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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Recital de Canto e Piano do Centro de Música Brasileira em agosto


Grandes compositores no repertório:
Camargo Guarnieri, Fernando Cupertino, Gilberto Mendes, Marcos Câmara, Osvaldo Lacerda, Rodolfo Coelho de Souza e Ronaldo Miranda




Dia 25 de agosto, sábado, às 18h30, acontece o Recital de Canto e Piano doCentro de Música Brasileira (CMB) na Cultura Inglesa da Vila Marianacom Duo Terra Brasilis (Fernando Cupertino, voz e Consuelo Quireze, piano) e o pianista Eduardo Santângelo. Este ano o CMB homenageia Osvaldo Lacerda (1927-2011) que estaria fazendo 85 anos em março. Em comemoração,os músicos interpretarão algumas de suas obras. O CMB é presidido porEudóxia de Barros.  Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, alunos do Cultura Inglesa e maiores de 65 anos).

Fernando Cupertino é Vice-Presidente do Centro de Música Brasileira. Médico também, já foi Secretário da Saúde em seu Estado, Goiás. Ele irá interpretar várias obras e terá composições próprias no repertório. Preenchendo a finalidade do CMB, outras obras brasileiras serão apresentadas, dos seguintescompositores: Osvaldo Lacerda, Marcos Câmara, Rodolfo Coelho de Souza, Gilberto Mendes, Ronaldo Miranda e Camargo Guarnieri.

Centro de Música Brasileira - CMB foi fundado em São Paulo em 18 de dezembro de 1984 e iniciou suas atividades em 1985. Visa a promover e divulgar a Música Brasileira erudita, de todas as épocas e estilos. O CMB realizou 282 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Promoveu nacionalmente vários concursos de interpretação: 7 de Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano e 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.

 Programa:

 Parte I :

canto e piano (Fernando Cupertino, barítono; Consuelo Quireze, piano)Fernando Cupertino: Canção do exílio (texto de Gonçalves Dias)
                              Modinha do exílio (texto de Ribeiro Couto)
                              Nova canção do exílio (texto de Ferreira Gullar)
                              Nos anos trinta (texto de Manuel João Monteiro)
                              Ismália (texto de Alphonsus de Guimaraens)
                              Essa que eu hei de amar (texto de Guilherme de Almeida)

piano solo (Consuelo Quireze, piano) :Osvaldo Lacerda:         Cinco variações sobre "Escravos de Jó" - em homenagem aos 85 anos do compositor
Fernando Cupertino:     Momentos números 6, 5 e 2

canto e piano (Fernando Cupertino, barítono; Consuelo Quireze, piano)Osvaldo Lacerda:        Ouvir estrelas (texto de Olavo Bilac)- em homenagem aos 85 anos do compositor
                                   Canção para minha morte (texto de Manuel Bandeira)
Fernando Cupertino:  Cantiga de caboclo (texto de Elpídio dos Santos)
                                 Minha estrela (texto de Manuel Bandeira)
                                 Trovas
                                 Adivinhação (texto de Martins d'Alvarez)


 Parte II :

com o pianista Eduardo Santângelo, que tocará o seguinte : 

 Marcos Câmara
 Stregato,  composto em  1991.
 Rodolfo Coelho De Souza
Rébus, composta em 1985.
Gilberto Mendes
Vento Noroeste, composto em 1982.
Osvaldo Lacerda
Estudo número 4 ( em homenagem aos 85 anos do compositor ) 
Ronaldo Miranda
Toccatta, composta em 1982. 
Camargo Guarneri
Toccata composta em 1935

Biografias:

Natural de Goiânia/GO, Fernando Cupertino viveu toda a sua infância e parte de sua adolescência na Cidade de Goiás, antiga Capital do Estado, terra de seus pais. Ali recebeu as influências do meio cultural extremamente rico, a partir do seio de sua própria família. Com a professora Darcília Amorim (1903-1995), aprendeu teoria musical e técnica vocal e viu seu talento criativo ser gradativamente direcionado para a música litúrgica. Durante o curso de Medicina, em Goiânia, no final da década de 70, frequentou o Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás como aluno não-regular. Ali conviveu com o maestro Oscarlino Pereira da Rocha, com quem aprofundou seus conhecimentos de Harmonia.
De volta à Cidade de Goiás, já como médico, dedicou-se ao trabalho musical na Catedral de Sant’Ana, na Igreja de S. Francisco e na Igreja de N. Sra. do Rosário. Além de acompanhar ao órgão os cânticos religiosos por mais de 15 anos ininterruptos, fez arranjos para banda de música, acompanhou seresteiros, compôs e executou missas e outras peças de sua autoria nos diversos eventos religiosos e sociais da antiga Capital goiana.
A partir de 2002, incentivado pelas pianistas Belkiss S. Carneiro de Mendonça e. Consuelo Quireze, dedicou-se de modo mais intenso à escrita para piano, sem deixar, contudo, o gosto pela música litúrgica.
Em 2003, lançou três CDs com obras de sua autoria (“Música Sacra”, “Obra Diversa” e “Consuelo Quireze interpreta Fernando Cupertino”), através de projeto aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura do Estado de Goiás.
Recebeu a Comenda do Mérito Cultural, na categoria Composição Musical, do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, 2004. No mesmo ano, foi agraciado pelo Governo de Goiás com a Comenda do Mérito Anhanguera, no grau de Grande Oficial.
Com a pianista Consuelo Quireze, forma o duo Terra Brasilis, que tem procurado divulgar a canção de arte e a música brasileira para piano. Apresentaram-se, com grande sucesso, na Embaixada do Brasil na França (2005), na Embaixada do Canadá no Brasil (2006), no Centro de Música Brasileira em São Paulo (2006), na Maison Trestler, no Québec (julho/2007) e na Maison des Jeunesses Musicales du Canadá em Montréal (novembro/2007), dentre outros. Em 2008, a convite da Missão Permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o duo se apresentou em várias salas de concerto de Portugal, por ocasião das comemorações do centenário de morte de Machado de Assis.
Em 2006, foi regente convidado do II Encontro de Corais da Cidade de Goiás.
Em 2009, compôs a Missa do Jubileu, para as comemorações do cinquentenário da Universidade Católica de Goiás, e também a Missa em Dó Maior para o cinquentenário da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, ambas para coro, solistas e orquestra.
Discípulo do compositor Osvaldo Lacerda (São Paulo), com quem estudou Composição de 2005 a 2011. Lacerda dedicou-lhe duas de suas canções (“Ouvir estrelas”, em 2006 e “Ismália”, em 2010).
É Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

Pianista goiana, Consuelo Quireze  é Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás e discípula de Maria Augusta Callado, Belkiss S. Carneiro de Mendonça e M. Camargo Guarnieri, este último, foco de sua dissertação de mestrado. A pianista tem se apresentado como solista e camerista em várias salas de concertos e teatros em seu estado, em concerto na Embaixada de Portugal (1998) em homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura José Saramago e ainda nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte entre outras, bem como em Paris, França (2005) Otawa e Montreal, no Canadá (2005 – 2006 – 2007) e em Lisboa, Portugal, na Fundação Gulbenkian, Palácio Foz e Mosteiro de Alcobaça (2008).
Forma um Duo Pianístico com Maria Lúcia Roriz com programas dedicados principalmente à divulgação da música brasileira. São intérpretes de diversas primeiras audições de obras de compositores brasileiros, algumas na condição de dedicatórias.
Gravou, a pedido do Museu da Imagem e do Som do Estado de Goiás, a trilha sonora para um documentário sobre a historiadora e folclorista Regina Lacerda, de autoria do compositor e barítono Fernando Cupertino, com quem forma o Duo Terra Brasilis, com intensa atividade no Brasil e no exterior dedicando-se também à performance da Canção  de  Câmara Brasileira. Registrou em CDs obras pianísticas e de câmara de Cupertino, e, Fugas de J. S. Bach, ambos pelo Estúdio EMAC -(2004-2008). Atualmente é coordenadora do curso de Graduação em Piano da EMAC-UFG, onde leciona as disciplinas Piano, Música de Câmara e Formação de Repertório. É Coordenadora do Projeto “Concertos em Série” da Fundação Jaime Câmara e do Projeto “Medicina em Concerto” da Faculdade de Medicina. Em 2005 o Governo de Goiás outorgou-lhe a Medalha do Mérito Anhanguera; em 2009 recebeu do Conselho Estadual de Cultura de Goiás o prêmio de Destaque Cultural do Ano.
Desde 2006 é Membro Titular da Academia nacional de Música.

Eduardo Santângelo é Mestre em Música pela UNICAMP com dissertação sobre Villa-Lobos. Possui  uma  sólida formação musical e pianística: realizou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí, no Instituto de Artes da UNESP, na Arizona State University, na Faculdade Carlos Gomes, no Instituto de Artes da UNICAMP e na ECA-USP.
 Iniciou seus estudos pianísticos em São Carlos com Sylvia Barros, após a formação básica Santangelo aperfeiçoou-se com os mais insignes pianistas brasileiros: estudou no Brasil com Tadeu de Freitas, Homero de Magalhães e Gilberto Tinetti, nos Estados Unidos com Caio Pagano, especializou-se ainda com Belkis Carneiro de Mendonça, Beatriz Balzi, Marisa Lacorte, Yara Bernette, Claudia Knaffo, Mordehay Simoni, David Witten, Mauricy Martin e Eduardo Monteiro.
              Eduardo desenvolve intensa atividade como solista, camerista e recitalista, apresentando programas com peças de grande envergadura, fazendo jus à grande admiração que por ele nutria o ilustre e saudoso pianista Homero de Magalhães.                      
Contemplado com um prêmio, oferecido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Eduardo gravará um cd com obras dos mais eminentes compositores contemporâneos brasileiros: Rodolfo Coelho de Souza, Marcos Câmara de Castro, Ronaldo Miranda, Gilberto Mendes, Mário Ficarelli.

Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de Dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de Abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de Barros.
Visa a defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita, de todas as épocas e estilos. Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens, no início de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes.
Osvaldo Lacerda foi o Presidente até o ano passado e atualmente é a pianista Eudóxia de Barros.
O CMB realizou 282 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa música.
Não conta com subsídios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceção de esporádicos patrocínios dos prêmios dos concursos ou apoios culturais: Banco Francês e Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte – MINC, Rotary Club de São Paulo, Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de Música, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo Arão Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra Sinfônica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, Sabó Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Financeiramente, sobrevive graças às anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040  São Paulo - SP .
Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da “Cultura Inglesa de São Paulo”, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, no Auditório da Rua Madre Cabrini, 413
Promoveu vários concursos de Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Promoveu um Concurso de Monografia “O Dobrado” (marcha cívica e militar brasileira), e dois de Composição: o primeiro,  em parceria com  a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” ( São Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano , vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve como prêmio, alem de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ainda a impressão de sua Tocata, pela Academia Brasileira de Música. O 2º prêmio foi para Edson Sant´Anna. Foram marcantes os dois  recentes Concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em Dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa Mário de Andrade: o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Site: http://www.centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br/
Sua atual Diretoria é assim constituída:
Presidente: Eudóxia de Barros
Vice-Presidente:- Fernando Cupertino
Primeiro Secretário:- Helena Marcondes Machado
Segundo Secretário:- Fernanda Iervolino Rossini
Primeiro Tesoureiro:- Sergio Rossini
Segundo Tesoureiro:- Tomasino Castelli

Serviço:
Recital do Centro de Música Brasileira
Dia 25 de agosto, sábado, às 18h30
Músicos: Duo Terra Brasilis (Fernando Cupertino, voz e Consuelo Quireze, piano) e pianista Eduardo Santângelo
Local : Auditório da Cultura Inglesa de Vila Mariana
Rua Madre Cabrini, 413
Capacidade: 50  lugares
Ingressos: R $ 20,00 e R $ 10,00 (meia-entrada para estudantes e maiores de 65 anos)
Sócios: entrada franca.




Mais informações sobre a divulgação com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mailmiriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br


 
Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
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