Translate

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A artista plástica Katia Velo participa exposição na França

Tapisserie I e II, 65x70, 2009, Técnica Mista de Katia Velo

A IVª Edição da Exposição Coletiva "Caligrafias da Arte Brasileira" acontece de 8 a 13 de fevereiro de 2011 na cidade de Saint Thibault des Vignes – Seine et Marne – França e recebe a assinatura de curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo


Nesta 4ª. edição "Caligrafias da Arte Brasileira" participam 14 artistas, dos quais 8 representam o estado do Paraná - Adriane Stange, Gui Lombardi, Carla Schwab, Kézia Talisin, Luiz Félix, Nicole Gulin , Ana Knapik e Katia Velo.


Artistas de outros estados também participam: Lara Matana de Mato Grosso, Clau Menegues, Cibele Pilla, e Lilian Bomeny de São Paulo, Carlos Rocha da Bahia, Gabi Etinger de Sergipe e a artista francesa Orly.

Katia Velo participa pela segunda vez da exposição "Caligrafias da Arte Brasileira" com as obras da série Tapisserie que recebeu prêmio no VI Salão de Arte da Unimed realizado em 2009 na cidade de Ponta Grossa.

A exposição estará aberta ao público a partir de 8 de fevereiro e permanecerá até 13 de fevereiro de 2011 das 10 às 17 hs

O Vernissage será no dia 11/02/2011 às 18 horas.


Sobre as obras da série Tapisserie:

As obras da série ‘Tapisserie’ são trabalhos com inspiração na tapeçaria oriental representada por objetos primordialmente supérfluos “há este desejo de enfeitar”, destaca a artista. São trabalhos onde os desenhos são sobrepostos com camadas sucessivas de tintas, que resultam em variados efeitos de textura. Segundo a artista: “À medida que fui realizando a pintura e neste constante, pintar e repintar, fui deixando marcas e formas na tela que deixaram a obra similar a um tapete gasto, velho, onde o registro do tempo fica impresso no objeto, buscando o prazer estético”.


Sobre a artista:
Katia Velo é paulistana e reside em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Artista plástica, colunista e professora é Especialista em História da Arte séc. XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP. É Bacharelada e Licenciada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP. Possui cursos de especialização em educação pela USP - Universidade de São Paulo e cursos na área de administração e RH. É colunista cultural do GuiaSJP e do jornal CORREIO DE NOTÍCIAS. É assessora de comunicação, ocupou o cargo de Chefe de Divisão de Artes Plásticas, Música, Dança e Literatura em 2004 na Secretaria Municipal de São José dos Pinhais. Atuou como Vice-Diretora de Marketing e Diretora de Comunicação entre 2007 e 2009 na Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná - APAP /PR. Faz parte do grupo de artistas visuais do Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato - CACEV. Possui em seu currículo 13 exposições individuais e mais de 50 coletivas (nacionais e internacionais), além de participações em Salões de Arte. Alguns destaques: Exposições individuais: SESC Centro e SESC Água Verde, Curitiba, PR; MAC – Museu de Artes de Cascavel, PR ; Galeria Municipal de Arte de São José dos Pinhais, PR; Prêmios em Salões de Arte : XXVIII – Mostra Cascavelense de Artes Visuais, XXXII - Salão de Arte de Franca/SP e VI Mostra de Artes Unimed, Ponta Grossa; Menção Honrosa, III Salão de Verão Galeria Mali Villas-Bôas, São Paulo, Metrô Sé em São Paulo, Exposições Internacionais: XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira – Varsóvia/Polônia, Frankfurt/Alemanha, Viena/Áustria; 3ª/4ª Muestra Internacional de Arte Postal Ciudad de Ceuta, Espanha; Fundácion Romulo Raggio, Buenos Aires, Argentina; IIIª e IV Exposition Collective Calligraphies de l´Art Brésilien - Salon des Arts Brésilien et Chilien en Vaires Sur Marne – France.








Nenhum comentário:

Postar um comentário