Translate

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

João e o Pé de Feijão, com direção de Carla Candiotto

Mais uma parceria bem-sucedida de Carla Candiotto, desta vez com o CIRCO MÍNIMO, o espetáculo João e o Pé de Feijão – clássico da literatura infantil - volta em cartaz dia 15 de outubro, sábado, às 17h30, no Teatro da União Cultural. Trata-se do primeiro espetáculo para crianças do - grupo que vem se destacando, ao longo dos seus 20 anos de existência à pesquisa das técnicas circenses aliadas ao teatro.


Apenas dois atores, Rodrigo Matheus, fundador e diretor artístico do CIRCO MÍNIMO e Ricardo Rodrigues, também integrante do grupo, se revezam para interpretar os diversos personagens da história. Com cenário e figurinos de Kléber Montanheiro, a direção é de Carla Candiotto, que também assina a adaptação do conto, ao lado de Rodrigo Matheus.

A atriz - da Cia Le Plat du Jour - este ano dirigiu vários grupos como Cia Delas (em Histórias por Telefone, que volta em cartaz no Teatro Eva Herz), Solas de Ventos ( em A Volta do Mundo em 80 Dias, que também volta em cartaz no Sesc Belenzinho e depois no Teatro Folha), Circo Amarillo ( em Sem Concerto, em cartaz no Teatro União Cultural) e Linhas Aéreas ( em Galinhas Aéreas ).

João é um menino pobre que troca o único bem da família, a vaquinha Mimosa, por alguns feijões mágicos. Os feijões brotam e nasce um enorme pé de feijão, que chega até o céu. João sobe e descobre o castelo do Gigante, a galinha dos ovos de ouro e a harpa, analogias para a maturação da criança que descobre o trabalho, a independência e a arte.

A história sobre a busca da maturidade, sobre a capacidade criativa da criança, em uma das fábulas infantis mais populares do mundo, é contada através de técnicas de teatro físico, em que o circo está a serviço do espetáculo. Apenas dois atores, Rodrigo Matheus, fundador e diretor artístico do CIRCO MÍNIMO e Ricardo Rodrigues, também integrante do grupo, se revezam para interpretar os diversos personagens da história.

O espaço cênico é limpo, ocupado por elementos mínimos manipulados pelos próprios atores, como cordas penduradas e estruturas leves. Os atores utilizam não só o palco como também o espaço aéreo, evidenciando a magia proposta pelas linguagens utilizadas.

O cenário e os figurinos de Kléber Montanheiro preservam a aura de magia dos contos de fadas. A trilha sonora é de Tunica, as coreografias de Chris Belluomini e a iluminação de Douglas Valiense – “profissionais que estão entre os mais respeitados do teatro paulistano, tendo inclusive recebido vários prêmios”, lembra Rodrigo.

A diretora Carla Candiotto tem se destacado, ainda, por seu trabalho no grupo Le Plat du Jour (“Chapeuzinho Vermelho”, “Os Três Porquinhos”, “João e Maria”, “Peter Pan e Wendy”, “Alice no País das Maravilhas” e “Pinocchio”, este último para o Teatro Imprensa). O espetáculo traz a presença marcante de sua direção, na forma de um humor sutil e inteligente, e de marcações ágeis e precisas.

“Vale a pena conferir.” Dib Carneiro Neto, Caderno 2, Jornal O Estado de São Paulo.
“Encanta o público do início ao fim do espetáculo”. Mônica Rodrigues Costa, Guia da Folha de S.Paulo.


Para roteiro:
João e o Pé de Feijão – Reestreia dia 15 de outubro, sábado, às 17h30, no Teatro União Cultural. Temporada - sábados e domingos, às 17h30. De 15 de outubro a 13 de novembro. Direção: Carla Candiotto. Texto: Carla Candiotto e Rodrigo Matheus. Elenco: Ricardo Rodrigues e Rodrigo Matheus. Contraregragem e manipulação: Luís Ângelo Pizzonia Cunha. Coreografia: Chris Belluomini. Cenografia e Figurinos: Kléber Montanheiro. Trilha Sonora: Tunica. Iluminação: Douglas Valiense. Operação de Som: Fernando Cervantes Delgado. Operação de luz: Maria Druck. Fotografia: Luiz Doroneto. Duração – 55 minutos. Livre.

Teatro União Cultural – Rua Mario Amaral, 209. Telefone 2148 2900 / 2148 2904. Horário de funcionamento da bilheteria: Segunda e terça, das 9h às 17 horas. Quarta a domingo, das 13h às 21h30. Preço: 20 (Inteira) e R$ 10 (meia). Aceita os cartões de crédito e débito: Visa, Máster, American Express e Diners. Possui acesso para deficientes e ar condicionado. Estacionamento conveniado na Rua Teixeira da Silva, 560 a R$10,00.



Nenhum comentário:

Postar um comentário