Translate

terça-feira, 7 de junho de 2011

Despautérios - reestreia no Centro da Terra

Foto: Avelino Fernandes

Sob direção de Domingos Montagner, o espetáculo clownesco Despautérios reestreia dia 17 de junho (sexta-feira), no Teatro do Centro da Terra, às 21 horas, para uma curta temporada, até 8 de julho. A dramaturgia leva a assinatura de Victor Nóvoa que também está em cena ao lado dos atores Duba Becker e Helena Figueira.



Despautérios é uma montagem da Cia. Suno de Arte recheada de peripécias, malabarismos e números de equilibrismo, que trata da vida cotidiana de três palhaços longe dos picadeiros. Mesmo distante da lona do circo elas não deixam de atuar; até nas ações diárias mais banais estão sempre representando. Presos a um pequeno universo, criado por eles próprios, os palhaços criam situações insólitas para escapar da mesmice do cotidiano. Entre melancolia e alegria, realidade e ficção brota o humor onírico do espetáculo.




As personagens de Despautérios não são ingênuas nem cheias de vida e de esperança. Elas são distorcidas, pessimistas, ácidas e cruéis, mas não por vontade própria; é perceptível em cada perfil o desgaste do tempo e da realidade. O cenário desenvolvido por Maris Sciascio é envelhecido, gasto e desbotado, representando bem esse desgaste e a condição interior dos palhaços. Percebe-se na peça uma forte influência do filme I Clowns, de Federico Fellini, tanto nas imagens que ele propõe, quanto no humor onírico contido nas ações das personagens.


A Cia. Suno de Arte coloca em cena um espetáculo híbrido que mescla a riqueza poética do circo com a linguagem teatral. Isto é o resultado de uma pesquisa de 10 anos dedicados ao investimento em uma dramaturgia própria que proponha novas possibilidades ao universo simbólico do palhaço, sem perder a essência e forma da máscara.

A metalinguagem está presente o tempo todo, ilustrada de maneira sutil e vivenciada pelas personagens como se fosse a única forma de se relacionar. A tônica do espetáculo é manter a tensão entre a decadência do presente e a esperança futura; entre a melancolia e a alegria, a realidade e a ficção. Do atrito entre estas condições humanas nasce o patético, o insólito e o humor de Despautérios.




Ficha técnica
Espetáculo: Despautérios
Texto: Victor Nóvoa
Direção: Domingos Montagner (La Mínima e Circo Zanni)
Elenco: Duba Becker, Helena Figueira e Victor Nóvoa
Cenografia: Maris Sciascio
Figurinos: formaA - André Fernandes
Acessórios: Cia. Suno de Arte
Iluminação: Alexandre Amorim
Direção musical: Claudia Rodrigues
Programação visual: formaA - André Fernandes
Realização: Cia. Suno de Arte


Serviço:
Teatro do Centro da Terra – http://www.centrodaterra.com.br/
Rua Piracuama, 19 – Sumaré/SP - Tel: (11) 3675-1595
Temporada: 17 de junho a 8 de julho – sextas-feiras – às 21 horas
Ingressos: R$ 30,00 (meia R$ 15,00) - Capacidade: 80 Lugares
Duração: 50 min – Classificação etária: 12 anos – Gênero: comédia/clowns
Bilheteira: seg. a sex. (10h às 17h) ou 2h antes das sessões – Aceita cheque e dinheiro. Não aceita cartões - Ing. antecipados: www.bilheteria.com, tel: 3030-9544
Acesso universal – Serviço de bar e café - Estacionamento grátis (vagas limitadas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário