Translate

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Clã – Estúdio das Artes Cômicas apresenta Reminiscor

foto: Aro Ribeiro
                        Comemorando seus 12 anos de existência, o Clã – Estúdio das Artes Cômicas faz temporada de seu espetáculo adulto na Sede da Companhia do Feijão.
As apresentações acontecem de quinta a domingo, até 24 de novembro.

Reminiscor é fruto da pesquisa do grupo sobre a questão da memória e da ancestralidade. O processo, iniciado em 2010, inspirou a criação de máscaras de anciãos pelos atores. O grupo se valeu do rito fúnebre popular da “Coberta d’Alma”, que acontece em algumas cidades e regiões do Brasil, como a base de sua encenação, onde uma pessoa é escolhida para representar o morto e este escolhido deverá ser vestido tal e qual o falecido para que seus familiares presentes possam se despedir dele revivendo momentos importantes de sua vida, fazendo assim com que essa alma possa descansar em paz.

Sinopse
Os moradores da cidade mítica de Reminiscor enterram seu último filho, rememorando um antigo ritual no qual um amigo do morto chega à cidade para representar passagens da sua vida. Desta forma recontam e revivem suas histórias, para que não caiam no esquecimento.

“Um homem só é esquecido quando deixamos de contar histórias a seu respeito e para não se cair no esquecimento, é preciso viver histórias dignas de serem contadas. O morto vive na árvore, mas vive ainda, obviamente, na mente e no corpo de cada homem ou mulher com quem ele trocou afeto, amizade, solidariedade.”
Manual Mínimo do Ator - Dario Fo

O espetáculo Reminiscor potencializa a força das imagens, que são evocadas por meio de uma linguagem fantasiosa e cúmplice do público, e toda a trilha sonora é executada ao vivo, ampliando essa relação. O tema central da obra sensibiliza por se tratar de um pensamento ao qual todos compartilham: a questão da finitude do homem. Desde 2001, o Clã – Estúdio das Artes Cômicas busca um fazer teatral que privilegia a formação, a investigação e a experimentação artística - que são os objetos da pesquisa desenvolvida continuamente por Cida Almeida, fundadora do grupo. O trabalho efetuado pela encenadora-pedagoga, no qual convergem a pedagogia das máscaras de Jacques Lecoq e a busca da identidade dos artistas a partir de sua história, sua trajetória e suas raízes, vem permitindo o aprimoramento - tanto da formação desses artistas quanto de um método próprio de construção artística do coletivo.


Ficha técnica
Direção Geral: Cida Almeida
Elenco: Caio Franzolin // Caio Marinho // Gabriel Küster // Julia Pires // Juliana Oliveira //
Paula Praia
Diálogo Artístico: Kátia Naiane e Ivanildo Piccoli
Direção Musical: Denilson Oliveira
Músico Convidado: Leandro Perez
Dramaturgia: Cida Almeida
Direção de Arte : Caio Franzolin e Caio Marinho
Iluminação: Ari Nagô
Operadora de Luz: Amanda Massaro
Produção: Clã – Estúdio das Artes Cômicas
Assessoria de Imprensa: Moretti Cultura e Comunicação

Serviço: Reminiscor
Duração: 65min.
Classificação Etária: 16 anos
Quando: Até 24 de novembro
Horário: Quintas, Sextas e Sábados às 21h e Domingos às 20h
Onde: Sede Cia do Feijão
Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima 68, República, São Paulo, SP.
Telefone: (11) 3259.9086
Quanto: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (estudantes e idosos)

Imprensa // André Moretti
                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário