Translate

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A Historia do Incrível Peixe-Orelha diverte e conscientiza crianças sobre a poluição das águas do planeta


Com ritmo ágil de comédia e música envolvente, a peça tem figurino lúdico e
 cenário que reproduz o fundo do mar, com espelhos que se movimentam para criar o reflexo da água. O espetáculo é baseado no livro de Edson Natale, que recebeu selo da ONU  e estreia no Teatro Aliança Francesa no mês da criança, tratando do tema de forma leve e divertida

O raríssimo peixe milenar da espécie “orelha” já viveu muitos perigos nas águas brasileiras: bebeu do óleo de navios, foi atropelado por sofás jogados nos rios e vivenciou o desvio de bacias hidrográficas importantes de nosso ecossistema. Com essa experiência e sua sabedoria, o Peixe-Orelha quer conscientizar todos os seres aquáticos (e os humanos) sobre os perigos do consumo desenfreado e da poluição aquática.

Este é o mote do espetáculo infantil A História do Incrível Peixe-Orelha, dirigido por Kleber Montanheiro (melhor diretor APCA, 2008 e FEMSA, 2009), que estreia sábado, dia 13 de outubro – no mês da criança – às 16 horas, no Teatro Aliança Francesa. No elenco, Alessandra Vertamatti, Luciana Ramanzini, Mariana Elisabetsky, Demian Pinto, Edgar Bustamante e Fabiano Augusto.

A montagem é uma adaptação feita pelo dramaturgo Paulo Rogério Lopes do conto homônimo de Edson Natale, escrito em 2003 – que recebeu o selo da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma publicação que integrou oficialmente o Ano Internacional da Água Potável. Com isso, a obra recebeu o apoio institucional da ONU, que a declarou “uma grande contribuição para a divulgação dos objetivos do Ano Internacional da Água Potável, criado pelas Nações Unidas para conscientizar a população mundial, e em especial os mais jovens, sobre o problema da água em nosso planeta”.

Protegido pelo conselho dos sábios e corajosos anciãos das águas, mares e rios, o lendário Peixe-Orelha é tido como o último de sua espécie e o único capaz de salvar a água do planeta. Isso se faz por meio dos ensinamentos transmitidos pelo peixe que vão desde estatísticas sobre a bacia hidrográfica brasileira – que concentra 8% de toda a água doce existente no mundo –, até informações sobre a quantidade de água gasta em um banho de quinze minutos, para escovar os dentes, lavar a louça ou limpar carros e calçadas.

“O teatro tem a função de educar e expandir o conhecimento com um viés artístico. Algo que pode auxiliar na formação da criança. O teatro de variedades foi uma inspiração para esta montagem, pois o espetáculo exibe uma série de números envolvendo música, mágica, recursos que estão em volta e trabalham com o mesmo tema”, diz Kleber Montanheiro.

A encenação é recomendada ao público a partir de 3 anos de idade e priorizou a criação de uma linguagem leve e lúdica que possibilitasse a discussão de um assunto de grande urgência e seriedade de forma divertida, por meio da arte. Cria-se um jogo de troca e identificação entre palco e público, convidando este a participar do espetáculo como um espectador ativo, por meio da fala, da ação e das técnicas de farsa desenvolvidas pela direção.

Os atores inserem as exaltações e participação do público no jogo teatral, conectando-as à história de modo eficiente, por meio do rompimento da chamada “quarta parede” – elemento característico do teatro realista. Prioriza-se, então, a dinâmica do enredo por meio da triangulação da comédia, do ritmo ágil e a música envolvente na forma de gags, que conduzem a seriedade do assunto com muita diversão.

“A concepção procurou trazer um ambiente fantástico para os palcos com os seres marinhos, os espelhos que se movimentam criam o reflexo do mar. Objetos do cotidiano como tampas de garrafa, esponja, panelas estão colados nos personagens. Uma iniciativa que traz uma identificação para a plateia e exprime a ideia de que esses adereços não fazem parte do mundo marinho, a questão da preservação é o mote principal da peça”, fala o diretor.
  

Cenário, figurinos e trilha sonora

A cenografia busca o incentivo e a provocação da criação de imagens líricas no imaginário vasto do público infantil, recriando cenários aquáticos, corais e detalhes marítimos por meio de elementos cênicos essenciais e mutáveis, dotados de surpresa e beleza estética. O principal deles é uma escultura de escamas sensível à luz que se movimenta no fundo do palco, remetendo às particularidades do fundo do mar e transformando o ambiente. A atmosfera se completa por meio de um jogo de reflexos: cinco espelhos de 4 metros de altura criam a sensação de movimento e distorção da água.
Para enaltecer a associação do ambiente aquático com os danos da poluição, os figurinos dos seres marinhos são compostos de materiais inusitados como funis, bacias, panelas e outros objetos facilmente reconhecíveis pelas crianças, que completam o entendimento do conteúdo e o impacto da história. Ainda assim, o figurino mantém-se divertido e lúdico ao criar criaturas inimagináveis por meio desta combinação de cores e materiais.
A trilha sonora composta especialmente para o espetáculo atua como um elemento enaltecedor da poesia original do conto. São oito músicas cantadas e tocadas ao vivo pelos seis atores-cantores do elenco, que as intercalam em meio ao enredo, garantindo a dinâmica e leveza do espetáculo.

O foco no público infantil se dá por conta das características multiplicadoras de reflexões, ações e perspectivas de futuro que estas crianças detêm. Busca-se, portanto, provocar a criação de novas lógicas de observação da realidade no imaginário infantil e a visualização de soluções criativas para os problemas do mundo.
  
“Escrevi o livro há quase 10 anos, desde então as discussões sobre a questão da água tem sido intensificadas, o que deixou a obra sempre atual com o mundo contemporâneo. É uma honra ver uma adaptação chegar ao teatro, uma forma de potencializar a mensagem da história”, finaliza o autor Edson Natale.

A Kimberly-Clark, por meio da marca Huggies Turma da Mônica, patrocina a peça A História do Incrível Peixe-Orelha.
  
Sobre a Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark é uma multinacional norte-americana presente no Brasil desde 1996 e apresenta uma linha completa de produtos de higiene pessoal e doméstica, com marcas fortes e de reconhecida qualidade no mercado: papel higiênico Neve® e Scott®; Scott Limpamax® e Scott Duramax®; guardanapos Scott® e Grand Hotel®; papel toalha Scott®; lenços de papel Kleenex®; fraldas descartáveis Turma da Mônica™, Huggies®, Pull Ups® e Little Swimmers®; lenços umedecidos Huggies®, Baby Wipes® e Turma da Mônica™; linha banho e pós-banho Turma da Mônica™; produtos para incontinência urinária Plenitud®; absorventes Intimus Gel® e Intimus® Interno; protetores Intimus Days®, lenços umedecidos e sabonete íntimo Intimus®. A Kimberly-Clark atua, ainda, no segmento institucional, atendendo ao comércio, à indústria, a restaurantes e a hotéis, por meio de sua divisão Profissional. Além disso, a companhia possui uma divisão de Saúde, com uma linha completa de produtos médico-hospitalares para o uso onde haja risco de contaminação. www.kimberly-clark.com.br.
  
FICHA TÉCNICA:
Espetáculo: A História do Incrível Peixe-Orelha – Direção, cenário e figurinos: Kleber Montanheiro. Autor do livro: Edson Natale. Autor da peça: Paulo Rogério Lopes. Roteiro e adaptação teatral: Paulo Rogério Lopes. Música Original: Adilson Rodrigues. Iluminação:Guilherme Bonfanti. Elenco: Alessandra Vertamatti, Luciana Ramanzini, Mariana Elisabetsky, Demian Pinto, Edgar Bustamante, Fabiano Augusto. Realização: Fernanda Signorini. Classificação: 2 anos.
  
SERVIÇO:
Estreia dia 13 de outubro de 2012Temporada até 16 de dezembro de 2012Teatro Aliança Francesa. Rua General Jardim, 182 - Vila Buarque – próximo ao Metrô República. Tel.: 3017-5699 ramais 5602 / 5618 / 5617 Preços e Horários: Sábados e domingos, às 16 hora – R$30 inteira, R$ 15 meia entrada. Duração: 60 minutos. Comédia infantil. Recomendação: 2 anos. Vendas: Ingresso Rápido -http://www.ingressorapido.com.br/. Tel. 4003-1212. CC: AE, D, M e V. Informações:
http://www.aliancafrancesa.com.br/ Capacidade - 214 lugares (04 lugares para portadores de necessidades especiais). Café no saguão Douce France.

Nenhum comentário:

Postar um comentário