Translate

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Caldeirão do Negão leva atrações gratuitas para a Casa das Caldeiras





Shows, performances de dança afro, salão, break e sapateado, além de performances de poesia e circo e exposição de produtos afro fazem parte da programação gratuita

 O Caldeirão do Negão está de volta.  Após 1.200 pessoas lotarem o evento em 2011, a segunda edição chega para ferver novamente a panela da Casa das Caldeiras, no dia 17 de novembro de 2013, das 15h às 20h, dentro das comemorações da Semana da Consciência Negra, com ENTRADA FRANCA. O Caldeirão reunirá diversas manifestações da cena preta paulistana, como dança afro, break, dança de salão, além performances de sapateado, circo e poesia. O grupo Samba Delas fecha a programação do Caldeirão.

Organizado por livre iniciativa de empreendedores negros de São Paulo, esta nova edição do Caldeirão do Negão adota nesta edição o formato “Cabaret”, um estilo americano de evento onde as linguagens artísticas se manifestam quase que simultaneamente. Poesia, música, dança e intervenções artísticas proporcionarão ao público um verdadeiro mosaico de espetáculos, mostrando, desta forma, toda a diversidade de tons e estilos da cultura negra. O evento terá a apresentação da jornalista Chris Gomes e traz expositores de produtos ligados à cultura negra, como a Resisto, Xongani, Nega Fulo, Feira Preta, Negra Pan Fashion, além de especiarias gastronômicas preparadas por Pakuera, presidente do Samba da Vela.

O que é o Caldeirão do Negão

A ideia do Caldeirão do Negão surgiu em 2010 durante o Curso de Negócios Culturais Sustentáveis, promovido pelo Instituto Feira Preta, reunindo produtores culturais de várias regiões de São Paulo. Os assuntos de empreendedorismo e sustentabilidade, criação em rede e produção a partir de processos colaborativos inspirou aqueles produtores, que resolveram fazer seu “TCC” saltar do papel para a prática: o evento provou que hoje é possível a comunidade negra criar em rede, de forma colaborativa, criando parcerias e compartilhamento de idéias.

 
PROGRAMAÇÃO

15H 
DJ VIVIAN MARQUES
A DJ Vivian Marques, além pilotar os toca-discos desde 2006 e lotar bailes como a festa Nos Tempos da Soweto (SP), ela também comanda desde 2009 o projeto O Futuro do Hip Hop.
DJ  R-JAY
R-Jay, é um conceituado DJ do cenário black paulistano, e a cada dia vem ganhando mais espaço com sua performance diferenciada.

15H30 - 16H30: MESA: PARÂMETROS DE LEGITIMAÇÃO DA MODA AFRO BRASILEIRA
Participantes:
O estilista JAERGETON CORREA ganhou destaque no universo da moda por mesclar estilo urbano com toques étnicos. Começou a desenhar aos 13 anos, com o apoio da mãe, uma costureira da Zona Norte da cidade. Autodidata no modo de criar suas idéias vêm de lugares abandonados da cidade e do grafite, transformando estas inspirações em estampas e texturas. JUN ALCANTARA, criador do Ubora um blog/fanpage, no ar há três anos e se destacado cada vez mais por sua simplicidade e sofisticação. Com estilo "retrô" e "contemporâneo" traz inspirações e tendências da moda e do estilo que passeia pelas ruas.
O Jornalista NABOR JR., editor da revista O Menelick 2º Ato, faz a mediação dos debates.

16H45 – 17H: ESQUETE DANÇA AFRO
DÉBORA MARÇAL , da Cia. Capulanas, composto por jovens negras (os) de movimentos artísticos e políticos de São Paulo, apresenta uma performance mostrando os movimentos seculares e tradicionais da dança afro.


17H10 - 17H30: ESQUETE POESIA
MÁRCIO BARBOSA, do Quilombhoje Literatura, grupo paulistano de escritores com proposta de aprofundar a experiência afro-brasileira na literatura, recitam poetas de destaque da cultura negra.

FÁBIO BOCAcria do sarau da Cooperifa, conta com publicações de alguns poemas em livros de coletivos e saraus. Foi campeão do Zap Slam 2011(slam de poesia), de onde conquistou a vaga para representar o Brasil no Grand Slam Coupe du Mounde de Poesie, em 2012 – Paris (França).

17H40 – 18H10: ESQUETE MUSICAL DENA HILL E ZUMBLACK
A cantora DENA HILL (VOZ E VIOLÃO) alia sua voz recheada de swing ao balanço da soul music do ZUMBLACK, banda formada a partir da amizade formada na Faculdade Zumbi dos Palmares. O Pocket Show passeia pela Black Music, R&B e Jazz.

18H20 – 18H40: ESQUETE CIRCENSE TRUPE LIUDS
CIA TRUPE LIUDS surgIU em 2006, no intuito de difundir a arte circense na periferia da cidade de São Paulo. É uma companhia composta por  palhaços Negros, que através da linguagem lúdica recria a realidade cotidiana e desperta o mundo imaginário da população menos favorecida. 

18H50 - 19H: ESQUETES DANÇA DE SALÃO ROGERINHO E THAIS BLACK
O dançarinos ROGERINHO e THAYS BLACK trazem o que há de melhor da dança de salão.

19H10 – 19H20: ESQUETE BREAK AFROBREAK CREW
O público não vai tirar os olhos do palco com as performances do AFROBREAK CREW, grupo de dança que representa um dos elementos do Hip Hop.

19H30 – 19H40: ESQUETE SAPATEADO MARCELO SANTOS
MARCELO SANTOS, solista do Festival Internacional de Sapateado Americano, premiado em 2012 e 2013 com bolsa de estudos para o Brasil e USA. O sapateador também integra o elenco do espetáculo New York New York, onde apresenta o sapateado original dos negros norte-americanos.




19H50 – 20H: ESQUETE POESIA RAQUEL ALMEIDA E MICHEL YAKIN
A poetisa e ativista cultural RAQUEL ALMEIDA e MICHEL YAKIN, escritor, poeta e arte-educador, ambos do Coletivo Elo da Corrente, fazem uma intervenção poética.

20H10: SHOW SAMBA DELAS
                                                                                    
A comunidade é formada por mulheres de diferentes áreas profissionais e que têm em comum o fato de serem atuantes no universo sambistico, com histórico reconhecido nas rodas de samba de diversas comunidades paulistas na qualidade de músicas, cantoras, compositoras e poetisas. 

PROGRAMAÇÃO ESPAÇO DE BAIXO

15H – 19H: FESTA E DISCOTECAGEM SEXY BLACK
19H – 19H30: POCKET SHOW AVANTE O COLETIVO


Caldeirão do Negão
Quando: dia 17 de novembro de 2013, das 15h às 20h
Local: Casa das Caldeiras - Av. Francisco Matarazzo, 2000 –
Barra Funda, São Paulo
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário