Translate

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dirigido por Gustavo Kurlat, Uma Trilha Para Sua História agora domingos, 16h, no SESC Santo Amaro

Viagem pelo mundo dos sonhos, o espetáculo infantil de dança, teatro e circo
- com  coreografias de Marina Caron e Dafne Michellepis - prossegue com sessões agora no SESC Santo Amaro. Gustavo Kurlat assina roteiro, trilha sonora e direção. Zeca Baleiro interpreta uma das 13 músicas da peça.

Depois de estreia e temporada bem-sucedida no SESC Pompeia, o espetáculo infantil que utiliza a linguagem da dança, do circo e do teatro Uma Trilha Para Sua História entra em temporada no SESC Santo Amaro em agosto e setembro, nos dias 11, 18 de agosto e 1, 8, 15 e 22 de setembro. Domingos, às 16 horas. Não haverá espetáculo no dia 25 de agosto.

Se sua vida fosse um filme, qual seria a trilha sonora? Não raro a gente imagina músicas para embalar a realidade ou, quem sabe, apenas para acompanhar uma viagem de sensações e emoções. O diretor Gustavo Kurlat, após ouvir a trilha sonora que compôs para o livro Brincadeira em Todo Canto, pensou o contrário. “Essa trilha pode ser uma história, uma espetáculo para todas as idades.”

Gustavo Kurlat - premiado diretor e compositor de teatro e cinema (Prêmios Shell, FEMSA e APCA) - é também autor do roteiro e da trilha sonora, em parceria com Ruben Feffer. Com coreografia de Dafne Michellepis Marina Caron, a peça tem cenografia e adereços de Marco Lima, figurinos de Isabela Teles e iluminação de Wagner FreirePatrocínio da Mattel do Brasil.  

O cantor Zeca Baleiro interpreta uma das 13 músicas da peça, Com Tudo Que Eu Ouço (Piruetas). No elenco, atores, bailarinos e circenses de diferentes formações - Mel Bamonte, Ana Luiza Leão, Cida Sena, Mariza Virgolino, Luciana Faria, Fernando Fecchio, Vitor Vieira, Renato Stéfani, Thiago Freitas, Vítor Bassi e Thaís Pimpão.

O espetáculo foi gerado a partir da trilha sonora de mesmo nome, Uma Trilha Para Sua História, que faz parte do livro Brincadeira em Todo Canto, a ser lançado pela Editora Peirópolis. Gustavo Kurlat percebeu na trilha gravada para acompanhar o livro a potencialidade imagética para a criação do espetáculo. “Cada uma das faixas era um pequeno mundo diferente, uma pequena história, com climas variando muito de uma para outra, com um caráter particular. Então me veio a ideia para concepção de um espetáculo que unisse a dança, o circo e do teatro”, explica o diretor.

Um despertador para acordar do pesadelo
As histórias tratam de temas do cotidiano e do aprendizado das crianças. Como numa situação em que a narradora conta como ela se prepara para sonhar indo dormir de capuz e galocha, porque pode chover no seu sonho e até mesmo com um despertador, vai que é um pesadelo e precisa acordar logo.

Ou quando a menina sonha com bichos e animais que se transformam em outros seres até que viram macacos. Ao acordar lembra sobre a aula de evolução que teve na escola. Ela sonha sobre o próprio processamento de informações que recebeu ao longo do dia. Em outra cena, um ator faz malabarismos se equilibrando numa bicicleta. Uma alusão ao risco e superação do medo, inerentes ao processo de crescimento.

Atriz-narradora
Em um percurso costurado por uma atriz-narradora, papel de Thaís Pimpão, o mote para as histórias da peça parte do mundo dos sonhos. Cada pequena história é um sonho diferente, onde os personagens e as situações vão se desenrolando a partir dos movimentos coreográficos dos atores-bailarinos. “É como se todas aquelas imagens fossem sonhos da minha personagem. Em alguns deles eu estou dentro dos acontecimentos, em outros eu me posiciono como espectadora, assim como acontece de verdade quando a gente sonha”, conta a atriz.

O trabalho de concepção foi desenvolvido coletivamente entre direção, coreógrafas e elenco. A trilha sonora foi o ponto de partida para a criação das cenas e do texto. A dança funciona como espinha dorsal que norteia as histórias. “Eu apostei nessa mistura de dança contemporânea com o circo e o teatro. E esse foi nosso grande desafio, o de achar uma linguagem comum que agregasse e unificasse tudo. O desafio foi amarrar tudo de maneira que a palavra também entrasse, mas fosse absolutamente necessária para contar uma história”, fala Kurlat.

“Podemos dizer que cada uma propôs um procedimento de investigação para cada cena, levando em conta a dramaturgia e o que o diretor propunha a partir da música. Muitas técnicas diferentes foram usadas para cada cena e aproveitando todos os recursos desses atores-criadores”, completa a coreógrafa Marina Caron. Sempre mantendo o clima onírico, de um lugar que pode ser qualquer um, o cenário de Marco Lima é formado por painéis que se sobrepõem e criam a ambientação.

Sobre Gustavo Kurlat – Trilha sonora, roteiro e direção
Compositor, autor e diretor, com trabalhos para mais de 50 peças teatrais, filmes, livros, discos e TV, no Brasil e no exterior (Florença, Barcelona, Los Angeles, Montevidéu, Buenos Aires, Medellín, Havana). Vencedor de prêmios Shell, APCA e FEMSA de teatro, e do 1º ANIMAGE, Festival Internacional de Animação. Foi diretor dos shows da Palavra Cantada (Prêmio APCA 2008 de Melhor Show) de 2000 a 2009.

Sobre Dafne Sense Michellepis - Coreógrafa
Graduada pela Faculdade de Dança da UNICAMP. Bailarina, professora de dança e integrante da  Balangandança Cia. desde sua formação em 1997. Participou de Congressos Internacionais de Dança e Educação (Daci international) na Austrália, Finlândia, Portugal e Holanda. Desde 2004 ministra aulas de dança na Escola Viva – SP, bem como participa de cursos de formação para professores e eventos diversos.

Sobre Marina Caron - Coreógrafa
Formada em Dança na Unicamp (1997), fez Especialização em Dança Contemporânea na LCDS, The Place em Londres (2003). Ministra aulas de dança para crianças e adultos desde 1999 e faz preparação corporal para atores desde 2000. Foi integrante da Cia.Oito Nova Dança.

Sobre Marco Antônio Lima - Cenário
Cenógrafo, figurinista e bonequeiro, formou-se em Artes Plásticas pela ECA da USP. Juntamente com Eduardo Amos, fundou a companhia de teatro de bonecos A Cidade Muda.  Trabalha para os mais representativos diretores de teatro e dança como José Possi Neto, Miriam Druwe, João Falcão, Elias Andreato, Naum Alves de Souza, Eliana Fonseca, Gabriel Villela, Francisco Medeiros, Ulysses Cruz entre outros.

Sobre Wagner Freire – Iluminação
Iluminou espetáculos como Querô, de Plínio Marcos, Almanaque Brasil, de Noemi Marinho, Aulis, de Celso Frateschi e Elias Andreato; Guerra Santa, de Gabriel Vilela; A Gaivota, de Tchecov, direção de Francisco Medeiros, Ubu Folias Physicas Pataphysicas e Musicaes, direção de Cacá Rosset, SaloméJoana DarkUm porto para Elizabeth BishopO Evangelho Segundo Jesus Cristo e Blue Room, direção José Possi Neto.

Sobre Isabela Telles – Figurinos
Diplomada em “Lettres et Arts” pela faculdade de “Arts, Philosophie et Esthetique - Université de Paris VIII”, é coordenadora do Núcleo de Figurinos da TV Cultura. Assina os figurinos de alguns dos shows do Palavra Cantada, de musicais como A Bela e A FeraPeter PanPinocchio, de diversas peças teatrais e filmes de publicidade.

Sobre a Mattel do Brasil – Há mais de 20 anos no País, a empresa produz brinquedos, eletrônicos, roupas, sapatos, alimentos, publicações e outros produtos de diferentes segmentos, totalizando 200 milhões de unidades ao ano. Barbie, Hot Wheels, Fisher-Price, Max Steel, Polly, Little Mommy, UNO Monster High são marcas da Mattel.

Ficha Técnica
Roteiro, direção musical e direção Geral: Gustavo Kurlat. Coreografia: Dafne Michellepis e Marina Caron. Cenografia e adereços: Marco Lima. Figurinos: Isabela Teles. Iluminação: Wagner Freire. Trilha Sonora Original: Ruben Feffer e Gustavo Kurlat (participação especial: Zeca Baleiro). Direção de Produção: Patrícia Galvão. Bailarinos/ atores/ circenses: Mel Bamonte, Ana Luiza Leão, Cida Sena, Mariza Virgolino, Luciana Faria, Fernando Fecchio, Vitor Vieira, Renato Stéfani, Thiago Freitas, Vítor Bassi. Atriz/narradora: Thaís Pimpão.

SERVIÇO:
Uma Trilha Para Sua História – Dias 11, 18 de agosto e 1, 8, 15 e 22 de setembro. Domingos, às 16 horas. Não haverá espetáculo no dia 25 de agosto. SESC Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro/SP - Tel: 5541-4000. Ingressos – R$ 8,00 (Inteira), R$ 4,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes), R$ 1,60 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes). Classificação: LIVRE. Duração: 50 minutos. Capacidade: 279 lugares. No Teatro. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portalwww.sescsp.org.br.

Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas (ingressos à venda em todas as unidades do SESC). Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).

ARTEPLURAL - Assessoria de Imprensa – SESC Pompeia
Fernanda Teixeira  - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli - (11) 9245-4138

Nenhum comentário:

Postar um comentário