Translate

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Palavra de Mulher estreia no dia 1º de outubro

Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa interpretam músicas de Chico Buarque em Palavra de Mulher

Espetáculo musical estreia no dia 1º de outubro, sábado às 21 horas, no Teatro Cleyde Yáconis. Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa dão vida a personagens das músicas criadas por Chico Buarque que expressam o universo feminino

Chico Buarque tratou de vários temas em suas canções. O universo feminino foi um de seus preferidos e ganhou os palcos em montagens como Ópera do Malandro e O Corsário do Rei. O espetáculo musical Palavra de Mulher une a música do compositor carioca nas interpretações de Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa em clima de cabaré. O projeto tem concepção e direção geral de Fernando Cardoso e estreia no dia 1º de outubro, sábado, às 21 horas, no Teatro Cleyde Yáconis. A temporada segue aos sábados, às 21h e domingos, às 18 horas, até 23 de outubro.

O palco recebe toda a atmosfera de um cabaré com adereços e objetos cênicos, além da iluminação, figurino e das músicas que são executadas com instrumentos acústicos (piano, contrabaixo, bateria e percussão). As intérpretes se revezam com interpretações em trio, duo e solo.

“Elas são cantoras com personalidades diferentes, porém as três se harmonizam de uma forma fora do comum. Cada uma delas tem uma qualidade oposta da outra, quando se juntam o resultado é de uma grande beleza. Essas artistas têm uma versatilidade incrível”, enfatiza Fernando Cardoso.

Entre as canções escolhidas estão Tatuagem, O Meu Amor, Folhetim, Sob Medida, Terezinha, Tango de Nancy, À Flor da Pele, Pedaço de Mim, Olho nos olhos, entre outras. As músicas não foram selecionadas de forma aleatória, seguem uma dramaturgia subliminar em cena. As cantoras incorporam a personalidade das personagens para dar mais vivacidade na interpretação.

Para Fernando Cardoso, devido ao repertório vasto de Chico Buarque, a montagem procura mostrar uma faceta de sua obra. “É difícil encontrar uma lista de canções representativas de todo o trabalho musical desse compositor carioca. Por isso, decidimos fazer um recorte com as músicas que retratam o eu feminino e criar um espetáculo que expressa esse clima.”

Intimidade com Chico Buarque
Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa são as responsáveis por dar voz às mulheres nos palcos. Essa não é a primeira vez que elas estão inseridas em um trabalho que envolve a obra de Chico Buarque. Todas, de alguma maneira, estão ligadas ao compositor.

Lucinha Lins já foi Vitória-Régia, a vilã de Ópera do Malandro (que lhe rendeu a indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz), e a prostituta Nancy de O Corsário do Rei. No cinema, fez Os Saltimbancos Trapalhões, baseado na peça Os Saltimbancos, de Chico Buarque, Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov (uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm, Os Músicos de Bremen).

Tania Alves gravou seu primeiro disco por intermédio de Chico Buarque e foi a protagonista Terezinha da montagem paulista de Ópera do Malandro, além de Bárbara, de Calabar. Em seus discos, sempre gravou músicas de Chico, como Tatuagem, Pássara e outras. Já Virgínia Rosa interpretou várias canções de Chico Buarque em sua carreira nos palcos.

“O musical se destaca por vários aspectos como o visual cabaré, a banda que está bem entrosada e a interpretação das músicas. É um verdadeiro conjunto que causa humor e reflexão. Chico Buarque conseguiu captar a complexidade da mulher de uma forma genial. Fazemos números com a plateia para garantir uma maior proximidade do espetáculo com o público”, diz Tania Alves.

Para Lucinha Lins, os versos de Chico Buarque sempre estiveram presentes em seu cotidiano. “Ele expressou o sentimento feminino como poucos e está em minha vida tanto no lado profissional quanto no emocional. É um ídolo brasileiro que faz parte da gente e procuramos representar isso na interpretação das músicas”.

Já Virgínia Rosa ressaltou que as três cantoras têm muita afinidade, característica que se reflete nos palcos. “Desde o começo, esse encontro teve uma boa energia. Outro ponto positivo é poder interpretar as belas canções desse compositor brasileiro que tem uma facilidade de refletir na arte as tragédias amorosas e os delírios das mulheres”.

O espetáculo já passou por Belo Horizonte, Santos, Sorocaba, Barueri, com ótima receptividade de público. “Palavra de Mulher é uma homenagem as personagens femininas criadas por Chico Buarque. O compositor soube traduzir a alma feminina com mulheres passionais que não medem esforços quando objetivo é o amor”, finaliza o diretor geral.

Para roteiro:
Palavra de Mulher – Estreia dia 1º de outubro, sábado, às 21 horas, no Teatro Cleyde Yáconis. Com Lucinha Lins, Tania Alves e Virginia Rosa. Direção musical, arranjos e piano - Ogair Júnior. Contrabaixo acústico - Marcos Paiva. Bateria e percussão - Ramon Montanhaur. Iluminação - Wagner Freire. Cenografia - Fernando Cardoso. Figurinos - Lucinha Lins, Tania Alves, Virgínia Rosa e Fernando Cardoso. Técnico de som - Kiko Carbone. Direção de produção - Fernando Cardoso e Roberto Monteiro. Projeto gráfico - Rodolfo Rezende – Toxtex. Concepção e direção geral - Fernando Cardoso. Temporada - de 1º a 23 de outubro. Sábados às 21 horas e domingos às 18 horas. Ingressos - inteira R$ 30,00 (meia R$ 15,00). Duração - 85 minutos. Recomendação - 12 anos.

Teatro Cleyde Yáconis - Avenida do Café, 277– Jabaquara – Estação Conceição do metrô. Central de informações: 11 5070 7018. Venda para grupos 11 3334 1358. Capacidade - 288 lugares. Bilheteria - terça a sexta, das 14 às 20 horas – sábados e domingos das 14 até o início do espetáculo. Formas de pagamento na bilheteria - cartões e dinheiro. Venda pela internet: www.ingressorapido.com.br e telefone: 11 4003 1212. Estacionamento no local – entrada Rua Guatapará 170.


Assesssoria de Imprensa Arte Plural
Fernanda Teixeira
Arteplural Comunicação
11. 3885-3671/ 9948-5355

Informações também com:
Adriana Balsanelli – (11) 9245-4138
Douglas Picchetti – (11) 9814-6911
http://www.artepluralweb.com.br/
Twitter – www.twitter.com/arteplural
Facebook – Arteplural



Nenhum comentário:

Postar um comentário