Translate

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Noites na Taverna - sarau de poesia no Centro da Terra

Dia 05 de outubro, quarta-feira, o Teatro do Centro da Terra realiza mais uma edição do sarau de poesias Noites na Taverna, às 20h30. O evento (grátis) está no segundo ano de temporada, sempre com sessão na última quarta-feira do mês.


A rústica taverna, onde acontece o sarau, fica ao lado do Teatro do Centro da Terra (Rua Piracuama, 19). Ela é parte do cenário do espetáculo-aventura O Ilha do Tesouro, de Ricardo Karman (em cartaz desde 2005), e funciona de verdade (com venda de bebidas e petiscos).

Noites na Taverna – o Sarau do Centro da Terra é uma parceria com a Poiesis - Organização Social de Cultura. Os convidados são recebidos pelo anfitrião Ricardo Karman para “noites poéticas e autóctones, autenticamente paulistanas”, como o próprio diz. Poetas e simpatizantes recitam poesias, letras de músicas, textos curtos, obras próprias ou tiradas de um cardápio poético especialmente elaborado para a ocasião pelo poeta Frederico Barbosa.

A música ao vivo (baixo, guitarra e percussão) - comandada pelo guitarrista e doutor em comunicação e semiótica Sergio Basbaum - completa o clima do sarau. Basbaum, além de tocar, brinda as noites recitando poemas escolhidos a dedo para o evento.

A iluminação é tênue, condizente com o cenário de paredes construídas com lascas de madeira crua e mesas e banquetas rústicas. Cada participante, antes de recitar, puxa um cordão acima da mesa, acionando o sino da taverna: este é o sinal de que um poema tomará conta do silêncio que se faz neste momento.

O singular espaço é o complemento ideal para este evento poético, cujo nome - Noite na Taverna - é uma homenagem ao livro homônimo de Álvares de Azevedo que, escrito em prosa, traz contos macabros, com histórias de amor, lascívia e morte. Seus personagens são devassos que se apaixonam por mulheres perdidas ou virgens misteriosas que terminam por se perder. Essa atmosfera do século XIX, de exagerado romantismo, é revisitada pelo anfitrião Ricardo Karman no Sarau do Centro da Terra. Assim como no livro de Álvares de Azevedo, as pessoas se reúnem em torno de uma mesa para beber, conversar e recitar.

--------------------------------------------------------------------------------
Sarau: Noites na Taverna – O Sarau do Centro da Terra
Dia 05 de outubro - quarta-feira - 20h30
Local: Teatro do Centro da Terra
Rua Piracuama, 19 – Sumaré/SP - Tel: (11) 3675-1595
Ingressos: grátis (sujeito à lotação, 40 lugares) - Duração: 1h30
Classificação etária: 18 anos - Serviço de bar (aceita somente cheque e dinheiro) - Acesso universal - Estacionamento grátis (vagas limitadas) - www.cenrodaterra.com.br e sarau@centrodaterra.com.br

--------------------------------------------------------------------------------
Assessoria de imprensa: VERBENA COMUNICAÇÃO
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário