Translate

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Veridiana Toledo volta com Meu Trabalho é um Parto, lançada em livro na noite da reestreia do espetáculo


 foto de Fausto Saez
             Veridiana Toledo volta com Meu Trabalho é um Parto,

          lançada em livro na noite da reestreia do espetáculo

 

Escrito e interpretado por Veridiana Toledo, sob direção de Helô Cintra e Marcelo Galdino, monólogo cômico reestreia no Teatro Renaissance, aos sábados, às 18 horas.  A peça é composta por histórias sobre 12 personagens divertidos do universo
da gravidez. O livro com o texto será lançado pela Giostri Editora no mesmo dia 25

Quando decidiu montar o espetáculo, a autora e atriz Veridiana Toledo garimpou histórias reais sobre gestação para a construção do texto. Estreou no ano passado. Mal sabia ela que, alguns meses depois, a peça renderia livro (publicado pela Giostri Editora)  e que ela estaria, de fato, grávida. Os casos mais inusitadas do período da gestação recheiam Meu Trabalho é um Parto, monólogo cômico que reestreia dia 25 de fevereiro, sábado, às 18 horas, noTeatro Renaissance, sob direção de Helô Cintra e Marcelo Galdino.

Sozinha em cena, Veridiana Toledo vive situações embaraçosas e divertidas, envolvendo mitos sobre a gravidez, alterações de humor e sensibilidade feminina na gestação. Com 12 personagens e mais 13 intervenções vocais, espetáculo conta com diferentes figurinos, adereços (de Marina Reis) e trilha sonora para cada personagem (de Morris Piccioto). O cenário e a luz ficam a cargo de Marisa Bentivegna.

Veridiana é uma atriz extremamente flexível e isso facilita o trabalho de um diretor. Juntos, criamos um extenso repertório de voz e corpo que dão vida a estas mulheres tão diferentes”, conta Helô Cintra, co-diretora ao lado de Marcelo Galdino. “É uma comédia inspirada em histórias reais, por isso queremos trazer veracidade para estas cenas. Por mais cômicas que sejam, estamos falando de mulheres reais”, completa.

“Os personagens são reais e reconhecíveis. Isso traz fácil identificação para o público”, conta o co-diretor Marcelo Galdino. “Veridiana é uma atriz com uma força criadora interna muito ímpar, singular, além de ser engraçada no palco e na vida real”, completa o diretor, que é casado com a atriz.

A gestação do projeto
Em 2008, a diretora e atriz Helô Cintra engravidou e, automaticamente, se viu sem opção de trabalho. Nesta circunstância pensou em escrever um monólogo para uma atriz grávida, contando suas angústias para a plateia. Porém, nove meses passam muito rápido tratando-se de uma produção teatral. Assim, em 2009, sua amiga e parceira Veridiana Toledo começou a elaborar, de fato, o espetáculo.

start para a construção da dramaturgia foi um e-mail enviado para todas as amigas e parentes que são mães, pedindo relatos curiosos que envolvessem o assunto. A aceitação foi tamanha que ocorreu uma corrente “viral” de internet. Veridiana Toledo recebeu centenas de respostas. Destas, selecionou as mais divertidas, misturou respostas para alinhar à linguagem teatral e outras nem precisaram de retoques. “Medos, mitos, preocupações e frases-feitas são recorrentes das muitas contribuições que recebi. Também fiz uma longa pesquisa de campo”, conta a autora.

Sinopse - Uma atriz grávida (Veridiana Toledo) entra em cena para fazer um teste de seleção de elenco para a peça Romeu e Julieta. Quando o diretor percebe a sua barriga, ele corta a cena e a reprova. Seria impossível Julieta, que acabou de perder a virgindade, ter uma barriga de seis meses de gravidez.

Desolada, a atriz se dirige à plateia em busca de um trabalho para uma grávida e desenvolve, a partir de então, um diálogo direto, contando histórias reais e situações variadas do universo feminino no período de gestação. Sempre com humor e descontração, Veridiana se desdobra em diversas personagens que a ajudam a contar as diversas histórias de mulheres grávidas.

O espetáculo começa com casos de humor puro, situações constrangedoras que a gravidez traz. Depois, aos poucos, caminha para a delicadeza, que é o resultado natural de relatos mais emocionais sobre a hora do parto, do nascimento.

Alguns personagens -

Mirtes é uma personagem que a autora criou há anos. A “chata de plantão”, como define, conta desgraças sobre a gravidez.  “Criei a partir de um relato de uma amiga, que diz ter desenvolvido o terceiro ouvido para se livrar desse tipo de gente”, diz a autoraRiovaldo é o único personagem masculino. Nervoso, queixa-se das peculiaridades de uma mulher grávida, como vomitar ao sentir o cheiro de um salgadinho e o incômodo sobre todos fazerem carinho na barriga de sua esposa.

 tem desejos por coisas estranhas. Gosta de comer crosta queimada de pavio da lamparina e melancia com farinha. E a Executiva é uma personagem que tem sérios problemas com gazes e sofre muito durante uma importante reunião de negócios. “A história é verídica e a personagem quase me obrigou a assinar um documento em cartório me comprometendo a manter sigilo sobre seu nome”, brinca Veridiana.

A montagem - O cenário de Marisa Bentivegna tem telas de tecido amassado que dão a sensação de uma imagem orgânica, como se fosse uma célula intra-uterina. A luz, também de Marisa, atua diretamente com a cena, mudando significantemente a cada movimento. O figurino (de Marina Reis) é do universo do bebê, como se a personagem estivesse andando sempre equipada com sua mala de maternidade completa. Adereços, como roupinhas,lavador de mamadeira, tirador de leite e chupetas, ajudam a improvisar e incrementam a montagem.


PARA ROTEIRO:
Meu Trabalho é um Parto - de Veridiana Toledo. Direção: Helô Cintra e Marcelo GaldinoReestreia dia 25 de fevereiro de 2012, às 18h. Temporada: sábados, às 18h. Até 10 de março. No Teatro RenaissanceDuração: 60 minutos. Censura: 14 anos. Ingressos: R$ 50. Capacidade do teatro: 462 lugares. Local: Teatro Renaissance – Alameda Santos, 2233 – Jardins – São Paulo. Vendas também pela Ingresso RápidoCentral de Informações: (11) 3069-2286. Bilheteria: de terça a sábado, das 14h às 20h; domingo das 14h às 19h. Formas de pagamento na bilheteria: Cartões ou dinheiro
Vendas: 4003-1212 e www.ingressorapido.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário