Translate

terça-feira, 26 de outubro de 2010

2º edição da Mostra Brasileira de Stand-Up

Cinco semanas de humor no Teatro Juca Chaves


Durante cinco semanas, o evento reúne apresentações de craques do gênero como Angela Dip, Bruno Motta, Fábio Porchat, Geraldo Magela, Marcelo Madureira, Marcelo Mansfield e Márcio Ribeiro, além de lançar novos nomes, como Maíra Dvorek e Rudy Landucci. Idealização de Fernando Padilha e Clarissa Rockenbach.



A Mostra de Stand-up Comedy vem se consagrando como um evento fixo do calendário de espetáculos no Brasil. Sucesso em sua primeira edição, a segunda versão – que já passou pelo Rio, Curitiba, Goiânia e Belo Horizonte e ainda percorrerá um número maior de capitais – chega a São Paulo com dimensão nacional. Com curadoria do ator Marcelo Mansfield, um dos precursores do gênero no Brasil, e realização da PadRok Produções Culturais, a 2º edição da Mostra Brasileira de Stand-Up Comedy acontece de 29 de outubro a 28 de novembro, de sexta a domingo, no Teatro Juca Chaves.

A programação intensa é compactada em cinco semanas, com uma sessão às sextas-feiras, duas aos sábados e duas aos domingos. Serão dois artistas por noite, em apresentações de 30 minutos cada, com um terceiro fazendo a abertura de 10 minutos. Assim, somam-se cinco apresentações por semana – sextas às 22h; sábados às 22h e 23h30 e domingo às 19h e 20h30.

A Mostra de Stand-up Comedy reúne 15 artistas, entre os grandes nomes do stand-up nacional, como Angela Dip, Bruno Motta, Fábio Porchat, Marcelo Mansfield e Márcio Ribeiro. Esta edição lança artistas como Maíra Dvorek e Rudy Landucci, e firma nomes ainda não muito conhecidos do grande público, como Ben Ludmer, Carol Zoccoli, Marcelo Oliosi (Smigol), Murilo Couto, Murilo Gun e Renato Tortorelli. Foram inseridos, ainda, artistas que nunca haviam participado da mostra, como Marcelo Madureira e Geraldo Magela.

1º edição já foi sucesso
A 1º edição do projeto, no ano passado, levou mais de 10 mil espectadores ao Teatro Nair Bello, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, reunindo 6 artistas, em apresentações solo. Depois disso, percorreu capitais como Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia, com um elenco que reunia alguns dos grandes nomes do stand-up nacional (Angela Dip, Diogo Portugal, Fábio Porchat, Fábio Rabin, Fernando Caruso e Marcelo Mansfield). "Foi sucesso logo na primeira semana, com sessões esgotadas, confirmando nossa primeira impressão de que o evento teria fôlego para acontecer anualmente", diz Clarissa Rockenbach uma das idealizadoras do projeto.

Conhecido como uma forma americana de fazer humor, a stand-up comedy conquistou o público brasileiro, que já agregou esse tipo de humor à sua cultura. Hoje, aquilo que já foi produto americano se tornou brasileiro por apropriação de estilo. O comediante se apresenta sem cenário, sem figurino, sem trilha sonora, sem piadas conhecidas, ou seja, de cara limpa. É um humor puramente cotidiano, baseado em experiências e impressões do humorista.

Existem regras para que o show seja de fato considerado stand-up: o artista precisa se apresentar sozinho e com texto próprio; sem usar trilha sonora ou qualquer tipo de sonoplastia, sem personagens caracterizados ou com figurino. A ideia é que o ator seja ele mesmo e evidencie o lado mais engraçado de sua personalidade, seja com um olhar peculiar sobre a sociedade, a vida cotidiana ou outros assuntos.


"Só no Youtube são mais de 20 milhões de acessos a humoristas brasileiros de stand-up. São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba vêm se tornando exponenciais nesse tipo de comédia", afirma o produtor Fernando Padilha. “O projeto propõe a formação de uma plateia atenta e assídua. Por isso foram reunidos grandes nomes do stand-up nacional, em um formato que permite que, numa única apresentação, o público possa conferir três humoristas, com estilos diferentes”, explica o curador Marcelo Mansfield.

Clarissa conta que a idéia da mostra surgiu a partir de um convite feito pelo SESC Ribeirão Preto, para "criarmos uma programação de humor no Verão, intitulado Ta Rindo de Quê?". O gênero ainda não era tão disseminado, ela e Fernando Padilha, sócio e marido, convenceram os artistas (Angela Dip, Cláudio Torres Gonzaga, Fábio Porchat, Fernando Caruso e Marcelo Mansfield) a aumentar seu repertório de 15 para 50 minutos. "Um desafio que nos instigou. A cada semana percebíamos um público crescente com ingressos esgotados para todos os solos. Vimos na prática o potencial do gênero stand-up comedy."

A mostra tem, entre seus objetivos, popularizar ainda mais o gênero stand-up, mostrar os diferentes tipos de humor e sedimentar o evento no calendário cultural do País, criando oportunidades para novos humoristas. Para a produtora Clarissa Rockenbach, "serão cinco semanas para agitar a vida cultural do paulistano e ficar marcado na história como o maior evento de stand-up já realizado na cidade".

Sobre algumas das apresentações

Marcelo Mansfield
“Nas minhas apresentações, sempre procuro mostrar coisas novas, mas também alguns clássicos desses 5 anos desde que comecei com o stand-up. Meu foco são assuntos com os quais já estou acostumado: meia idade, viagens e relacionamentos.”

Carol Zoccoli
“No meu show falo sobre as desgraças da minha vida, como ser muito baixinha e estar em um mundo onde tem muitas coisas que eu não concordo. O pior é que o mundo não está nem aí para o fato de eu não concordar com ele. Ou seja, tudo o que eu falo no meu show é absolutamente dispensável.”

Rudy Landucci
"Tenho um estilo performático. Nas minhas apresentações, misturo as observações do cotidiano com imitações e vozes. Falo sobre meu medo de avião, as consequências de confiar no GPS, apresentadores de TV, mulheres e outros temas.”


Marcelo Oliosi (Smigol)
“Meu texto é baseado na minha vida de repórter cobrindo matérias sobre esportes – atualmente repórter do Canal Sportv -. Falo sobre futebol, Olimpíadas e televisão.”


Programação da 2º Mostra Brasileira de Stand-Up Comedy

DIAS ABERTURA 1º CONVIDADO 2º CONVIDADO SEX, 22h00 MURILIO GUN BRUNO MOTTA GERALDO MAGELA

SÁB, 22h00 MAÍRA DVOREK MARCELO MADUREIRA MÁRCIO RIBEIRO
SÁB, 23h30 ANGELA DIP RUDY LANDUCCI MARCELO MANSFIELD
DOM, 19h00 RENATO TORTORELLI CAROL ZOCCOLI MARCELO OLIOSI
DOM, 20h30 BEN LUDMER MURILO COUTO FÁBIO PORCHAT

Sexta-feira, 22h: Murilo Gun, Bruno Motta e Geraldo Magela


MURILO GUN
O comediante é pioneiro do stand-up no Nordeste. Seus vídeos foram vistos por mais de 3 milhões de pessoas no YouTube. Participa do grupo Tripé da Comédia, em Recife. Murilo é uma das revelações de stand-up comedy, tendo participado de diversos programas de televisão, entre eles Fantástico e Domingão do Faustão, pela Rede Globo.


BRUNO MOTTA
Formado em publicidade, com passagem pelos cursos de jornalismo e administração, desde que participou do Prêmio MultiShow de Bom Humor, em 98 – o ator Bruno Motta não parou mais. Foram vários espetáculos e participações na TV, o que transformaram em um dos humoristas de stand-up mais conhecidos do Brasil. Considerado por Chico Anysio como um dos mais talentosos humoristas da atualidade. Com participações em programas como Altas Horas, Jô Soares, Hebe, Fantástico, Zorra Total, entre outros. Atualmente é redator chefe do núcleo de humor da MTV, que inclui o Furo MTV e o 15 Minutos, com Marcelo Adnet. É um dos principais nomes de espetáculos como ImproRiso e Improvável, grande fenômeno na internet e no teatro.

GERALDO MAGELA
Único humorista cego do Brasil. Na infância, foi vendedor de picolé, bolinho de espinafre e carregador de feira. Quando adulto, fez como a maioria dos deficientes visuais: vendeu loteria. Também fez locução em lojas, anunciando diversos produtos do tipo. A carreira artística começou no rádio como ouvinte. Ganhou um concurso no programa do maior nome do rádio mineiro, Aldair Pinto. O locutor pediu que Magela fizesse algumas imitações e o convidou a participar do seu programa. Depois, passou a ter um programa só seu e trabalhou em diversas rádios mineiras. A primeira experiência em televisão foi na Rede Minas, apresentando um programa de rádio dentro da TV, chamado Rancho Fundo. No teatro, começou com a peça Radioatividade. Logo depois, apresentou o show Cegos, Mancos e Loucos. Em 1996, lançou o show que o consagrou, Ceguinho é a Mãe, no programa Jô Soares Onze Meia, ainda no SBT. A partir daí sua carreira decolou.

Sábado, 22h - Maíra Dvorek, Marcelo Madureira e Márcio Ribeiro
MAÍRA DVOREK
Atriz, escritora, fotógrafa e dançarina. Estreou no teatro aos 13 anos, no espetáculo Play Strindberg. Em 2001, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival da Cultura Inglesa, com o espetáculo Courting Disaster, de Margaret Wood. Atuou em 2002 na peça Nervos de Deus, de Paul Schreber. Participou de O Diabo e o Bom Deus, de Jean Paul Sartre e Brechtianas Kabaré. Em 2005, estreou o monólogo dramático Mukhtaran - Ensaios sob a Guerra, com textos de Peter Weiss e Bertolt Brecht, no SESC Belenzinho, em turnê até hoje. Em 2007, participou do seriado O Sistema (TV Globo). Em 2009, se destacou no stand-up em Confissões de Acompanhantes. É membro do Núcleo de Cinema, dirigido por Ivan Feijó.

MARCELO MADUREIRA
Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Trabalhou no BNDES até 1990. Integrante do grupo Casseta & Planeta (TV Globo), o qual é formado por seis humoristas, trabalham juntos desde 1978. É redator e ator da TV Globo desde 1989. Seu programa semanal de televisão - Casseta & Planeta Urgente, é um dos Programas de maior audiência do Brasil. Casseta & Planeta Urgente é também um grupo multimídia, já tendo gravado três discos de sucesso. Além disso, produzem programas de rádio, filme, tele-piadas, jogos em CD-Rom, publicam livros de humor, e durante esses 22 anos editaram várias revistas, até mesmo numa versão em quadrinhos. Ainda, divide com Hubert, também integrante do C&P, a coluna Agamenon, do jornal carioca O Globo.

MÁRCIO RIBEIRO
Fundador do Clube da Comédia e do Comédia ao Vivo, em seu show, conta como sua vida mudou radicalmente após seus 2 enfartes. Com muito humor, discorre sobre suas origens, internação na UTI, stress do trânsito, sobre parar de fumar e principalmente sua nova condição em relação às mulheres. Tudo isso sobre a ótica muito bem humorada de um enfartado. Ator e redator há mais de 20 anos. Conhecido nacionalmente por apresentar o programa infantil X-Tudo, na TV Cultura, onde trabalhou por 10 anos, passando pelo humorístico Uma Escolhinha Muito Louca (Band). Atualmente está no elenco de Malhação ID (TV Globo).


Sábado, 23h30 - Angela Dip, Rudy Landucci e Marcelo Mansfield

ANGELA DIPAtriz e humorista trabalhou nos programas infantis Ilha Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum e Rá-Tim-Bum, pela TV Cultura. Ainda na tevê, esteve nas novelas Dance Dance Dance (Band), Estrela de Fogo e Sem Limites para Sonhar (Record), Pérola Negra (SBT) e na minissérie Maysa (TV Globo). No cinema, atuou nos filmes Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hambúrguer, Lua Cheia, de Alan Fresnot, Terremoto, de Beto Brant, Quanto Vale ou É por Quilo?, de Sérgio Bianchi e Bodas de Papel, de André Sturm. No teatro, destacou-se em O Barril, Closer, Hotel Lancaster, Terça Insana e Humor de Quinta. Atualmente está no elenco de Malhação ID (TV Globo).


RUDY LANDUCCI Ator e radialista. Uma das grandes revelações do stand-up paulistano. Foi integrante do programa Transalouca pela Rádio Transamérica e Transalouca na TV exibido pela rede CNT. Interpretou personagens como Dona Cida, Silmara e Zézão, além das mais de 120 imitações. Entrevistou mais de 700 personalidades nacionais e internacionais. Com o quadro Zézão Visita, alcançou 1 ponto no ibope, conseguindo a melhor marca da CNT em cinco anos. Ainda na Rádio Transamérica, foi ator e redator do quadro To Doido. É convidado para participar dos melhores grupos de São Paulo, pelo seu estilo performático e criativo, abusando das imitações no palco.

MARCELO MANSFIELD
Iniciou sua carreira em performances nas cidades de Boston e Los Angeles, USA. De volta ao Brasil, uniu-se ao grupo Harpias, com Angela Dip e Giovanna Gold. Participou de várias novelas e minisséries, entre elas Mulheres de Areia, Chiquinha Gonzaga, Celebridade e Desejos de Mulher, todas pela TV Globo. Na TV Cultura, fez parte do elenco do premiado Rá-Ti-Bum e X-TUDO. Na década de 80, teve seu próprio programa de Humor na TV Gazeta, o Marcelo Mansfield Show, e por oito anos esteve à frente do TVlândia, pelo Canal SP da TVA. Mansfield fez um estágio em comédia de situação em Hollywood, acompanhando as gravações dos seriados The Nanny e The Naked Truth. Atualmente é o mestre de cerimônias do grupo Clube da Comédia. Integrou o elenco do programa Zorra Total (Rede Globo), com o personagem Seu Banana, inspirado em um personagem de grande sucesso, o Seu Merda, criado para a Terça Insana.

Domingo, 19h - Renato Tortorelli, Carol Zoccoli e Marcelo Oliosi (Smigol)
RENATO TORTORELLI
Humorista, redator publicitário e roteirista da tradicional revista de Humor MAD. É integrante do grupo de stand-up Comédia na Cara. Participou do quadro Quem Chega lá do Domingão do Faustão, além do quadro stand-up no Programa Brothers (Rede TV). Atualmente está em cartaz com o solo Pois É e ao lado do Carlinhos (Mendigo) e Vinicius (Glu Glu) da Record, com o show Fala Sério. Citado como uma das grandes revelações do stand-up paulistano pela Revista Època e pelo Jornal Diário de SP. Participa do programa Galera Gol na Rádio Transamérica.


CAROL ZOCCOLI
Mestre em filosofia pela Universidade de São Paulo - USP, Carol Zoccoli escreve e apresenta seus textos de comédia stand-up há dois anos e meio. Em novembro de 2009, estreou a primeira peça de sua autoria, a comédia 50 Minutos, em que também atuou, sob a direção de Nany People. Foi finalista, em 2009, do concurso Oitavo Integrante do Programa CQC (Band). Apresenta o programa Transalouca 4.0 pela Rádio Transamérica, e é roteirista do programa É Tudo Improviso, veiculado pela Band.


MARCELO OLIOSI (SMIGOL)
Smigol é jornalista, humorista, atleta e comediante de stand-up. Começou sua carreira como jornalista na antiga Rádio Cidade, depois passou para Oi FM integrando a equipe do Rockbola, onde ficou durante 5 anos. Fez parte também de um programa semanal na SporTV, o Pisando na Bola. Nesta mesma época, cobriu as Olimpíadas em Pequim, pela OI FM. Atualmente, foi contratado pelo Canal Campeão como repórter e apresenta matérias diárias nos programas SporTVnews e Tá na Área. Ao lado de Felipe Absalão, apresentam o espetáculo Comédia à La Carte, no Rio de Janeiro.


Domingo, 20h30 - Ben Ludmer, Murilo Couto e Fábio Porchat
BEN LUDMER
Ator, humorista e mágico desde 1988. Seu espetáculo conta com um humor inteligente que, interagindo com a plateia, quebra o mito de que a mágica deve acontecer longe do público. Revelado por Jô Soares em seu programa, já em sua primeira entrevista mostrou sua veia cômica e o talento em aliar comédia e magia. Em 2006, foi uma das atrações do Congresso Internacional de Mágicos realizado em SP. Por 2 anos foi diretor artístico do FENOMA, maior Festival de Mágicos do Nordeste. Em recente turnê pelos EUA, se apresentou em importantes destinos turísticos, como Las Vegas e Walt Disney World. Faz parte dos grupos Seleção do Humor e ImproRiso.


MURILO COUTO
Ator de formação. Natural de Belém do Pará, tem 22 anos. Iniciou sua trajetória no mundo da stand-up, após ganhar um concurso para iniciantes promovido por Rafinha Bastos. Como prêmio, foi a São Paulo abrir o solo do comediante. De volta à Belém, ficou em cartaz numa casa de humor da cidade durante três meses. Acabou formando seu próprio grupo de comédia, o Em Pé Na Rede, que passou dez meses em cartaz na mesma casa. Devido ao sucesso do grupo, ganhou o prêmio Top de Cultura e foi convidado para fazer shows no Rio e em SP com os grupos mais importantes de stand-up do País. Atualmente Murilo integra o elenco principal de Malhação ID (TV Globo) e dos grupos Comédia Carioca e Comédia em Pé.


FÁBIO PORCHAT
Ator, redator e diretor. Um dos fundadores do primeiro grupo de stand-up comedy do Brasil, o Comédia em Pé, que está em cartaz ininterruptamente há quatro anos. Referência em todo o país com seu estilo de humor histriônico que cativa as platéias, o ator já se apresentou em Portugal e no Japão. Roteirista de diversos programas de humor da Rede Globo, Porchat é um dos criadores do quadro Exagerados, do Fantástico, e atualmente está no programa Tudo Junto e Misturado (TV Globo), ao lado de Bruno Mazzeo, como ator e roteirista.


Para ROTEIRO
2º MOSTRA BRASILEIRA DE STAND-UP COMEDY – Estreia: dia 29 de outubro, sexta-feira, às 22h, no Teatro Juca Chaves. Temporada: de 29 de outubro a 28 de novembro 2010. Capacidade: 350 lugares. Curadoria: Marcelo Mansfield. Idealização: Clarissa Rockenbach e Fernando Padilha. Humoristas: Angela Dip, Ben Ludmer, Bruno Motta, Carol Zoccoli, Fábio Porchat, Geraldo Magela, Maíra Dvorek, Marcelo Madureira, Marcelo Mansfield, Marcelo Oliosi (Smigol), Márcio Ribeiro, Murilo Couto, Murilo Gun, Renato Tortorelli, e Rudy Landucci. Duraçãa: 70 minutos. Classificação etária: 14 anos. Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada). Dias e horários: sextas às 22h, sábados, às 22h e 23h30 e domingos, às 19h e 20h30. Assessoria de Imprensa: Arteplural Comunicação / Fernanda Teixeira. Assistente de Produção: Rafaela Andrade. Administração e Leis de Incentivo: Andréia Porto. Produção Executiva: Clarissa Rockenbach. Direção de Produção: Fernando Padilha. Realização: Pad Rok Produções Culturais. www.MOSTRAdeSTANDUP.com


Teatro Juca ChAves (Dentro do Hipermercado EXTRA Itaim) - Rua João Cachoeira, 899 Itaim Bibi. Bilheteria: (11) 3168 2015. Capacidade: 350 lugares. Estacionamento gratuito. Ar-condicionado. Possui acessibilidade a portadores de deficiência física. Bilheteria aberta das 9h às 18h, de segunda a quinta, e a partir das 14h até o início do espetáculo de sexta a domingo. Aceita dinheiro e cheque. Ingressos também pela internet, via www.ingresso.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário