Translate

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sinalizar esta mensagem Editora Malagueta lança título que analisa o conceito e o impacto social da série The L World

Editora Malagueta lança título que analisa o conceito e o impacto social da série The L World, exibida pela Showtime-Warner


A jornalista mineira Adriana Agostini lança em parceria com a Editora Malagueta Lésbicas na TV: The L World, no próximo dia 11 de setembro, em Belo Horizonte.

O livro faz uma análise conceitual e social da identidade lésbica e o impacto da série televisiva, primeira do mundo a ter protagonistas lésbicas e a abordar a homossexualidade feminina de maneira aberta. A autora procurou entender de que forma The L Word conseguiu criar e manter ao seu redor uma rede social virtual de lésbicas jamais vista, que se formou durante a exibição da série em fóruns virtuais para debater temas relativos à própria sexualidade, bem como falar sobre suas personagens prediletas e os rumos da trama. Adriana Agostini foca a trajetória das cinco personagens principais da série e o significado de suas histórias para a discussão do universo lésbico e da multiplicidade de identidades em geral pouco imaginada pela cultura heterossexual.


O tema é complexo e há pouca biografia disponível publicada no Brasil. O trabalho também visa entender como a mídia se posiciona na contemporaneidade, traçando um breve histórico sobre a evolução das séries, e consequentemente da televisão em busca da evolução para manter a adesão de seus telespectadores.

Sobre a série: The L Word é um seriado norte-americano, criado por Ilene Chalker e veiculado pela Showtime desde 2004, tendo chegado a seis temporadas e veiculado em mais de 40 países. No Brasil, a sexta temporada encontra-se em exibição pela Warner. O revolucionário da série é que ela aborda um núcleo de personagens lésbicas e bissexuais, apresentando uma grande variedade de envolvimentos explícitos e sensuais, além de questões comuns para as minorias sexuais, nunca exibidas em programas de televisão.

The L Word foi visto, baixado, copiado, comentado, teve suas fotos infinitamente postadas em blogs e vídeos com música. Pela primeira vez, as lésbicas do mundo sentiram-se representadas, fugindo de estereótipos e do lugar comum, com interpretações elogiosas e questões fundamentais discutidas em um meio de comunicação de massa.

Lésbicas na TV: The L Word
Adriana Agostini
Editora Malagueta
240 páginas
ISBN: 9788563360021


Sobre a autora

Adriana Agostini nasceu em Juiz de Fora e vive em Belo Horizonte desde 1992 junto de sua companheira, a schnauzer Frida. Jornalista, atuou como repórter da área econômica dos principais jornais de Minas, além de ter trabalhado como free lancer para a revista Vogue, O Jornal Gazeta Mercantil e o O Estado de São Paulo. Participou das coberturas internacionais do Gay Games V e VII, que aconteceram em Amsterdam e Chicago. Graduada em Comunicação Social e em Direito, a escritora é especialista em Comunicação e Semiótica , pela PUC Minas, e Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Atualmente é funcionária pública da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Na área acadêmica, dedica-se a pesquisar temas relativos à lesbianidade e séries de televisão.





Lançamento em Belo Horizonte
Lésbicas na TV: The L Word será lançado em Belo Horizonte no dia 11 de setembro, sábado, a partir das 11 horas na Livraria Scriptum, rua Fernandes Tourinho, 99, bairro de Savassi, fone (31) 3223-1789.
_____________________________________________________________________

Editora Malagueta
Al. Lorena, 1304 cj 1002
01424-001 São Paulo SP
fones 55392801 e 27683588
http://www.editoramalagueta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário