Translate

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS - Espetaculo Infantil

Carla Candiotto dirige A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne, no Teatro Alfa a partir de 16 de julho

O clássico para quem gosta de viajar é dirigido por Carla Candiotto, que este ano, além de integrar a Cia Le Plat du Jour, fará outras três peças em carreira solo

A livre adaptação da clássica obra de Júlio Verne ganha direção de Carla Candiotto, atriz da premiada Cia Le Plat du Jour (que dirige atualmente outra montagem infantil, Histórias por Telefone, com a Cia Delas). O espetáculo A Volta ao Mundo em 80 Dias estreia dia 16 de julho, sábado, no Teatro Alfa. Trata-se da primeira incursão infantil da Cia. Solas de Vento. As sessões serão aos sábados e domingos, às 17h30 horas, na Sala B, até 18 de setembro.

A extraordinária aventura de Mr. Fog - um francês criativo, apaixonado por geografia e passe-partout – começa quando Mr. Fog decide dar a Volta ao Mundo em 80 dias. Mas eles não contam com a aparição do misterioso Mr. Fix, que durante toda a trama surge de forma inusitada para atrapalhar a viagem dos dois aventureiros.

É dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias, na qual a dupla corre contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix. A historia é contada por dois atores que, para dar vida a todos os personagens, utilizam técnicas acrobáticas, dança e comedia.

Júlio Verne, conhecido como o homem que previa o futuro, foi um dos maiores escritores franceses de todos os tempos e um dos mais influentes da literatura mundial. Além de grande escritor de romances de aventuras, é considerado um dos pais da ficção científica. Seus escritos anteciparam equipamentos que só surgiram muitos anos depois, como televisão, submarino, nave espacial, fax etc. A Volta ao mundo em 80 dias foi escrita em 1864 e narra uma exótica aposta de um estranho personagem e seu criado ao redor do mundo, contra o tempo.

O espetáculo
O enredo é baseado na obra literária de Júlio Verne e é composto pela alternância de cenas cômicas e momentos imagéticos. A concepção da montagem foi idealizada por Carla Candiotto a partir de um jogo de Tangram, que é um quebra-cabeça chinês. Os dois atores manipulam peças de sucata de ferro para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. “Utilizamos peças de ferro e sucatas para a construção de cada cenário, criando novas imagens. Imagens essas recriadas a cada episódio da história”, explica a diretora.

“Depois de passar pelo roteiro de ações da história, começamos a criação do nosso Tangram, o fio narrativo que trouxe unidade ao espetáculo, sem comprometer a inventividade fantasiosa que o autor propõe”, conta a diretora Carla Candiotto. Como e onde essas peças de sucata poderiam se transformar num trem, num barco ou até mesmo num elefante, seriam as próximas descobertas.

A encenação usa recurso de três câmeras de vídeo e projeção ao vivo, o que cria imagens inusitadas e traz uma dimensão fantástica aos episódios da historia. As imagens são transferidas do chão diretamente para a parede de fundo do teatro, dando a sensação de os atores estarem em um trem ou barco. Para contar essa história, os atores, que são circenses e dançarinos, partem de um lugar não definido e, ao longo do tempo, como têm necessidade de chegar em 80 dias, inventam e transformam seus transportes de um país ao outro para poderem realizar essa aventura.

De acordo com a diretora, “esse quebra-cabeça, é um instrumento facilitador da compreensão da história e desenvolve a criatividade e o raciocínio de criança. Espero que o resultado se transforme num exercício de criatividade e cumplicidade entre o público e os atores, e que pais e filhos descubram que dar a volta ao mundo em 80 dias seja uma idéia possível. Nós demos a volta ao mundo e espero que vocês também dêem a sua”.

Sobre o romance A Volta ao Mundo em 80 dias
Segundo a UNESCO, Julio Verne é um dos autores mais conhecidos e traduzidos no mundo. A Volta do Mundo em 80 Dias, romance escrito em 1872, integra o conjunto de relatos de viagens “extraordinárias” do autor e pertence ao conjunto de obras clássicas infanto-juvenis, assim como ao imaginário coletivo.


Serviço e Ficha Técnica
A Volta ao Mundo em 80 dias – Teatro Alfa. Estreia - dia 16 de julho, sábado, às 17h30. Temporada: de 16 de julho a 18 de setembro, sábados e domingos, 17h30 no Teatro Alfa – Sala B. Teatro Alfa - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Sto. Amaro (Tel. 5693.4000). Lotação: 200 lugares. Duração: 50 minutos. Preço: Crianças até 12 anos: Como Comprar: Os ingressos dos espetáculos promovidos pelo Instituto Alfa de Cultura no Teatro Alfa estarão à venda sempre com 15 dias de antecedência. Recomendado para crianças a partir de 4 anos.

Adaptação livre do romance homônimo de Julio Verne. Criação: Carla Candiotto e Solas de Vento. Direção: Carla Candiotto. Texto: Carla Candiotto e Pedro Guilherme. Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Coreografia: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Direção de Arte e Cenografia: Lu Bueno. Assistente de Cenografia: Victor Hugo. Figurinos: Olintho Malaquias. Assistente de Figurino: Camila Fogaça. Trilha sonora original: Exentrimusic. Iluminação: Wagner Freire. Assistente de iluminação: Alessandra Marques. Operação de Vídeo: Bruno Bachy. Fotografia: Mariana Chama. Produção: Sandra Miyazawa. Assistente de Produção: Natalia Maciel. Realização: Solas de Vento.


Por Telefone: 5693-4000 e 0300-789-3377 (Serviço exclusivo do Teatro Alfa).
Venda efetuada com cartões de crédito (Amex, Visa, MasterCard e Diners Club), de segunda a sábado das 11h às 19h e domingos das 11h às 17h. Em dias de eventos até 1 (uma) hora antes do início dos mesmos. Os ingressos poderão ser retirados no próprio teatro no dia do espetáculo. Obs.: Sem taxa de conveniência.

Pessoalmente – Bilheteria do Teatro Alfa
Venda efetuada com cartões de crédito (Amex, Visa, MasterCard, Diners Club), cartões de débito (Visa Electron e Redeshop) ou dinheiro, de segunda à sábado das 11h às 19h e domingos das 11h às 18h. Em dias de eventos até o início dos mesmos. Site: www.teatroalfa.com.br Estacionamento: Valet: R$12,00 e Self: R$ 8,00.

Assessoria de Imprensa / Teatro Alfa
Quatro Elementos Comunicação & Mkt. Cultural
Manoel Carlos Jr – manecojr@uol.com.br
Luciana Lamanna – lu.4@uol.com.br
Daniela Oliveira – dani.4@uol.com.br
Luiza Goulart – luiza.4@uol.com.br
Telefax: (11) 3667.9826 / 3661.2445

Assessoria de Imprensa / Carla Candiotto
Arteplural Comunicação/11. 3885-3671/
Fernanda Teixeira fernanda@artepluralweb.com.br
Adriana Balsanelli Adriana@artepluralweb.com.br
http://www.artepluralweb.com.br/
www.twitter.com/arteplural

Um comentário:

  1. Também publicitei esse evento no meu blog dedicado a J. Verne: www.jvernept.blogspot.com

    ResponderExcluir