Translate

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

“21 Vertigem 21” Teatro da Vertigem comemora 21 anos com a exibição de alguns de seus espetáculos na Praça das Artes, centro de São Paulo

Em 2013, o Teatro da Vertigem completa 21 anos de trajetória. Para pontuar a data, o grupo organizou as imagens em vídeo dos espetáculos captadas ao longo dos anos e resolveu mostrar ao público montagens do início das décadas de 1990 e 2000. As peças OParaíso Perdido, Livro de Jó, Apocalipse 1,11, BR-3Kastelo A Última Palavra é a Penúltima serão exibidas na parte externa da Praça das Artes, no centro de São Paulo. Essa ocupação tem como objetivo compartilhar as dinâmicas de criação da companhia e materializa uma das principais características do grupo que é o diálogo com a cidade.
O projeto acontecerá em dois dias, 29 e 30 de novembro de 2013. A ideia é ocupar o vão central da Praça das Artes, na entrada da Avenida São João, com as projeções das principais peças do grupo. No primeiro dia (29/11) serão exibidos os espetáculos BR-3 (a peça), Kastelo eA Última Palavra é a Penúltima e no segundo dia (30/11), a Trilogia Bíblica – O Paraíso Perdido, O Livro de Jó e Apocalipse 1,11.
A finalidade principal é reunir, pela primeira vez, a trajetória do grupo por meio de projeções e disponibilizá-las para o público, que poderá assistir às montagens tendo a cidade como espaço de convivência (já que as projeções são em praça aberta no centro de São Paulo).
Essa relação com os transeuntes e espectadores será aprofundada com uma mesa de debates no dia 30 de novembro, antes das projeções, às 17 horas. Alguns profissionais que fizeram parte da história do grupo serão convidados para esse debate.
Essa intervenção mantém um elo com os projetos anteriores do grupo, não apenas tematicamente, mas também na busca da continuidade e do desenvolvimento de um projeto artístico que estabeleça uma interferência concreta na cidade de São Paulo, se conectando, nesse caso, com o entorno da Praça das Artes.
Trajetória do Teatro da Vertigem
O Teatro da Vertigem teve início com experimentações baseadas na Mecânica Clássica e aplicadas ao movimento expressivo do ator.  Estreou com O Paraíso Perdido em 1992, seu segundo projeto, em 1995, foi O Livro de Jó, e Apocalipse 1,11 estreou, oficialmente, dia 14 de janeiro de 2000, seu terceiro espetáculo que concretizou a Trilogia Bíblica.  Em 2005, o LOT, uma associação cultural peruana para a investigação teatral multidisciplinar sob direção de Carlos Cueva e um grupo de jovens artistas vindos de diferentes áreas profissionais, convidou o Teatro da Vertigem para participar do projeto Zona Fronteriza - onde juntos criaram uma intervenção artística num prédio desocupado localizado no centro de Lima no Peru. Ao retornar, o grupo retomou o projeto BR-3 que estreou em fevereiro de 2006.  A convite do Itaú Cultural, o grupo participou da exposição Primeira Pessoa com a instalação e a performance Subtextos que antecipavam as comemorações de seus quinze anos de processos colaborativos. Em 2006 a companhia foi convidada pelo Consulado Francês para participar de uma homenagem ao dramaturgo Jean-Luc Lagarce e monta História de Amor. Em outubro de 2007 a companhia retornou com BR-3 só que, desta vez, na Baía de Guanabara. Em 2008 o grupo apresentou, A Última Palavra é a Penúltima e a ópera Dido e Enéas. Em janeiro de 2009 a companhia inaugurou sua sede na Bela Vista, com temporada de História de Amor (Últimos Capítulos). Em 2010 a companhia realizou temporada no SESC Paulista com espetáculo Kastelo. Em 2011, recebeu o prêmio Golden Medal (Medalha de Ouro) pelo BR3 de Melhor Espetáculo na Quadrienal de Praga. Em 2012 montou a convite do Teatro Municipal de São Paulo a ópera Orfeo e Eurídice no complexo da Praça das Artes. Foi neste ano que estreou seu último espetáculo, Bom Retiro 958 metros que ficou em cartaz até abril de 2013. Para o ano de 2014, o grupo prepara uma nova criação no âmbito do projeto Villes en Scène proposto pela Comissão Europeia de Cultura e realizado pelo Teatro Nacional da Bélgica e pelo Festival de Avignon.
Desde o começo, o Teatro da Vertigem encontrou em seu percurso alguns elementos característicos como a utilização de espaços não convencionais da cidade, a criação de espetáculos com base no depoimento pessoal de seus integrantes, o forte eixo investigativo que prima pela busca de um teatro construído de forma coletiva e democrática entre atores, dramaturgo e encenador - conhecido como processo colaborativo e a pesquisa sobre os processos de intervenção na cidade e ocupação urbana.
Patrocínio: Petrobras
Copatrocínio: Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo
Apoio: Praça das Artes

Serviço:

29 de novembro de 2013 às 20h, exibição de:
                 BR-3 - 126 minutos
                 KASTELO - 80 minutos
                 A ÚLTIMA PALAVRA É A PENÚLTIMA - 71 minutos 

30 de novembro de 2013 às 17h (mesa com Teatro da Vertigem) e às 20h exibição de:

Trilogia Bíblica:
•         O PARAÍSO PERDIDO - 50 minutos
•         O LIVRO DE JÓ - 75 minutos
•         APOCALIPSE 1,11 - 120 minutos

PRAÇA DAS ARTES
Endereço: Av. São João, 281/ Centro – São Paulo, SP
Telefone de informações: (11) 3255.2713
Realização: Teatro da Vertigem

Informações para imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
11 3798 9510 / 11 9 9126 0425 – Márcia Marques
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário