Translate

quarta-feira, 23 de maio de 2012

"Francesca", de Luiz Alberto de Abreu

                                                              Fotos: Bob Sousa

Comédia inédita de Luís Alberto de Abreu, inspirada
em A Divina Comédia, tem direção de Roberto Lage



A comédia dramática Francesca, texto inédito de Luís Alberto de Abreuestreia no dia 5 de junho, terça-feira, no Espaço Parlapatões, às 21 horas, com direção de Roberto Lage. A peça foi inspirada em história contida no poema medieval Canto V de A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

A trama se passa às voltas de Francesca (Tatyana Figueiredo) que narra, no inferno, sua história e do amado Paolo (Márcio Bueno Dias)para o tribunal que irá julgá-los. Apaixonados, Francesca e Paolo têm que encarar, por imposição familiar, o casamento dela com o irmão dele. Isto os leva à traição; e esta transgressão às regras morais e sociais da época os leva à morte.

A montagem tem 18 personagens e 10 atores em cena. Além dos citados Tatyana e Márcio, o elenco é formado por Renata Zhaneta, Maria do Carmo Soares, Ando Camargo, Marco Aurélio Campos, Fernando Petelinkar, Raquel Marinho, André Grecco e Rodrigo Ramos.

Nesta adaptação o autor se valeu de tradições cujas origens estão enraizadas na arte popular. Na fábula, o conteúdo religioso (típico do período de Dante Alighieri) se soma a elementos da commedia dell’arte, influente tradição cômica do teatro ocidental. Em Francesca, temos os enamorados, o pai aburguesado, a alcoviteira e a criada, caracteres típicos desta prática teatral.

O diretor Roberto Lage explica que a montagem busca atingir todas as plateias e vários segmentos sociais. “Isto quer dizer, no melhor sentido do termo, ‘um espetáculo popular’. É uma história de amor que transgride valores vigentes na Idade Média e que continua sub júdice no século XXI”. Ele ainda questiona se não seria oportuno provocar na plateia uma reflexão sobre o fato de estarmos tão desenvolvidos científica e tecnologicamente e, mesmo assim, continuarmos presos a valores e preceitos sociais que travam o desenvolvimento do homem e geram tanto preconceito. “Não preciso de nenhuma outra razão para dirigir e produzir um espetáculo tendo como base esse brilhante texto de Luis Alberto de Abreu.” Finaliza.

Com maestria, Luís Alberto de Abreu se vale da estrutura da obra de Dante Alighieri - ao mesmo tempo, facilmente reconhecível e incomum em nossos tempos - para escreverFrancesca. Elaborada, principalmente, em versos, a peça é um poema dramático, recurso pouco explorado na dramaturgia atual, na qual o autor exige do espectador um estado auditivo diferente do habitual. Mas nem por isso ele deixa de proporcionar um texto claro e fácil de ouvir.

O enredo

No inferno, diabos recebem os últimos pecadores chegados da esfera dos vivos. Entre eles estão Francesca e Paolo, um casal apaixonado que, por imposição das famílias e vítimas da moral vigente, são impedidos de ficarem juntos. Ela foi entregue em casamento ao irmão de seu amado, primogênito da família. Inconformada, ela propõe a transgressão e os amantes são mortos pelas mãos do primogênito com quem ela se casou.

Chegando ao inferno, onde eles serão julgados, Francesca pede permissão para contar-lhes sua história e explicar o que os levou à transgressão dos valores vigentes. Depois de muita luta para terminar o relato de sua saga, o veredito é pronunciado pelo líder do tribunal. Qual será esse veredito? Pode um verdadeiro amor ser condenado?
Francesca – por Luís Alberto de Abreu

Francesca foi uma comoção imediata desde que li sua história no Canto V da Divina Comédia, de Dante, ainda numa velha e difícil tradução do século XIX, de Xavier Pinheiro. Ainda não havia sido publicada a excelente tradução de Cristiano Martins. Ao acabar o Canto V já havia me decidido a escrever a peça. Tocou-me a inesperada erupção da paixão entre Francesca e seu cunhado Paolo a partir da inocente leitura da história de dois outros apaixonados: Lancelot e Guinevere.

Tocou-me a violência da também inesperada chegada do marido, Gianciotto, que assassinou os dois amantes antes de terminarem o primeiro beijo. Tocou-me o rigor cruel da justiça divina ao sentenciar aquelas almas ao inferno. Tocou-me ver as duas almas, ainda abraçadas e amantes, sendo arrastadas eternamente contra os penhascos pelos turbilhões de ventos do círculo segundo do inferno. Tocou-me, sobretudo, a impressão que a história causou no próprio Dante que descreve seu impacto com um de seus mais belos e pungentes versos: "E cai como um corpo morto cai!" Dante apaixonado por Beatriz, Francesca por Paolo, Lancelot por Guinevere. Histórias de paixão sobre paixões. Foi um impulso apaixonado escrever a minha. Continuar o caudal de histórias de paixão e escrever de novo e para hoje essa comovente história. Creio, corria o ano de 1993. De lá para cá este texto dormiu. Dos meus mais de 60 textos teatrais escritos este era o último não encenado. Obrigado, Lage e atores e equipe, por despertá-lo.

Ficha técnica

Espetáculo: Francesca
Texto: Luís Alberto de Abreu
Direção: Roberto Lage
Diretor assistente: Paulo H. Jordão

Elenco: Tatyana Figueiredo (Francesca), Márcio Bueno Dias (Paolo e Pecador 1), Renata Zhaneta (Nora), Maria do Carmo Soares (Isabel e Alma), Ando Camargo (Minos e Pai), Marco Aurélio Campos (Gian e Pecador 2), Fernando Petelinkar (Caracane e Convidado), Raquel Marinho (Cococalvo e Convidada), André Grecco (Naparasa e Amigo 1) e Rodrigo Ramos (Malabéstia e Amigo 2).

Direção musical: Paulo Herculano
Música original e arranjos: Matias Capovilla e Paulo Herculano
Cenografia e adereços: Heron Medeiros
Figurino e adereços: Fabio Namatame
Assistente de figurino: Juliano Lopes
Iluminação: Wagner Freire
Assistente de iluminação: Alessandra Marques
Design gráfico: Heron Medeiros
Fotos: Bob Sousa
Operação de luz: Reynaldo Thomaz
Operação de som: Fábio Galvão
Cenotecnia: Estúdio Flux
Direção de produção e administração: Maurício Inafre
Produção executiva: Regilson Feliciano
Assistente de produção: Jô Nascimento
Idealização do projeto: Charles Geraldi
Realização: Roberto Lage Produções Artísticas
Co-realização: Uma Arte Produções Artísticas

Serviço
Estreia: dia 5 de junho - terça-feira - às 21 horas
Espaço Parlapatões – www.parlapatoes.com.br
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação/SP – Tel: (11) 3258-4449
Ingressos: R$ 30,00 (meia: R$ 15,00) – Bilheteria: 16h às 22h (terça a dom.)
Temporada: terças e quartas - às 21 horas – Até 25 de julho
Duração: 70 min. - Gênero: Comédia dramática - Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 94 lugares - Antecipados: www.ingressorapido.com.br - (4003-1212)
Aceita dinheiro e todos os cartões de crédito - Acesso universal - Ar condicionado. 

Assessoria de imprensa: VERBENA COMUNICAÇÃO
Tel (11) 3079-4915 / 9373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário