Translate

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O pianista Fabio Luz nos Recitais Eubiose em abril

Dia 19 de abril, sábado, às 20h, o grande pianista Fabio Luz é o convidado dos Recitais Eubiose. Na abertura, a participação especial de um jovem pianista Ramon Theobald que vai tocar a quatro mãos com Fábio Luz uma obra de Schubert. No repertório, obras de Beethoven, Marcus Siqueira e Chopin. Apoio da Fondation Franz Liszt. Os ingressos dos Recitais Eubiose custam R$ 20,00 e meia-entrada.

As ‘Transpolarivariações’ de Marcus Siqueira são inspiradas na obra “Sechs kleine Klavierstuecke op.19” de Arnold Schoenberg  - cuja gravação porFabio Luz foi editada em CD em 1994 - e em particular da última das seis pequenas peças, “Sehr langsam”, muito lento, cuja citação dá início a seis variações que alternam polaridades, timbres e cores, numa reformulação livre do tema dodecafônico que, concluindo, renasce. A obra foi composta em 1998, e estreou no mesmo ano em São Paulo no Festival Música Nova.

Fabio Luz é Mestre em música francesa pela Université Musicale Internationale de Paris. Em 1978, ganhou Prêmio internacional Debussy de 1978 em Saint Germain-en-Laye, França. No Brasil sua discografia é produzida pela L’Art Digital do Rio de Janeiro, que em 1990 lançou o primeiro CD de música clássica produzido no Brasil com o Recital Chopin por Fabio Luz, incluindo a Polonaise-Fantaisie opus 61 que é parte deste programa. O referido CD bem como o sucessivo Recital Chopin II foram reeditados na Itália em 2010, no bicentenário do nascimento de Frédéric Chopin, pela Vittorio Viggiano Editore que lançou em seguida Il Giardino degli Angeli,álbum para a juventude, e ainda Dieci brani celebri trascritti per il pianoforte solo, ambos de Fabio Luz.

Youtube: Fabio Luz plays Liszt - Rigoletto-paraphrase http://youtu.be/Rj2LlOlcaj4

N. Lombardi - 12 Ponteios (Préludes) 2nd part by Fabio Luz  http://youtu.be/PDa4_Z9eDKo
Rachmaninoff - Étude-Tableau op.39 n.3 by Fabio Luz http://youtu.be/nfIFwwVtFfc

Programa:

Franz Schubert - (1797 – 1828)
Fantasia em fá menor op.103-D940
a quatro mãos com jovem pianista convidado Ramon Theobald

L. van Beethoven - (1770 – 1827)
Sonata n.32 op 111 (*)
Maestoso,  Allegro con brio e appassionato
Arietta – Adagio molto, semplice e cantabile

Marcus Siqueira - (1974)
Transpolarivariações (**) Tema de A. Schoenberg  op.19 – VI – Sehr langsam
Molto mosso, Larghissimo, Animato, Con fuoco,
Con espressione e rubato, Molto largo

Frederic Chopin - (1810 – 1849)
Polonaise-Fantaisie op. 61
Grande Valse n.5 op.42

Currículo

Fabio Luz – Prêmio internacional Debussy de 1978 em Saint Germain-en-Laye, França, Fabio Luz é natural de Sorocaba. Realizou seu primeiro recital aos 10 anos de idade, sob orientação de Maria de Oliveira. Diplomado aos 15 anos pelo Conservatório de Tatuí, na classe de Eudóxia de Barros, frequentou cursos de aperfeiçoamento de importantes mestres internacionais no Brasil (Bruno Seidlhofer, Maria José Carrasqueira, Charles Doubler, Peter Feuchtwangen) e na França (Émile Martin, Olivier Gref, e Eliane Richepin, de quem ele se considera fiel discípulo). Com mais de 700 concertos realizados, muitos dos quais na Italia, onde vive, foi durante dez anos diretor artístico do Instituto Municipal de Música "Giuseppe Verdi", em Asti. Mestre em música francesa pela Université Musicale Internationale de Paris, é considerado pela crítica internacional um dos melhores intérpretes de sua geração, sendo convidado para ser membro de júri de importantes concursos, dentre os quais os de Genebra, Casale Monferrato-Soliva, Città di Asti, Lagonegro, Art Livre Internacional, do concurso internacional de composição ICOMS de Turim, do Pianofest de Hamburgo (2013). Atuou sob a regência de diversos regentes internacionais, dentre muitos: Ligia Amadio, Andreescu, Ion Baciu, Guilherme Bernstein, Nanut, Celibidache, von Abel, Peyretti. Seu imenso repertório compreende as obras integrais de Debussy e Ravel. No Brasil sua discografia é produzida pela L’Art Digital do Rio de Janeiro, que em 1990 lançou o primeiro CD de música clássica produzido no Brasil com o Recital Chopin por Fabio Luz, incluindo a Polonaise-Fantaisie op 61 que é parte deste programa. O referido CD bem como o sucessivo Recital Chopin II foram reeditados na Itália em 2010, no bicentenário do nascimento de Frédéric Chopin, pela Vittorio Viggiano Editore que lançou em seguida Il Giardino degli Angeli, álbum para a juventude, e ainda Dieci brani celebri trascritti per il pianoforte solo, ambos de Fabio Luz. Coordenador do Departamento de piano e professor desde 2006 da Accademia Superiore “ Città della Musica e del Teatro” – Itália, é presidente-fundador desde 2010 da Fondation Franz Liszt ( França). Em 2009 a Academia Nacional de Música de Neápolis (Thessaloniki, Grécia) atribuiu-lhe o Certificado de Excelência em Composição. Fabio Luz tem difundido seu método de memorização musical na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil dedicando-se à divulgação de obras de autores contemporâneos, muitas das quais são escritas para ele. Seus cursos de verão na Itália foram realizados durante 9 anos no Castello di Cortanze; já desde 2013 tem lugar no âmbito do Festival del Golfo em San Marco di Castellabate.

Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.

Os Recitais Eubiose iniciaram em 2011 e já integram a programação erudita da cidade de São Paulo sempre com grandes nomes como os pianistas Eudóxia de Barros, Helena Elias, Eny da Rocha, Fábio Luz, Luiz Guilherme Pozzi, Maria José Carrasqueira, João Antônio Parizotto Filho, Liliane Kans, e o italiano Salvatore Percacciolo; o violinista Luíz Fílip, a violista Thaís Coelho, o violonista Edelton Gloeden, o flautista norueguês Michael George Titt, o violoncelista francês Romain Garioud e os cantores Laura de Souza, Adélia Issa, Eduardo Janho-Abumrad e Marivone Caetano. Promovem Master Classes com grandes nomes do piano e do canto lírico. Em 2013, promoveram Master Classes com a grande pianista Cristina Ortiz. Dentro dos Recitais Eubiose, a série Novos Talentos, vem ganhando grande importância, como forma de criar a possibilidade de novos talentos se apresentarem em público, a grande maioria pela primeira vez. Ainda com o intuito de promover e auxiliar jovens músicos,firmaram parceria, através da Pianista e Professora Helena Elias, com a Ecole Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot para concessão de bolsas de estudos de piano. Na master classe de Fábio Luz, Ingrid Mehlich foi convidada para participar de um festival na Itália. Site: www.recitaiseubiose.com.br 

Serviço:

Dia 19 de abril, sábado, às 20h
Recitais Eubiose
Fabio Luz (Piano)
Participação especial de Ramon Theobald (Piano)
Apoio da Fondation Franz Liszt.
Ingressos: R$ 20,00 e meia-entrada para terceira idade, estudantes, e associados.

Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza (201 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Estacionamento conveniado no número 1074 até às 23h.

Mais informações sobre a divulgação com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416, pelo e-mailmiriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br



 
Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
(11) 9969-0416
miriam@bemelmans.com.br
http://www.bemelmans.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário