Translate

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ana Catarina e Ângelo Madureira comemoram 10 anos de grupo com espetáculo inédito, Mapa Movediço, de dança contemporânea




Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira apresenta três espetáculos
de dança contemporânea - um deles inédito, Mapa Movediço - em mostra
de repertório comemorativa dos 10 anos do grupo


Comemorando 10 anos de trajetória no universo da dança contemporânea, Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieiraapresenta, de 8 a 18 de novembro, uma mostra de repertório com os espetáculos Delírio e A Revolta da Lantejoula, além da estreia de Mapa Movediço, que fará temporada no Sesc Santana e no Teatro Cacilda Becker.

A programação começa no Sesc Santana, com as apresentações de Delírio, no dia 8 de novembroA Revolta da Lantejoula, nodia 9 de novembro; e a estreia de Mapa Movediço, nos dias 10 e 11 de novembro, às 21h e às 18h. O grupo, então, se desloca para o Teatro Cacilda Becker, onde apresenta uma mini temporada de Mapa Movediço, do dia 15 a 18 de novembro, também às 21h.

Trata-se de uma programação de espetáculos que permite conhecer os diferentes momentos de formação e de pesquisa do grupoÂngelo Madureira e Ana Catarina  O painel da mostra também analisa as diferentes etapas de criação dos bailarinos e coreógrafos, que giram em torno da desconstrução das concepções e sistematizações  acerca  do balé clássico, da dança popular e da dança contemporânea, abordando a atual situação política e social dessa área de expressão artística.

___________________________________________________________________
Programação

Frevo delirante entre o rock e a valsa

Delírio
Dia 8 de novembro, quinta-feira, às 21h no Sesc Santana

O primeiro espetáculo montado pelo grupo, Delírio, de 1999, parte de um questionamento surgido do livro Frevo, Capoeira e Passo, de Waldemar de Oliveira: se o frevo é a música e a dança é o passo, sem a música característica do frevo, o que é que se dança? A partir deste argumento, o grupo desenvolveu um extenso trabalho de pesquisa e sobreposição do frevo a diferentes sonoridades, que vão do rock progressivo a valsa.

Em um solo de 45 minutos, com criação e interpretação de Ângelo Madureira, iluminação de Juliana Augusta Vieira e direção de Ana Catarina Vieira, Madureira dança passos de da dança popular brasileira (frevo, coco, xaxado, ciranda etc...) com um travesseiro, um cobertor e um edredon, interpretando um personagem sonhador e delirante, que vive em um ambiente onírico entre-mundos.

O sonhador vive um lugar lúdico e repleto de imaginação, afirma Ângelo. A surpresa e a mágica do espetáculo estão no fato de tudo se transformar. Nada é apenas o que é. Um travesseiro é um chapéu, um edredom é um barril, um túnel, uma canoa de índio etc. As coisas se ressignificam num jogo surreal.


Ficha Técnica:
Criação, interpretação, figurino, cenografia e interpreteÂngelo Madureira. Direção: Ana Catarina Vieira. Direção técnica, administração e iluminação: Juliana Augusta Vieira. Assistente de direção e produção: Luiz Anastácio. Trilha sonora: Antulio Madureira. Sonorização: Fabio Luchs - Omni Audium. Designer gráfico: Gilda Lima. Web designer: Bruno Freire e Roberto Winter. Registro em video: Mira Filmes - Marina Person e Gustavo Moura. Fotógrafa: Inês Correa. Produção: Iara Maria Vieira. Duração:45 minutos. Censura: Livre

Sesc Santana (Teatro) - Av. Luiz Dumont Villares, 579 Santana/SP - (11) 2971-8700. Horários: sextas e sábados (às 21 horas) e domingo (às 18 horas). Estacionamento - R$ 7,00 o período (desc. de 50% p/ matriculados no SESC). www.sescsp.org.brIngressos: R$3, R$6 e R$12 

__________________________________________________________________

Política da dança em 70 quilos
de lantejoulas e Phillip Glass

A Revolta da Lantejoula
Dia 9 de novembro, sexta-feira, às 21hno Sesc Santana

Em A Revolta da Lantejoula, de 2011, o grupo parte para o estudo da situação política da dança e da retomada da esperança e do impulso natural artístico. A partir da imagem da capa colorida de lantejoulas do caboclo de lança - figura característica da cultura pernambucana -, a companhia chega a uma constatação: com apenas uma lantejoula é impossível ver a beleza do bordado de sua capa.

A metáfora serve como um mote para o retorno a um estado anterior de criação na arte, de esperança na dança, buscando alimentar a força do coletivo artístico em detrimento de um brilho pessoal, de pequenas lantejoulas. Para Ângelo, não se trata de uma esperança romântica e utópica, mas a esperança como potência e condição de continuar o trabalho artístico.

O conteúdo político da obra tem sua origem em um período de oito meses de pesquisa do grupo em um núcleo de estudos sobre políticas públicas culturais, economia da cultura e sustentabilidade na dança contemporânea. Essa discussão é muito séria em se tratando da dança contemporânea e da competitividade que assola a classe artística, segundo Ângelo.

Em cena, durante 50 minutos e com cenografia de Juliana Augusta Vieira, os bailarinos Beto Madureira, Luiz Anastácio, Patricia Aockio, Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira dançam ao som da trilha sonora composta pelo próprio Ângelo Madureira, ilustrada pela música Concerto nº3  para violino e orquestra de Philipe Glass e ao som ao vivo feito por Beto Madureira. Com direção de Ana Catarina e Ângelo, a apresentação sugere uma corte colonial e o desejo desenfreado de uma transformação deste lugar em alusão à situação política da dança.

Apenas indicado pelos elementos cenográficos e figurinos, com cores cruas da cultura popular, o enredo se desenvolve de forma provocativa. A revolta das lantejoulas ultrapassa o campo teórico e o título do espetáculo, e torna-se real em cena, por meio de uma chuva de 70 quilos de lantejoulas sobre os bailarinos.


Ficha Técnica:

Criação, pesquisa e coreografia: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, Elenco e colaboradores: Beto Madureira, Luiz Anastácio, Patricia Aockio, Ana Catarina Vieira, Ângelo Madureira. Direção: Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira. Figurino: Gustavo Silvestre e Luiz Parisi. Trilha sonora e roteiro:Ângelo Madureira. Instrumentos e música ao vivo: Beto Madureira. Música: Concerto para Violino e Orquestra n.III Philip Glass. Cenografia: Juliana Augusta Vieira. Adereço cenográfico: Juliana Augusta Vieira, Carmem Guerra, Gustavo Silvestre e Beto Madureira. Direção técnica, administração e iluminação: Juliana Augusta Vieira. Assistente de direção e produção: Luiz Anastácio. Sonorização: Fabio Luchs - Omni Audium. Designer gráfico:Gilda Lima. Web designer: Bruno Freire e Roberto Winter. Registro em video: Mira Filmes - Marina Person e Gustavo Moura. Fotógrafa: Inês CorreaProdução: Iara Maria Vieira. Duração: 50 minutos. Censura: Livre.

Sesc Santana (Teatro) - Av. Luiz Dumont Villares, 579 Santana/SP - (11) 2971-8700. Horários: sextas e sábados (às 21 horas) e domingo (às 18 horas). Estacionamento - R$ 7,00 o período (desc. de 50% p/ matriculados no SESC). www.sescsp.org.brIngressos: R$ 3, R$ 6 e R$ 12.

___________________________________________________________________

Mapa traçado com movimentos
em tempo real e improviso

Mapa Movediço - estreia
Dias 10 e 11 de novembro, sábado, às 21h, e domingo, às 18h, no Sesc Santana
De 15 a 18 de novembro, quinta à domingo, às 21h no Teatro Cacilda Becker


Dando continuidade ao processo criativo e de pesquisa de A Revolta da Lantejoula, o grupo estreia nesta mostra, Mapa Movediço, espetáculo criado em torno do questionamento acerca das certezas e incertezas da vida humana e do trabalho artístico. Em uma composição poética que leva à inconstância, à mudança e à transformação, o espetáculo contempla a necessidade humana de sobrevivência.

Estamos sublinhando todas as incertezas da vida. O próprio título opõe estas inseguranças: um mapa cartesiano e preciso, porém movediço, inconstante e em pleno movimento, afirma Ângelo, que divide a direção com a Ana Catarina Vieira. Se o que mais queremos em nossos conceitos em nossa mente são a segurança, a permanência e a certeza, Mapa Movediço quer nos levar a este lugar das incertezas, expor este nosso vício cognitivo.

Dançando durante 60 minutos em meio a quase 200 quilos de lantejoulas espalhadas pelo palco, seis bailarinos -Beto Madureira, Luiz Anastácio, Patricia Aockio, Ana Catarina Vieira, Ângelo Madureira e Juliana Augusta Vieira - desenvolvem movimentos e criam uma coreografia em tempo real, por meio de movimentos fluídos e abrangentes.
A própria relação dos corpos dos bailarinos com o material das lantejoulas cria a trilha sonora - microfones espalhados pelo palco captam os sons estalados e inconstantes das lantejoulas em seu atrito contra os bailarinos.

A proposta na dança é a da quebra de paradigmas e normas do movimento artístico, uma subversão que gira em torno do questionamento: há como haver uma fórmula e uma certeza? O que é, de fato, uma coreografia na dança contemporânea?, sintetiza Ângelo, sobre a proposta do espetáculo.

Ficha Técnica:
Criação, pesquisa e coreografia: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira,Elenco e colaboradores: Beto Madureira, Luiz Anastácio, Patricia Aockio, Ana Catarina Vieira, Ângelo Madureira e Juliana Augusta Vieira. Direção: Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira. Figurino: Ana Catarina Vieira. Trilha sonora e roteiro: Ângelo Madureira. Direção técnica, administração e iluminação: Juliana Augusta Vieira. Assistente de direção e produção: Luiz Anastácio.Sonorização: Fabio Luchs - Omni Audium. Designer gráfico: Gilda Lima. Web designer: Bruno Freire e Roberto Winter. Registro em video: Mira Filmes - Marina Person e Gustavo Moura. Fotógrafa: Inês Correa e Monica Garcia. Produção: Iara Maria Vieira. Duração: 60 minutos. Censura: Livre

Sesc Santana (Teatro) - Av. Luiz Dumont Villares, 579 Santana/SP - (11) 2971-8700. Horários: sextas e sábados (às 21 horas) e domingo (às 18 horas). Estacionamento - R$ 7,00 o período (desc. de 50% p/ matriculados no SESC). www.sescsp.org.brIngressos: R$3, R$6 e R$12 

Teatro Cacilda Becker Rua Tito, 295 São Paulo, SP CEP 05051-000 - Lapa Informações: (11) 3864-4513 - teatrocacildabecker@prefeitura.sp.gov.br. Grátis.

Sobre Ana Catarina Vieira
Iniciou seu percurso em dança aos oito anos de idade. Estudou método Vaganova com Sacha Svetloff, responsável por sua formação artística, e dedicou-se também ao condicionamento físico e à ginástica olímpica. Andrei Koudelin e Boris Storojkov também foram seus professores. Formou-se em Danças Populares Brasileiras com Ângelo Madureira e em Danças dos Orixás com Armando Vallado. Em 1998, foi convidada a fazer parte da Cia. Cisne Negro, onde permaneceu por cinco anos e atuou como solista, apresentando-se nas principais cidades brasileiras e em países como a Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Chile. Trabalhou com coreógrafos como Patrick Delcroix, Mark Baldwin, Itzik Galili, e Marc de Graef, dentre outros. No ano de 2000, iniciou o processo de pesquisa de linguagem com Ângelo Madureira produzindo o vocabulário apresentado nas suas criações.

Sobre Ângelo Madureira
Membro da tradicional família Madureira, de artistas de Recife, Pernambuco, iniciou sua formação em dança aos 3 anos, na vivência do dia-a-dia com os artistas populares e os da sua família. Durante 7 anos foi solista do Balé Popular do Recife, participando de turnês pelo Brasil, Estados Unidos, França, Holanda, Bélgica e Canadá, entre outros. Em 1995, assumiu a direção e a coreografia do Balé Popular do Recife. Em 1997, foi convidado a ingressar na Cia. Teatro XPTO, em São Paulo, onde participou como intérprete e coreógrafo de Buster, O Enigma do Minotauro, Coquetel Clown e Além do Abismo. Em 1998, ganhou a Bolsa de Pesquisa Rede Stagium, com a qual produziu seu primeiro solo, Delírio. Com Ana Catarina Vieira, aprofundou seus conhecimentos de balé clássico e, a partir de 2000, iniciou o processo de pesquisa de linguagem em dança contemporânea ao lado de Ana.

Realização: SESC /  Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira / FOMENTO /  Prefeitura /  DEC
Parceiro: Mira Filmes. Apoio: Crisantempo, Cooperativa, Arteplural

Projeto contemplado pelo 12º Edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. www.dancacontemporanea.com.br /www.anaeangelo.com / contato@dancacontemporanea.com.br.

ARTEPLURAL Assessoria de imprensa Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli (11) 9245-4138
Douglas Picchetti (11) 9814-6911
Renato Fernandes (11) 7286-6703
Facebook Arteplural

Nenhum comentário:

Postar um comentário