Translate

quinta-feira, 14 de julho de 2011

IMPROVISOS -Dança Artesanal

                                                              
                                                                     Dança Artesanal
Jogos de dança

IMPROVISOS
Direção e concepção: Diogo Granato
Somente cinco apresentações no Centro Cultural São Paulo
De 14 a 17 e 23 e 24 de julho

SILENCIOSAS + GT’AIME
Amor no improviso cênico

JOGO DE DANÇA I – espetáculo para palco – IMPROVISOS
Improvisos, Teatro Alfredo Mesquita. Foto: Alexandre Palo

Improvisos é um espetáculo de dança que acontece a partir de temas sugeridos pela plateia. Os bailarinos do Coletivo Silenciosas+GT’aime dançam conforme jogos de composição, criando imagens, esculturas e desenhos efêmeros, ocupando o espaço com suas pesquisas de qualidades corporais.

Os bailarinos usam técnicas de Improviso Cênico e Improvisação Dança-Teatro para compor cenas a partir da proposta de cada um, utilizando seus repertórios corporais individuais e a pesquisa realizada em conjunto.

Assim, o grupo vai dançar/improvisar a cada proposta, sendo que cada intérprete dançará a partir de seu estímulo específico e contribuirá com a visão geral do grupo.

O diretor do grupo, Diogo Granato, também é um dos intérpretes e pode, de fora da cena, dar alguns comandos para o grupo. Assim como a luz e a trilha sonora também participam como elementos improvisados e fundamentais na criação de cada cena.

O palco estará “nu” (sem coxias, pano de fundo, etc.), para que todos possam ver os intérpretes que estão fora de cena. Há também uma exploração da arquitetura do teatro como um todo durante o espetáculo, o que também é facilitado por essa nudez.

Sendo assim, a plateia estará diante de todo o processo criativo que ocorrerá diante de seus olhos. Desde as escolhas pessoais e coletivas de trabalhar um tema, até a escolha da música, da luz, e dos caminhos da direção e, inclusive, a escolha dos intérpretes de não participar da cena. Assim, quando vemos um solo, por exemplo, sabemos que foi uma escolha do grupo inteiro, e não uma decisão pessoal.

Criam-se, desta forma, códigos de acessibilidade à compreensão da dança, da abstração que esta arte propõe, incluindo o espectador no processo integrado.

O fim do espetáculo acontece naturalmente, quando der uma hora, ou com uma pausa, ou com o baixar das luzes e da música. Será uma decisão do grupo feita em frente ao público.

Espaço - cenário
No caso desta proposta, o cenário será a pista de skate: todo o espetáculo acontecerá dentro dela e em seu entorno, utilizando todas as possibilidades para criação das cenas e exploração do espaço para os movimentos de parkour.

Música
A música será escolhida no momento de cada cena, pelo diretor, que solta o som do palco.

Luz
A operação será feita pelo iluminador-intérprete Marcelo Esteves, que também utilizará da improvisação para compor seu desenho de luz.

IMPROVISOS
Centro Cultural São Paulo
Sala Paulo Emilio Salles Gomes (100 lugares)
R. Vergueiro, 1000 – Informações: 3397.4002
Retirada de ingressos na bilheteria (terça a domingo, das 10h às 22h), somente na semana da apresentação

De 14 a 17 e 23 e 24 de julho
Quinta a sábado às 21h; Domingo às 20h.
Entrada Franca
Duração: 60 minutos
Gênero: dança
Classificação: livre

FICHA TÉCNICA:
DIREÇÃO E CONCEPÇÃO - Diogo Granato
INTÉRPRETES-CRIADORES
Ana Noronha
Carolina Coelho
Diogo Granato
Flavio Falcone
Michelle Farias

PRODUÇÃO EXECUTIVA - Cau Fonseca
COLETIVO SILENCIOSAS+GT’AIME
Amor no Improviso Cênico

O coletivo surgiu da união de dois grupos de pesquisa dirigidos por Diogo Granato. Com residência artística no mesmo lugar (Espaço- SP), os integrantes possuem formações heterogêneas, abrigando técnicas de teatro, dança, parkour e circo. A diferença de linguagens e técnicas possibilitou uma troca intensa de informações, que culminou num processo único de investigação onde a dança e o teatro são eixos para pesquisas de movimento.

O coletivo se uniu há dois anos para pesquisar formas de improvisação envolvendo as diversas disciplinas que dialogam com o pensamento do grupo: acrobacias, palhaço, teatro, voz, parkour, dança contemporânea, contato improvisação e acrobalance (mão a mão). Essas técnicas foram incorporadas ao treinamento de “Improviso Cênico” e “Improvisação Dança-Teatro” já desenvolvido por Diogo Granato, criando um espaço coletivo de trocas e sobrevivência criativa, reforçando um forte caráter interdisciplinar em seus resultados e intervenções artísticas, que tem a dança como forma de comunicação.

Os trabalhos de ambos os grupos e do coletivo são ricos em humor, prazer,

jogo teatral, relação direta com o público e dança vista como um depoimento pessoal. O grupo descobre seus conceitos artísticos através da experimentação e do treinamento, tendo criado um método para os ensaios, uma forma empírica para a formação de conceitos. Exercícios corporais e compositivos foram criados e recriados desde a sua formação.

Em 2010, o Coletivo Silenciosas+GT’aime foi contemplado pela 8a. Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança e também pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna.

DANÇA ARTESANAL – JOGOS DE DANÇA
que escapam à produção em série
A dança de cada indivíduo é valorizada
A força do grupo vem da união das individualidades
O grupo é o exercício da generosidade de todos
O grupo é alterado pela presença de cada indivíduo
O intérprete é insubstituível
O conceito nasce de uma necessidade
A prática leva o conceito à perfeição
Comunicar é essencial
Dançar é interno e entorno
Dançar é o principal objetivo
Amor é parte essencial da arte



Nenhum comentário:

Postar um comentário