Translate

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Pelicano retorna ao Viga Espaço Cênico com direção de Denise Weinberg e idealização da Cia Mamba de Artes

      Com Denise Weinberg na direção, O Pelicano

    reestreia dia 2 de outubro no Viga Espaço Cênico 

"É sempre bom revisitar um texto um tempo depois." Nas mãos da experiente e talentosa Denise Weinberg, a encenação de O Pelicano - em sua terceira temporada, a partir de 2 de outubro no Viga Espaço Cênico, com interpretação da Cia. Mamba de Artes - promete envolver o público mais ainda no universo do sueco  Johan August Strindberg (1849 - 1912), um dos mais importantes dramaturgos da história.

Quando o pai morre, a família começa a viver uma forte decadência financeira, o que acaba culminando em uma necessidade de reaproximação afetiva entre todos os seus membros, afeto esse esquecido com o tempo. Tal necessidade leva mãe, filho, filha, genro e governanta a perambularem pelos corredores da casa remoendo suas angústias, passando humilhações, vexames, privações, fazendo revelações escandalosas e ouvindo insultos uns dos outros.

A mãe (Sheila Gonçalves) que se vangloria em ser o pelicano para seus filhos, a ave que dá seu próprio sangue para alimentar a cria, se revela uma mulher infame, calculadora, diabólica, perversa, obscena, que “matou” seu marido de desgosto, casou sua filha (Patricia Castilho) com seu próprio amante (Flavio Baiocchi), e condenou seu filho (Flavio Barollo) a um desespero alcoólico. A governanta Margret (Lilian Blanc) vaga durantes anos nesta casa soturna e fria, testemunhando a avareza, a amoralidade, a fome e o frio desta família que se mantém apegada aos valores burgueses, sempre mantendo as aparências acima de tudo.

 A peça recebeu o convite da direção do Teatro Íntimo de Estocolmo, o próprio teatro fundado pelo Strindberg, para se apresentar lá em 2012, ano do centenário da morte do autor, já que O Pelicano foi o espetáculo que inaugurou o teatro.

Para roteiro:
O PELICANO – Estreia dia 2 de outubro, sábado, às 21h, no Viga Espaço Cênico. Temporada: Sábado, às 19h* e às 21h e domingo às 19h - até 19 de dezembro. Texto: August Strindberg. Direção: Denise Weinberg. Elenco: Sheila Gonçalves, Flavio Barollo, Patrícia Castilho, Flavio Baiocchi e Lilian Blanc (substituta Mari Nogueira). Duração: 70 minutos. Classificação etária: 14 anos.  Capacidade: 74 lugares. 

Dia 10 de outubro, às 20h.
Palestra com a diretora Denise Weinberg e o psicoterapeuta e psiquiatra Jair Fuchs.

Serviço:
VIGA Espaço Cênico - Rua Capote Valente, 1323 – Pinheiros (ao lado do metrô Sumaré). Telefone: (11) 3801-1843. Capacidade – 74 lugares. Não aceita cheque. Não aceita cartão. Estacionamento próximo, na Rua Amália de Noronha, 137 Ao lado do metrô Sumaré­. Site - www.viga.art.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário