Translate

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

OPERAÇAO TREM-BALA Texto inédito de Naum Alves de Souza

Inédita, peça OPERAÇAO TREM-BALA comemora 40 anos
de carreira e 70 de vida de Naum Alves de Souza


O artista - que dirigiu grandes nomes do teatro (Marieta Severo, Fernanda Montenegro, Sergio Britto, Cleyde Yáconis e Nathalia Timberg) e da música (Chico Buarque), além de ter criado cenários e figurinos para Elis Regina e Antunes Filho - Naum Alves de Souza ocupa o Instituto Cultural Capobianco com sua nova criação

Diretor, autor, cenógrafo, figurinista e artista plástico, criador de importantes e premiadas obras teatrais, como No Natal a Gente Vem te Buscar (1979), Aurora da Minha Vida (1981) Um Beijo, Um Abraço, Um Aperto de Mão (1984) - textos traduzidos para diversos idiomas, publicados e encenados internacionalmenteNAUM ALVES DE SOUZA completa 40 anos de carreira e 70 de vida. A comemoração acontece com a estreia de seu texto inédito, OPERAÇAO TREM- BALA. O espetáculo faz temporada no Instituto Cultural Capobianco de 2 de agosto a 29 de setembro. O projeto conta, ainda, com um workshop de dramaturgia a ser dado pelo autor.

Para encenar a nova peça, Naum Alves de Souza - homem de teatro ligado a múltiplas atividades, não apenas no campo das artes cênicas, como também da televisão, cinema e ópera - escolheu os atores Ana Andreatta, Mila Ribeiro, Marco Antônio Pâmio eFábio Espósito. O elenco possui um passado rico em experiências com o autor e diretor, que vem desde a Escola de Arte Dramática, passa pela criação em 1997 do Espaço Naum Alves de Souza (com os espetáculos Strippers Pivô) e que se estende até os dias de hoje.

“Formam um consistente, criativo e talentoso grupo de trabalho”, atesta Naum, que, em 2005 teve publicada sua obra completa para teatro pela fundação Cena Lusófona, de Coimbra, Portugal. Completam a ficha técnica Miko Hashimoto, nos figurinos, Wagner Freireno desenho de luz, Lívio Tragtenberg na composição da trilha sonora original e Fábio Namatame e Juliano Lopes no visagismo.

Sobre a história
Embalada em non-sense, a história se desenrola em torno de um casal de velhos na iminência de ser enganado por parentes para embarcar em um imaginário trem-bala. Sua Excelência, velho governante há décadas no poder, e a primeira esposa, Dona Bluma, estão nas mãos das filhas adultas e de Filipa, a nova e ambiciosa esposa. De olho na fortuna, elas projetam "resolver" o problema da senilidade de Sua Excelência, de Dona Bluma, e também do velhíssimo cardeal Dom Círio, confessor da família, dos centenários tios e da cozinheira Elpídia, que começou a trabalhar na mansão no tempo do tataravô de Sua Excelência. Não ficam de fora o Diabo e os fantasmas dos parentes que assombram a mansão.

Filipa e as três filhas do casal Vitória, Inglória e Tormenta se aproveitam do fato de o velho governante imaginar que seu fabuloso projeto do trem-bala se concretizou e está pronto para a viagem inaugural. Filipa, aliada às jovens, estimula o velho político e seus agregados a embarcar e viajar no magnífico trem.  que os levará ao encontro de um famoso médico alemão. "Operação Trem-Bala"  mostra os percalços dessa agitada viagem.

Com base em um conto seu ainda não publicado, O Almoço de Ação de Graças, Naum Alves de Souza inseriu a temática do trem bala,referência ao projeto governamental do trem de alta velocidade que ligará Campinas a São Paulo e ao Rio de Janeiro. O conto trata da agonia de um velho político prepotente e senil e sua família. “A parentada toda acha que ele vai morrer e está querendo bicar, tirar uma lasquinha de sua fortuna”, explica Naum.

"Operação Trem-Bala" faz críticas ao poder e ao modo como a sociedade trata os idosos. “Quando somos jovens, não percebemos que um dia vamos envelhecer. Não pensamos nisso. Quando a velhice chega você percebe que não possui a eternidade. Mostro na peça que mesmo o poderoso envelhece e fica entregue às mãos dos parentes”, diz, Naum, citando um ditado: “É bom cuidar bem dos filhos porque eles é que vão escolher o asilo onde os pais vão mofar”.

O autor e diretor afirma que é realmente o que acontece. “Quando os pais  envelhecem, os filhos começam a brigar pelos bens, deslocam os pais de suas casas com a desculpa de que está muito grande para eles, que dá muito trabalho para cuidar.  Ao colocar os velhos em pequenos apartamentos, fazem  encolher o espaço dos idosos, que perdem os móveis, os bichos de estimação e a vida que os cerca. O asilo começa a bater a porta deles.”

Sobre a montagem
Responsável pelo texto e pela direção, Naum Alves de Souza explica que, devido à diversidade de cenas e lugares onde se passam as ações, optou por uma solução quase shakespeariana de encenação – a do palco neutro.

A encenação é enxuta. Cada personagem tem seu figurino alegórico (todos com saias compridas e a parte de cima que os caracteriza) e peruca. “Como objetos cênicos, apenas cadeiras de rodas e andadores”, detalha Naum. Um trenzinho elétrico estará em funcionamento durante todo o tempo da peça. Os figurinos de Miko Hashimoto definem muito  bem o caráter dos personagens.

De acordo com o diretor, “há um jogo lúdico, com máscaras, poucos adereços, um enfoque quase grotesco dos personagens, que fazem rir do que é sério, ou seja, do abandono, da velhice, da perda da memória, da senilidade. Para os velhos, a farsa do trem bala é um pretexto para os parentes se livrarem deles e mandá-los para longe e se apossarem de seus bens”.

Ficha Técnica:
Texto e direção: Naum Alves de Souza. Elenco: Ana Andreatta, Fábio Espósito, Marco Antônio Pâmio, Mila Ribeiro. Desenho de luz: Wagner Freire. Direção Musical: Lívio Tragtenberg. Figurinos: Miko Hashimoto. Visagismo: Fábio Namatame e Juliano Lopes. Assessoria de imprensa: Arteplural Comunicações.Projeto Gráfico: Georges Skyvalakis.  Assistente de direção e produção: Rodrigo Ramos. Realização: Naum Alves De Souza Produções Artísticas Ltda.Produção executiva: Rodrigo Ramos. Agradecimentos: Espaço Horizon e Marco Aurélio Nunes.

OPERAÇAO TREM BALA – Estreia dia 2 de agosto, às 20 horas no Instituto Cultural Capobianco. Classificação: 14 anos. Duração: 80 minutos.Capacidade – 40 lugares. Até 29 de setembro.

Instituto Cultural Capobianco – Teatro da Sala Subterrânea: Rua Álvaro de Carvalho, 97 – Centro (11) 3237-1187. Horáriossextas e sábados: às 20h /domingos: 19h Valores: R$20,00 (estudantes pagam meia entrada). Estacionamento pago em frente ao local.   www.institutocapobianco.org.br.

ARTEPLURAL – Assessoria de imprensa Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli – (11) 99245-4138
Facebook – Arteplural

Nenhum comentário:

Postar um comentário