Translate

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Batidas e ritmos africanos desembarcam no SESC Pompeia no Dia da Consciência Negra


Os grupos Ballet Afro Koteban, o Bloco Afro Ilu Oba de Min
e a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene farão
apresentações especiais na unidade para comemorar a data


Entre tambores, danças, capoeira e berimbaus, toda a arte e o ritmo da África estarão no Sesc Pompeia para comemorar o Dia da Consciência Negra. Nos dias 17, 18 e 20 de novembro, grupos que desenvolvem pesquisa em música com origem africana fazem apresentações na unidade. Entre as atrações estão o Ballet Afro Koteban, o Bloco Afro Ilu Oba de Min e a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene.

Ballet Afro Koteban desenvolve um trabalho voltado para a cultura do povo Mandingue, do Oeste da África, com a música Malinké com seus tambores. O Bloco Afro Ilu Oba de Min traz um cortejo com mulheres que tocam instrumentos de percussão e artistas que dançam sobre pernas-de-pau, trajados com figurinos de orixás do candomblé. Já a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene mescla a arte da capoeira com o berimbau.

“Essa é uma semana de reflexão, um autorretrato para a cultura brasileira que teve uma forte influência da África. Várias iniciativas artísticas beberam dessa fonte, uma forma de homenagear e resgatar esse estilo e repertório”, conta o Dinho Nascimento, mestre da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene.


Especial DIA CONSCIÊNCIA NEGRA 2012

Ballet Afro Koteban
Sábado, 17 de novembro às 16hs. Grátis. Deck

Fundado em 2004, o grupo trabalha com a música Malinké, gênero característico do povo de mesmo nome e que ocupa as regiões da Guiné, Costa do Marfim, Senegal e Burkina. Além das canções e danças, os artistas contam histórias de ancestrais como um de seus personagens principais o imperador Sundiata Keita. Antes da apresentação, haverá uma aula aberta.


Bloco Afro Ilu Oba de Min
Domingo, 18 de novembro às 17hs. Grátis. Rua Central
O bloco é uma intervenção cultural baseada na preservação de patrimônio imaterial, trazendo para a região urbana a beleza das culturas tradicionais. O trabalho dos artistas coloca mulheres, crianças e adolescentes no estudo das influências africanas na cultura brasileira. Todas essas características estarão no cortejo da Rua Central.


Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene
Terça-feira, 20 de novembro às 17hs. Grátis. Rua Central

Formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade do Morro do Querosene, localizado no Butantã, a orquestra é modelo de inclusão social e sustentabilidade que valoriza a capoeira como uma manifestação e patrimônio cultural brasileiro. Tem como característica principal a interpretação singular de ritmos brasileiros como o samba de roda, ijexá, congo-de-ouro e barravento, além de ladainhas, chulas e corridos, tudo com arranjos no berimbau.

SERVIÇO:

Especial Dia da Consciência Negra 2012
Dia 17 às 16hs, 18 às 17hs e 20 às 17hs

Classificação indicativa: Livre
Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Duração: 90 minutos

SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700

Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal 
www.sescsp.org.br.

Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas.
Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).

Assessoria de Imprensa - SESC POMPEIA:
Roberta Della Noce (11) 3871-7740roberta@pompeia.sescsp.org.br

Marina Pereira (11) 3871-7776mclaudia@pompeia.sescsp.org.br


ARTEPLURAL - Assessoria de Imprensa – SESC Pompeia
Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli - (11) 9245-4138
Douglas Picchetti - (11) 9814-6911
Renato Fernandes – (11) 7286-6703

Nenhum comentário:

Postar um comentário