Translate

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Carta ao MINC em repúdio ao Edital Prêmio de Arte Inclusiva

Aos Artistas, Fóruns de Pesquisa, Profissionais das artes cênicas, gestores e produtores culturais, amigos,

O que presenciamos nos últimos quinze dias no recente criado Edital: Prêmio Albertina Brasil, proposto pelo Ministério da Cultura em parceria com a Escola Brasil é a prova viva de que ainda temos muito por entender da história política dos movimentos sociais e de como esses direitos foram obtidos por meio de lutas e de posicionamentos ideológicos não assistencialistas.

O MINC lançou um edital que promove a concessão de premiações para artistas deficientes em todo território nacional sob justificativa de incentivar a inclusão destes nos espaços artísticos. No entanto, esse mesmo espaço - de direito legítimo a qualquer artista que preze por sua liberdade criativa-, restringiu-se neste documento à uma cota que fere seu direito ao pensamento criativo e sua constitucional liberdade de promover o bem cultural. Utilizando-se das políticas de inclusão implantadas no Brasil nos últimos 30 anos o edital apóia-se num modelo que corre o risco de fragmentar o acesso ao mercado cultural ao tornar a deficiência de artistas um critério de seleção e um possível obstáculo na participação em outros editais culturais deste país.

Neste link, segue carta aberta assinada por artistas e profissionais das artes cênicas, que contestam a legitimidade desta iniciativa frente a competência e profissionalismo desses artistas que não necessitam provar mais as suas capacidades de atuação e criação cênica em nosso país e que contam com vossa assinatura para a promoção do debate e da reflexão acerca destas ações.

Link da Carta aberta: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N13330

Acreditamos que a questão da ACESSIBILIDADE é urgente e de interesse coletivo, uma vez que há normas a serem cumpridas e vemos que pouco ou quase nada se faz. Não há também preocupação por parte dos gestores, produtores e artistas em mudar este quadro. É uma exigência a todos os profissionais da área e não somente aos profissionais ligados às demandas da "INCLUSÃO".

Vamos refletir juntos.
Obrigado

Edu O.
71 87715756
blog: http://monologosnamadrugada.blogspot.com/
O Corpo Perturbador http://ocorpoperturbador.blogspot.com
Encontro de Dança Inclusiva http://encontrodedancainclusiva.blogspot.com/
skype: eduimpro

À pedido de um amigo que no qual sei da sua batalha diaria em manter a ARTE PELA ARTE de pé, mesmo que com sua cadeira de rodas, postei esse relato, desabafo, enfim esta forma democratica de se fazer por direito cidadão igual.
Toda a carta é escrita e assinada pelo multimidia e Amigo Edu O., hoje reconhecido em várias cidades do mundo, e por assim ser, de responsabilidade do mesmo, por isso quaisquer esclarecimentos os contatos acima estão para isso.
Rose de Paulo
Produtora Cultural

Um comentário:

  1. Muito obrigado, minha amiga! Hoje tivemos um encontro com o MINC aqui em Salvador e pudemos falar um pouco sobre isso e entregar a carta. Um passo dado. Obrigado mesmo. bjs

    ResponderExcluir