Translate

quarta-feira, 11 de maio de 2011

a soprano brasileira Isabel Barbosa, radicada na Itália, participa de recital no SESI de São Paulo

A soprano brasileira Isabel Barbosa, radicada na Itália, participa de recital no SESI São Paulo


No dia 22 de maio, domingo, às 12h, a soprano brasileira Isabel Barbosa participa do recital Duo Bel Cantu´s no SESI de São Paulo com o pianista Ricardo Ballestero na Série Itália-Brasil do SESI Música 2011. No repertório obras de Nepomuceno, Granados, Rossini, Puccini, Bellini, Mozart e Donizetti.Grátis!

Isabel Barbosa nasceu em Esperança, no sertão da Paraíba, foi uma adoção e a mudança para João Pessoa que possibilitou os estudos de música, violino e piano. Foi violinista das orquestras sinfônicas da Paraíba e Rio Grande Norte. Sua nova família a ingressou nos estudos de piano aos 5 anos com Isabel Burity. No violino estudou como curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1995 graduou-se em Educação Artística e habilitou-se em música pela UFPB. Nos Estados Unidos estudou na Westminster Choir College com Marvin Keenze. Em 2007 e 2010 foi graduada e pos-graduada em Canto Lírico , no Conservatorio Luigi Cherubini,em Florença.


Isabel Barbosa foi ainda homenageada pela Prefeitura da cidade de Esperança, recebendo o Titulo de Cidadania-Honra ao Merito.

Em 2012, está previsto o lançamento do documentário Isabel Barbosa A Voz de Esperança produzida pela Eliro Produções.

Em 2011, na Itália, participou do concerto em homenagem aos 90 anos do grande maestro italiano Bruno Rigacci promovido pela Firenze Lírica na Villa Del Poggio Imperiale em Firenze. Participaram do concerto os filhos do regente, Susanna Rigacci (soprano) e Pietro Rigacci (pianista); Mauro Buda (barítono), Elizabetta Sepe (pianista)

Programa do recital Duo Bel Cantu´s:
(A.Nepomuceno 1864-1920) Cantigas
(E.Granados 1867-1916) El majo discreto
(G.Rossini,1792-1868) La Regata Veneziana 1.Anzoleta avanti la regata
2.Anzoleta passa la regata
3.Anzoleta dopo la regata
( G.Rossini ,1792-1868) Recitativo ed Aria: Vorrei spiegarvi il giubilo ,da opera La Cambiale di matrimonio
(G.Puccini-1858-1924) Oh mio babbino caro, da opera Gianni Schicchi
(V.Bellini-1801-1835) Son vergin vezzosa, da opera I Puritani
(W.A.Mozart-1756-1791) Batti,batti o bel Masetto, da opera Don Giovanni
(G.Donizetti-1797-1848) O luce di quest'anima , da opera Linda de Chamounix

Em 2010 na Itália, Isabel Barbosa realizou o recital Nuances del Bel Canto em um dos mais importantes teatros da cultura italiana, o Signorelli de Cortona, que junto ao Tuscan Sun Festival receberam renomados cantores líricos como Anna Netrebko, Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky entre outros. Isabel Barbosa foi acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini destaque de crítica do Festival Rossiniano de Pesaro, na Itália. No recital interpretou belas árias do repertório italiano como: La regata veneziana de Gioachino Rossini, Oh!mio babbino caro, de Giacomo Puccini, Merce dilette amiche de Giuseppe Verdi.


Esse evento teve a Presença de Honra do barítono alemão Johannes Martin Kranzle, um grande intérprete que subiu ao palco e cantou ao lado de Isabel Barbosa. Em 2010, Kranzle foi Alberich na ópera Das Reihngold no Teatro Alla Scala de Milão. Em 2011 interpreterá Beckmesser in Meistersinger no Glyndebourne Festival e Musiklehrer de Ariadne auf Naxos no Teatro de Opera de Koln.

Posteriormente, ainda em 2010, a soprano veio ao Brasil e foi a solista do concerto Uma Noite Com a Ópera sob a regência do maestro Marcos Arakaki a frente da Orquestra Sinfônica da Paraíba no Cine Teatro Bangüe, Espaco Cultural Jose Lins do Rego, em João Pessoa. No repertório interpretou belíssima árias italianas e francesas como Je Veux Vivre de Gounod, Oh! Mio Babbino Caro de Puccini e Vorrei spiegarvi il giubilo de Rossini.

Isabel Barbosa em 2009 tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália, importante instituição de aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini. A crítica brasileira Margarete Almeida do jornal A União na Paraíba a considerou uma Revelação do Canto Lírico após o seu debut sob a regência de Eleazar de Carvalho. Matéria: http://www.isabelbarbosa.com.br/media/dynamic/press/revelacao_no_canto_lirico.jpg

Em 2000, em João Pessoa , Isabel Barbosa participou do Concerto Paraiba, Gente Nostra da TV Cabo Branco da Rede Globo, onde toda a arrecadação foi para possibilitar patrocinar a viagem de Isabel Barbosa para estudar canto e idioma italiano na Itália. Superando as dificuldades iniciais de adaptacao, com muita dedicacao e determinacao foi conquistando o seu espaço. Site: http://www.isabelbarbosa.com.br

Isabel Barbosa debutou como solista,sob a Regencia do Maestro Eleazar de Carvalho. Como soprano lirico leggero, Isabel Barbosa interpretou:Musetta (La Boheme); Zerlina (Don Giovanni);Wolgunde (Das Rheingold);Flora/ /Annina (La Traviata), Micheltorena(12 Personaggi in cerca di voce); Susanna (Le Nozze di Figaro) entre outros.

Ricardo Ballestero é Professor da Universidade de São Paulo (USP), atuou como docente na Universidade do Colorado, Boulder, e como professor visitante na Universidade de Indiana, Bloomington, ambas nos Estados Unidos. Completou o doutorado na Universidade de Michigan e o mestrado no Westminster Choir College, em Princeton, tendo estudado com Martin Kaz e Dalton Baldwin.

Apresentou-se em recitais com cantores no Metropolitan Opera, New York City Opera, Houston Grand Opera, Teatro Mariinky e Scala de Milão e com músicos das Filarmônicas de Berlim e Oslo e das sinfônicas de Chicago, Atlanta, Baltimore, Porto Rico, Osesp e Sinfônica Brasileira. Foi pianista ensaiador em diversas produções da Houston Grande Opera. Recebeu o Prêmio Eldorado de Música como melhor pianista acompanhador (1995). Acompanhou aulas e master classes de János Starker, Dame Kiri Te Kanawa, George Shirley e Rudolf Piernay.
Serviço:
Música em Cena 2011 – Isabel Barbosa & Ricardo Ballestero
Local: Teatro do SESI – São Paulo / Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso - Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Data e horário: dia 22 de maio (domingo), às 12h.
Capacidade: 456 lugares
Recomendação etária: livre
Duração: 60 minutos
Entrada: Franca - A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria, no dia do espetáculo – domingo, a partir das 11 horas. São distribuídos dois ingressos por pessoa.

Informações: (11) 3146-7405/7406





Mais informações com a assessoria de imprensa, a Bemelmans Comunicações, Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br











Nenhum comentário:

Postar um comentário