Translate

terça-feira, 11 de setembro de 2012

GRÁTIS: Piano na Praça apresenta Nelson Ayres e Thiago Pinheiro


A série Piano na Praça apresenta no dia 15 de setembro (sábado) duas gerações de virtuosos pianistas. Às 15 horas, o projeto recebe Thiago Pinheiro para abrir esta tarde musical com todo seu talento e criatividade. E o pianista, arranjador e compositor Nelson Ayres assume as teclas,às 16 horas, para brindar os amantes da boa música instrumental com toda sua genialidade.

As apresentações do Piano na Praça acontecem na Praça Dom José Gaspar, no centro da cidade de São Paulo.

Com trabalho reconhecido internacionalmente, Nelson Ayres interpreta músicas próprias como “Veranico de Maio” e “Perto do Coração”, além de composições de Heitor Villa-Lobos (“Ária das Bachianas Brasileiras nº 4” ) e Caetano Veloso (“Coração Vagabundo”), entre outras. Este é o último concerto que o maestro faz antes de seguir em turnê pela Europa ao lado de Mônica Salmaso e Teco Cardoso.

Músico autodidata, o paulistano Thiago Pinheiro vem se apresentando ao lado de grandes nomes da música brasileira, além de desenvolver trabalhos próprios (solo e com grupo) no Brasil e exterior. O programa de seu concerto no Piano na Praça traz músicas de Paulinho da Viola (“Duas Horas da Manhã”), Jerome Kern (“All The Things You Are”) e Guilherme Kerr (“Ame ao Senhor”). O pianista mostra também o seu lado compositor em temas como “Canção de Estrelas” e “Noturna”, entre outras.

A série Piano na Praça é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que acontece, quinzenalmente, na Praça Dom José Gaspar. O projeto, que está em sua 7ª temporada (sétimo ano), vem apresentando pianistas de expressão nacional e internacional, tanto no âmbito popular quanto erudito.

Série: Piano na Praça
Dia 15 de setembro – sábado
15 horas: Thiago Pinheiro
16 horas: Nelson Ayres
Local: Praça Dom José Gaspar, s/nº - Centro – São Paulo/SP
Grátis – Informações: (11) 3397-0160 – Metrô República
Nº lugares: 300 cadeiras - Concerto ao ar livre – Duração: 2 horas

Próximo Piano na Praça:
29/09 - Túlio Mourão e Rafa Castro

Apesar de sua postura sempre discreta, o pianista, arranjador e compositor Nelson Ayres é amplamente reconhecido como umas das personalidades mais importantes da musica instrumental brasileira contemporânea, um constante inovador. Iniciou sua carreira na década de 60, dividindo o palco com outros estudantes que traziam para São Paulo o nascente movimento da bossa nova, como Taiguara, Toquinho e Chico Buarque.

Com uma bolsa de estudos, tornou-se o primeiro aluno brasileiro a cursar o afamado Berklee College of Music em Boston, onde, com o saxofonista Vitor Assis Brasil, criou o quinteto Os Cinco, primeiro grupo de música instrumental brasileira da costa leste americana. Nos Estados Unidos tocou e gravou com Airto Moreira e Flora Purim, Astrud Gilberto, Ron Carter, Walter Booker e outros músicos de peso.

Na volta para o Brasil, montou com outros músicos a Big Band de Nelson Ayres, importante núcleo de musica instrumental paulista da década de 70. Foi também figura de destaque nos dois legendários Festivais de Jazz São Paulo/Montreux, apresentando-se ao lado de Benny Carter, Dizzy Gillespie e Toots Thielemans.

Em 1978, criou o quinteto Pau Brasil que propõe para a musica instrumental brasileira um caminho diferente do jazz-rock predominante na maioria dos grupos do gênero, com o qual fez turnês pela Europa e Japão, além lançar vários discos. Com César Camargo Mariano, estrelou em 1984 o espetáculo Prisma, primeiro show brasileiro a usar intensivamente recursos de computação aliados aos instrumentos eletrônicos.

Na década de 90, atuou por nove anos como regente e diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Tem regido freqüentemente outras orquestras no Brasil e no exterior, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel, considerada uma das melhores do mundo.

Suas composições foram gravadas por Monica Salmaso, César Mariano, Milton Nascimento, Herbie Mann, Renato Braz, Kenny Kotwick, Joyce, Ivan Lins, Marlui Miranda, e até pelo cantor romântico Daniel, entre outros. Suas composições eruditas tem sido executadas por orquestras, solistas e grupos de câmara em todo o mundo. Foi comissionado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, para compor seu Concertino para Percussão e Orquestra, indicado para o Grammy Latino 2011 como melhor CD de música clássica.

A partir de 2000, voltou a dedicar-se ao piano, liderando o Nelson Ayres Trio, que conta com a participação de Alberto Luccas (contrabaixo) e Bob Wyatt (bateria), época em que foi também apresentador do programa Jazz & Cia, da TV Cultura. Dois anos depois, lançou o CD, Perto do Coração, cuja faixa-título, apesar de ser instrumental, ficou entre as três finalistas como "melhor canção" do Prêmio Tim 2004. A seguir, relançou o CD Mantiqueira, gravado em 1981. Seu novo disco Paixão foi lançado em 2011, contemplado com o Prêmio Funarte de Música Popular Brasileira. Atualmente, desenvolve trabalho ao lado da cantora Mônica Salmaso e do saxofonista Teco Cardoso em uma série de shows pelo Brasil com o qual, um dia após apresentação no Piano na Praça, segue em turnê pela Europa.

Thiago Pinheiro

Um menino de seis anos, improvisando ao piano com segurança e desenvoltura, chamou a atenção de José Ribeiro de Souza Filho, diretor da Fritz Dobbert, em 1988, no estande da marca na Expomusic. O menino deixou os patins na entrada da feira para entrar e impressionar com a música que tirou das teclas, nascendo ali uma parceria entre Thiago Pinheiro e os pianos Fritz Dobbert.

O fato de ser autodidata reforça a liberdade musical de Thiago. O pianista sempre pesquisou por conta própria, até mesmo por causa de sua limitação na leitura de partituras - Thiago possui cerca de 20% de visão. Ao longo dos anos expandiu seu conhecimento na área de timbragem e tecnologia musical, tornando-se uma das maiores referências no Brasil em home studio e em estúdios móveis. Em 2002, Thiago entrou para o time dos artistas da M-Audio, empresa norte-americana de tecnologia para áudio e música, tocando em trade shows como o Namm, nos Estados Unidos, e o Calm Expo, na China.

O piano é o instrumento eleito pelo músico para compor e desenvolver suas idéias. Seu estilo musical absorveu muitas influências, de grandes nomes do blues como Eric Clapton, ao som pop de Stevie Wonder com quem Thiago subiu ao palco, aos 12 anos, no 10º FreeJazz Festival. Há cerca de 10 anos, teve contato mais intenso com o jazz, o que causou impacto em sua forma de tocar, inspirando-se em mestres como Chick Corea, Keith Jarret, Herbie Hancock e Brad Mehldau.

Aos 17 anos, o pianista foi o mais jovem músico a ficar entre os finalistas no Prêmio Visa de Música Instrumental. Ele já dividiu palco com Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal, Célio Barros, Carlos Balla, Gilberto Gil, Kenny Brown, Gary Brown, Arthur Maia, Diego Figueiredo e Nelson Ayres. Thiago Pinheiro é dono da produtora Acorde que trabalha, sobretudo, com clientela internacional. Em paralelo, apresenta-se como pianista solo e com o Thiago Pinheiro Trio, neste caso tocando principalmente standards de jazz e composições do trio. Já seu trabalho solo tem uma proposta intimista com contornos sonoros muito próprios.


Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Marcela Lima
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário