Translate

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Um clássico do teatro nacional ‘Eles não usam Black Tie’ ganha montagem inédita em São Paulo

Créditos de fotos Ricardo Peres

Desde 07 de maio de 2011, um dos textos mais importantes da dramaturgia nacional ganha uma montagem inédita. A peça “Eles não usam Black Tie” de Gianfrancesco Guarnieri escrita em 1958 e posteriormente apresentada com absoluto sucesso no Teatro de Arena aborda temas relevantes e que geram discussões em todos os âmbitos.



Nesta obra Gianfrancesco Guarnieri transcreve de maneira cotidiana questões sócio-políticas vividas por Tião, personagem que o próprio autor viveu no Teatro de Arena, e que hoje, será interpretado pelo filho
de Guarnieri, Flávio Guarnieri.


A história revela como primeira instância a organização de uma greve, com suas posições ideológicas e morais completamente opostas e divergentes para cada personagem, o que faz com que, discussões entre pai e filho, sejam freqüentes. Num plano abrangente estão apoiadas relações familiares como: gravidez, casamento, educação e religião.

A platéia poderá vivenciar nesta moderna adaptação, uma família comovente que sobrevive de maneira humilde, mas não menos digna, refletindo assim o espelho de uma camada social que abrange milhões de brasileiros. Além disso, a peça tem como pano de fundo um debate sobre as grandes verdades eternas, reflexões universais sobre a frágil condição humana, sobre os homens e seus conflitos.


DIREÇÃO – HOJE E ONTEM
Quem assina a direção é Dan Rosseto, responsável por montagens como “O Primo Basílio – O Musical” indicado ao III Prêmio Contigo de Teatro, “Quando as máquinas param” de Plínio Marcos, “O Colecionador” de Mark Healy, “Dois Irmãos” de Fausto Paravidino e “Maldito coração”, de Vera Karam. O trabalho iniciado em outubro de 2010 rendeu muitos ensaios, estudos e debates sobre o texto. “O mais prazeroso foi acompanhar o crescimento dos atores, que conheciam a obra, e que no decorrer do processo de ensaio acabaram por descobrir detalhes o que fez com que cada personagem ganhasse maior destaque na história” afirma o diretor Dan Rosseto.


Em depoimento o diretor da primeira e decisiva montagem, José Renato fala como surgiu à idéia de levar aos palcos o texto. “Em 1958 me foi oferecida uma peça por um rapaz chamado Raimundo Duprat, que pertencia ao nosso grupo. Ele trouxe uma peça e me disse: O Guarnieri está com receio de mostrar essa peça pra você, ele tem vergonha, ele acha que não está pronta ainda, ele quer que você leia, e tal. A peça chamava-se ‘O Cruzeiro Lá no Alto’. Era uma história passada numa favela e tinha um cruzeiro no alto da favela, onde os namorados se encontravam. Hoje são os traficantes que se encontram. Eu me interessei logo por essa peça. Gostei e pedi ao Guarnieri que arranjasse outro nome, pois ‘O Cruzeiro Lá no Alto’ é um nome esquisito. E ele veio com outro nome, talvez tão esquisito quanto, que é ‘Eles não usam Black-Tie’”.




SOBRE O AUTOR:
O QUE DIZ FLAVIO GUARNIERI (O FILHO DE GIANFRANCESCO):
“Uma grande emoção! Fui gerado durante a primeira montagem de Eles não usam Black-tie... Nasci durante a montagem de Gimba! Nem preciso dizer o quão importante é para mim, 51 anos depois fazer o Tião (personagem interpretado por meu pai em 58 no teatro de Arena) nessa nova montagem com direção e adaptação de meu querido e talentoso amigo Dan Rosseto. Já havia feito o Chiquinho no cinema, hoje o Tião e quem sabe um dia, farei o Otávio. Eles não usam Black-tie, não é para mim só uma grande peça, mas também uma linda e singela homenagem que eu faço para um grande homem, um grande ator, um grande dramaturgo e principalmente, um grande amigo e tremendo PAI”.














FICHA TÉCNICA
Autor Gianfrancesco Guarnieri
Direção e Adaptação  Dan Rosseto
Elenco
Flávio Guarnieri - Tião
Sônia Loureiro - Romana
Flávio Dias - Otávio
Lia Antunes - Maria
Greta Antoine - Terezinha
Rodrigo Duarte - Chiquinho
Paulo Gabriel - Jesuíno
Leila Bass – Dalva
Vagner Valério - João
André Luis / Osvâneo Ferreira - Bráulio

Produtores Associados
Dan Rosseto
Flávio Guarnieri
Paulo Gabriel
Vagner Valério

Assistência de Produção
Paula Davanço

Figurino
Karen Albuquerque

Design Gráfico
Rao Marketeer

Trilha Sonora
Dan Rosseto

Sonoplasta
Rodrigo Carrara

Filmagem e Edição
Lucas Lourenço
Thiago Amoroso

Apoio Cenografia
Casa do Bixiga Antigo

Fotografias
Alexandre Rosa
Ricardo Peres

Assessoria de Imprensa
Cláudia Rolim
Fábio Câmara

Realização
Applauzo Produções
E!Motion Cultural

SERVIÇO:
Eles não Usam Black Tie
Gênero Drama
Teatro do Mube: Avenida Europa, 218 (Entrada pela Rua Alemanha 221) Jardim Europa
Estréia: 07 de maio a 03 de julho (exceto 28 de maio que não haverá espetáculo)
Dias e Horários Sábados às 21h e Domingos às 20h
Preço: Ingresso Inteira: Sábados R$ 50,00 e Domingos R$ 40,00
Capacidade: 192 lugares
Duração: 100 minutos
Fone 3129-7077
Recomendação 12 anos
Começa rigorosamente no horário / Não será permitida a entrada após o início /
A bilheteria abre 1 h antes do espetáculo/ ar condicionado / Não tem acesso para portadores de necessidades especiais/ Possui restaurante e snack bar

CURTÍSSIMA TEMPORADA

SINOPSE SINTÉTICA: Uma história de amor encenada em uma comunidade carente que retrata valores como família, lealdade, união, gravidez, solidariedade, ideologia política e moral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário