Translate

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Itajaí é a primeira cidade a receber o espetáculo “As Quatro Estações em Santa Catarina”


Apresentação gratuita da Orquestra de Câmara de Blumenau será no dia 26 de abril
  
Itajaí, no dia 26, é a primeira cidade este ano a receber o espetáculo “As Quatro Estações em Santa Catarina” da Orquestra de Câmara de Blumenau. O espetáculo já foi apresentado em 2008 e considerado sucesso de público pela crítica. Por isso, está retornando aos palcos catarinenses. No dia 9 de maio, será a vez de Florianópolis e, no dia 13, Blumenau receberá este presente. O ingresso é gratuito e deve ser retirado na bilheteria do Teatro Municipal de Itajaí.

“As Quatro Estações”, de Antônio Vivaldi, é a obra mais popular do compositor italiano, e foi publicada em 1725, numa coleção de 12 concertos que fazem parte de um conjunto especial, chamado de Il cimento dell'armonia e dell'inventione. “As Quatro Estações” são os primeiros concertos desse conjunto e já traziam os títulos que hoje lhes atribuímos “A Primavera”, “O Verão”, “O Outono” e “O Inverno”, baseados em sonetos especiais escolhidos pelo próprio compositor.

Se não bastasse a excelente apresentação de Vivaldi, durante a apresentação haverá também um telão que servirá de pano de fundo para a apresentação de belas imagens do Estado de Santa Catarina. As fotografias serão apresentadas de acordo com as quatro estações do ano. As imagens foram cedidas pelos fotógrafos Marion Rupp, Marisete Fachini Girardello e Patrick Rodrigues, além do Banco de Imagens da Santur (Santa Catarina Turismo).

O espetáculo tem direção artística do italiano Daniele Girardello que, inclusive, morou em Veneza, terra de Vivaldi. O diretor tem excelente conhecimento sobre a obra de Vivaldi. O maestro Daniel Bortholossi completa o time de primeira juntamente com mais 15 músicos.

Orquestra de Câmara de Blumenau
A Orquestra de Câmara de Blumenau (OCBLU) foi fundada em 1981 e percorreu palcos nacionais e internacionais apoiada por diversas empresas, principalmente as do Vale do Itajaí. Fez aproximadamente 700 concertos no país e no exterior que simbolizam a garra de seus componentes, mantendo desta forma a tradição musical trazida pelos pioneiros ao Vale do Itajaí. Gravou 10 LPs e 6 Cds e tocou com solistas de fama nacional e internacional.
 A OCBLU passou por uma grande transformação em 2001 e conta com novos componentes e diversos projetos para divulgar e consolidar a sua marca no cenário nacional. Desde 2001, quem está à frente da orquestra é o jovem maestro Daniel Bortholossi, de Curitiba. Bortholossi, em agosto de 2008, dirigiu como convidado a Varna Philharmonia Orkestr (Bulgária) durante um simpósio internacional dedicado ao compositor Johannes Brahms. Como maestro convidado tem realizado concertos com vários conjuntos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Rússia, república Tcheca e Romênia.

SERVIÇO:
O que: espetáculo “As Quatro Estações em Santa Catarina”
Quando: Dia 26, às 19h
Onde: Teatro Municipal de Itajaí      
Quanto: Gratuito. No entanto, é necessário retirar o ingresso na bilheteria do teatro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário