Translate

terça-feira, 23 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO mitos contemporâneos é atração no Plug Minas

Público tem até o dia 10 de setembro para conferir mostra que mostra um pouco do trabalho do artista plástico Leo Brizola


A partir dessa terça-feira, dia 23 de agosto, o Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital recebe a exposição Mitos Contemporâneos, de Leo Brizola, referência em pintura em Minas Gerais. A mostra, com entrada gratuita e aberta ao público, fica em cartaz na galeria do Núcleo Caminhos do Futuro até o dia 10 de setembro e pode ser conferida de segunda à sexta-feira de 9h às 21h e aos sábados de 9h às 13h.

O público que for ao espaço terá a oportunidade de conhecer de perto, o trabalho de Leo Brizola, que discute, sobretudo a figura humana fundamentada em pesquisa histórica com fortes influências de Rembrandt, Tiziano, Ingres e Manet, além de artistas simbolistas, do início do século XX. A exposição reúne 16 obras de tinta acrílica sobre telas produzidas pelo pintor mineiro, além de esculturas produzidos por Armando Brizola. “Fizemos uma parceria em que meu irmão esculpiu sete peças de objetos de tortura, as quais eu inseri numa cena, sempre buscando retratar a vida de Vincent Van Gogh”, explica Leo.

A Exposição Mitos Contemporâneos é a reunião de trabalhos de Leo Brizola produzidos em várias épocas de sua vida e cujo tema é quase sempre a mitologia, seja ela antiga ou contemporânea. Algumas das telas que estarão expostas na galeria do Núcleo Caminhos do Futuro já foram apreciadas em exposições individuais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e na Caixa Cultural, em Brasília. Entre as telas que podem ser conferidas, destaque para o políptico Diana e Acteon, uma das maiores telas de Leo Brizola, com mais de nove metros de comprimento.

O pintor mineiro está empolgado com a nova exposição e aproveita para fazer uma breve análise do cenário da pintura de telas nos dias atuais. “A pintura, desde que foi inventada, ganhou novos suportes, como as pinturas sobre pedra, parede e madeira. No entanto, a pintura sobre tela continua tendo o seu desenvolvimento, tanto que no comércio de obras de arte, as pinturas sobre tela são os itens mais cobiçados e destacados”, avalia.

SOBRE LEO BRIZOLA_______________________________________________
Leo Brizola é natural de Belo Horizonte, e cursou Artes Plásticas pela Escola Guignard/ UEMG (1981-1987) e Belas Artes pela UFMG (1983-1985). Em seu currículo destaque para os prêmios como Referência Especial no XX Salão Nacional de Arte, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (1998), Amigas da Cultura, Museu de Arte de Belo Horizonte (1989) e o Prêmio Banco do Brasil, UFMG (1987).

As telas do pintor mineiro já estiveram em diversas exposições individuais e coletivas nas principais capitais brasileiras, como Brasília, Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro, como também em Nova York, nos Estados Unidos e Londres, na Inglaterra.

SOBRE O CAMINHOS DO FUTURO_______________________________________
Em 27 de abril de 2010 foi inaugurado o Núcleo Caminhos do Futuro, que tem como parceiro o Instituto Cultural Sérgio Magnani. O Núcleo, além de ser a porta de entrada do Plug Minas, abriga uma galeria de arte que funciona de segunda-feira a sábado, como um espaço para exposição e compartilhamento com a comunidade dos trabalhos que são desenvolvidos internamente, assim como referenciais temáticos para a juventude. Até o momento, foram realizadas dez exposições, além de “Mitos Contemporâneos”.

SOBRE O PLUG MINAS______________________________________________
Inaugurado em junho de 2009, o Plug Minas é um projeto do Governo de Minas criado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, e conta com gestão executiva da OSCIP Instituto Cultural Sérgio Magnani. Voltado para jovens de 14 a 24 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino, o Plug Minas conta atualmente com sete núcleos, são eles: Núcleo Valores de Minas, Núcleo Oi Kabum!, Núcleo Empreendedorismo Juvenil, Núcleo de Planejamento e Gestão, Núcleo Caminhos do Futuro, Núcleo Amigo do Professor e Núcleo Inove – Jogos Digitais.

Cada núcleo tem foco em uma área específica da cultura digital, das artes e do empreendedorismo, com abordagens e objetivos distintos. As atividades oferecidas por esses núcleos também são bastante diversificadas, podendo variar desde programações pontuais, abertas a centenas de pessoas em curto período de tempo, até cursos aprofundados de formação profissional, com maior duração.

No ano de 2010, já em pleno funcionamento, o projeto atendeu mais de 15 mil pessoas em atividades variadas. Arrojado e inovador, o Plug Minas promove o uso diferenciado e a apropriação da tecnologia e das artes, com o objetivo de atender a uma das principais demandas dos jovens na atualidade: o acesso ao mercado de trabalho.

SERVIÇO_______________________________________________
Exposição: Mitos Contemporâneos
Data: de 23 de agosto até 10 de setembro
Horário: de segunda a sexta de 9h às 21h e sábado de 9h às 13h
Local: Galeria do Núcleo Caminhos do Futuro – Plug Minas

ENTRADA FRANCA
Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital
Endereço: Rua Santo Agostinho, número 1441 – Bairro Horto
Contato: 31 3484 1015 – Dep. Comunicação Plug Minas
http://www.plugminas.mg.gov.br/









Nenhum comentário:

Postar um comentário