Translate

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Teatro - Lucianno Maza dirige duas peças na Satyrianas

Tânia Bondezan está em "Meu Filho" escrita e dirigida por Lucianno Maza


                 Gilda Nomacce está em "Agridoce" escrita por Zen Salles e dirigida por Lucianno Maza

A Satyrianas, tradicional maratona teatral organizada pelo grupo Os Satyros na Praça Roosevelt, chega à sua 12a edição com 78 horas ininterruptas de programação entre os dias 11 e 14 de Novembro. Um dos principais destaques do evento é o projeto DramaMix que neste ano convidou 30 autores para desenvolverem textos curtos inéditos que serão montados por alguns dos mais destacados artistas do teatro paulista.

Participante desde a primeira edição do DramaMix, em 2007, Lucianno Maza integra este ano a equipe de dois espetáculos. No primeiro, "Agridoce", dirige os atores Gilda Nomacce e Clóvys Tôrres no texto do dramaturgo maranhense Zen Salles, enquanto no segundo, "Meu Filho", assina texto e direção do espetáculo que conta com Tânia Bondezan e Regina Schirmer no elenco. As apresentações únicas dos trabalhos serão, respectivamente, no dia 12 de Novembro, às 23h59, e no dia 13 de Novembro, às 23h. Ambos no Espaço dos Satyros II.

Sobre as peças:
"Agridoce" de Zen Salles conta a história de XX (Gilda Nomacce), uma mulher condenada por si e pelos outros, que vive trancada em um quarto onde sua memória foge, e que recebe a visita de um homem misterioso, XY (Clóvys Tôrres), que a faz lembrar de coisas que os dois gostariam de ter esquecido. A direção de Lucianno Maza estabelece um clima soturno e claustrofóbico onde os atores estarão amarrados seguindo o Shibari - a arte japonesa de imobilização com cordas - e se autoiluminando, controlando os dois únicos fachos de luz da apresentação.

"Meu Filho" de Lucianno Maza traz Madalena (Tânia Bondezan), uma mãe que não vê seu filho há mais de vinte anos e espera ansiosamente sua volta para casa mas, ao invés disso, recebe a visita de Daniela (Regina Schirmer), uma inconveniente vendedora de Yakult, que parece interessada demais na história dessa família cheia de segredos, rompimentos e arrependimentos. Dirigida pelo autor, a tragicomédia terá o tango como trilha sonora para as emoções fortes que, por vezes, será compartilhada diretamente para o público como em um programa popular de televisão.

Parcerias:
Será a primeira vez que Lucianno Maza trabalhará com as atrizes Gilda Nomacce - que acaba de ganhar o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília com o filme "Trabalhar Cansa" - e Tânia Bondezan - que está em cartaz no espetáculo "Ciranda", escrito por Célia Regina Forte e dirigido por José Possi Neto, e que recentemente protagonizou "Édipo" na versão do diretor Elias Andreato.

Já os respectivos parceiros das duas: Clóvys Tôrres e Regina Schirmer são colaboradores habituais de Maza, tendo o primeiro feito com o diretor os espetáculos "A Memória dos Meninos", "A História Dela" e "Parasita" e a segunda o espetáculo "Quarto do Nada" e a performance "Co-Memorar".

Zen Salles - autor do sucesso "Pororoca" encenado por Sérgio Ferrara no Teatro Popular do SESI - também já colaborou com o diretor quando este dirigiu seu texto "1,26" para a internet.

Sobre o autor e diretor:
Dramaturgo, diretor e crítico de teatro, Lucianno Maza escreveu 15 peças, das quais seis foram encenadas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo como "Três T3mpos", "Restos" e "A Memória dos Meninos". Parte dessa dramaturgia está reunida em volume solo da "Coleção Primeiras Obras" da Imprensa Oficial e Satyros Literatura - indicada ao Prêmio Jabuti de Literatura 2010. Dirigiu montagens de textos de Gabriela Mellão, Zen Salles e Fernando Ceylão, além de leituras cênicas de autores como Alcides Nogueira e Walcyr Carrasco. Ainda em 2011 dirigirá a leitura dramatizada de "Borboletas" de Caesar Moura no Festival Mix Brasil.

Serviço dos espetáculos no DramaMix das Satyrianas 2011:

AGRIDOCE
Texto: Zen Salles
Direção: Lucianno Maza
Elenco: Gilda Nomacce e Clóvys Tôrres
Única apresentação: 12 de Novembro (sábado)
Horário: 23h59
Local: Espaço dos Satyros II
Endereço: Praça Roosevelt, 124 - São Paulo
Informações: 3258-6345
Lotação: 75 lugares
Classificação etária: 16 anos
Duração: 20 minutos
Ingresso: Pague quanto puder



MEU FILHO
Texto e direção: Lucianno Maza
Elenco: Tânia Bondezan e Regina Schirmer
Única apresentação: 13 de Novembro (domingo)
Horário: 23h
Local: Espaço dos Satyros II
Endereço: Praça Roosevelt, 124 - São Paulo
Informações: 3258-6345
Lotação: 75 lugares
Classificação etária: 16 anos
Duração: 20 minutos
Ingresso: Pague quanto puder




Nenhum comentário:

Postar um comentário