Translate

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Livro discute o combate à corrupção no governo Lula

Primeiro volume da Coleção Brasil em Debate analisa as ações da gestão PT no governo federal, na repreensão à corrupção



Lançada neste ano pela Editora Fundação Perseu Abramo, a “Coleção Brasil em Debate” tem por objetivo mostrar e discutir de forma sucinta as áreas nas quais a gestão Lula causou mais transformações, como elas foram feitas e o que permitiu os resultados alcançados para que haja o fortalecimento da democracia e a ampliação do conhecimento sobre o quadro político do Brasil.


Já em seu primeiro volume, a série aborda um dos temas mais discutidos no país em todos os tempos: o combate à corrupção. Muitos acreditam que esta é uma prática tão arraigada no cenário político nacional e crêem na imensa dificuldade – ou mesmo impossibilidade - em combatê-la. Jorge Hage , ministro-chefe da Controladoria Geral da União, autor do primeiro volume da coleção intitulado “O Governo Lula e o Combate a Corrupção”, mostra que as coisas podem ser diferentes.

Na obra, Hage, exibe as formas e os mecanismos utilizados pelo governo federal para combater a corrupção nos últimos sete anos. O autor ressalta ações como mudanças na forma de operação dos organismos de controle do Estado, o amplo acesso à informação concedido à imprensa, investimentos no quadro de pessoal da Controladoria Geral da União e em corregedorias para o acompanhamento de processos administrativos disciplinares. Além disso, a obra traz estatísticas sobre a repressão à corrupção e fala sobre a criação do Portal da Transparência, onde os cidadãos podem ver onde o dinheiro público foi gasto.

“O elemento novo no tocante à corrupção praticada no Brasil é que agora ela está sendo investigada e revelada de modo sistemático e eficaz. Por essa razão, há uma maior percepção do problema pela sociedade. Já se percebe também o reconhecimento inequívoco de que aumento o combate à corrupção nos últimos oito anos”, analisa Hage.

O livro, disponível para compra e para download gratuito no site da Editora Fundação Perseu Abramo www.efpa.com.br, lembra que o Brasil vem se tornando referência na implementação de medidas de prevenção e combate à corrupção, sendo o país da América Latina melhor posicionado no ranking da ONG International Budget Partnership (IBP), com sede em Washington (EUA).


Sobre a Editora Fundação Perseu Abramo:
Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 150 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloísio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chauí, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveiras, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros. www.efpa.com.br Siga-nos no twitter: @editora_perseu

Ficha técnica
Título: O Governo Lula e o Combate à Corrupção
Coleção: “Brasil em Debate” (Vol. 1)
Editora: Editora Fundação Perseu Abramo
Autor: Jorge Hage
ISBN: 978-85-7643-086-05
Número de páginas: 80 p. Preço: R$ 10,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário