicas. Em atividade desde 2008, o grupo expôs trabalhos em Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Nanchang, China. Desde 2009, o Marginalia Project mantém em Belo Horizonte o Marginalia+Lab, laboratório de arte e tecnologia que já sediou o desenvolvimento de dezenas de projetos, em residências e workshops.

A instalação “lugaralgum” é um desdobramento do protótipo Marginalia 1.0 Beta, primeira experiência do grupo, vencedor do Festival Conexões Tecnológicas, do Instituto Sergio Motta, em 2008.

Luisa Horta

Luísa Horta é artista visual, graduanda em Artes Gráficas e Fotografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas artes circenses, na dança e no cinema. É colaboradora frequente de projetos cênicos e performáticos, alternando funções como diretora de arte e pesquisadora. Possui como fio condutor do seu trabalho as relações de tensão e construção do corpo mediado pela arquitetura, investigando a foto e o vídeo como performance e investindo no cruzamento de linguagens como integração das várias facetas de sua formação.

Recentemente fez a direção de arte da cena curta “Rosângelas”, direção de Júlia Branco – selecionada para o Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, participou da residência Ateliê Aberto #2, no espaço cultural Casa Tomada – SP, e das exposições coletivas “Bienal Zero” – Bienal Universitária da América Latina na Escola Guignard e “Corpo Coletivo” no Centro Cultural da UFMG.


Sobreo Marginalia+Lab____________________________________

O Marginalia+Lab foi criado em 2009, a partir da iniciativa do Marginalia Project, coletivo de arte e tecnologia de Belo Horizonte, em uma parceria do grupo com a 88 Produções, produtora artística e audiovisual que colabora com o Marginalia Project na gestão deste projeto. O Marginalia+Lab realiza workshops, exposições, publicações, encontros e reuniões, tendo já apoiado o desenvolvimento de diversos projetos de arte e tecnologia, com a realização de residências e eventos. 

Desde 2010, o Marginalia+Lab mantém, em Belo Horizonte, um espaço próprio para a realização de suas atividades. Situado no bairro Santa Efigênia, o laboratório tem uma área de aproximadamente 120 m², com a capacidade de abrigar atividades diversas de desenvolvimento de projetos, workshops, apresentações e reuniões.
                
Dentre as atividades realizadas pelo laboratório, destaca-se o evento internacional Interactivos? '10 BH - Baixa Tecnologia de Ponta, realizado em 2010, em parceria com o projeto Ocupar Espaços e com a colaboração do laboratório espanhol Medialab-Prado, que concebeu este modelo de evento, já realizado em cidades como Madri, Nova York, Cidade do México e Lima. Em uma mescla de workshop, seminário e residência, o evento promoveu o intercâmbio de conhecimentos entre artistas e colaboradores de diversas áreas e nacionalidades em torno do desenvolvimento de oito obras.

Em 2011, o laboratório já sediou três residências artísticas, local, nacional e internacional, realizou workshops em cidades do interior de Minas Gerais e recebe, no segundo semestre, ocupações de artistas locais convidados, que realizam no laboratório projetos autorais.

As atividades do laboratório são patrocinadas pela Vivo, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, integrando o programa cultural Vivo Lab.

SERVIÇO_________________________________________________
MARGINALIA PROJECT EXPÕE INSTALAÇÃO INTERATIVA“LUGARALGUM”
Período: 18 de novembro a 18 de dezembro de 2011
Horário: de quinta-feira a domingo, de 15h às 21h
Endereço: Av. Brasil, 75, conjunto 3 - Santa Efigênia - Belo Horizonte, MG
Classificação indicativa: LIVRE
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário