Translate

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Obra de Bartolomeu Campos de Queirós chega a São Paulo interpretada pela mineira Nathália Marçal


Peça fez temporadas de sucesso em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de duas apresentações no FRINGE, em Curitiba.

Inspirado na prosa poética universal de Bartolomeu Campos de Queirós, a atriz mineira Nathália Marçal estrela o espetáculo soloPor Parte de Pai, nome homônimo ao livro do autor, amparada pela encenação de André Paes Leme. A montagem tem sessões em São Paulo nos dias 17 e 18 (sexta e sábado) e dias 22, 23, 24 e 25 de maio (quarta a sábado), no Teatro Aliança Francesa, únicas apresentações sempre às 21 horas.

Por Parte de Pai é uma homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em janeiro de 2012. A encenação convida o espectador a viajar pelos caminhos curvos da memória de uma infância. No texto, a personagem revive com intensidade sua vivência numa cidade do interior, marcada pela presença do avô. Um tempo que não retorna, a não ser quando chamado pela saudade. A narrativa poética e sensível é delineada pelo reencontro do prazer, sem medos, daquele convívio tão determinante para a sua personalidade, para a descoberta da vida, do amor e da percepção concreta da perda.

A história trata de um amor calado e imenso que, com o passar do tempo, conduz à descoberta do mundo pelo entusiasmo, pela peraltice, pela esperteza. O amadurecimento abre caminho para a compreensão e as palavras que o avô escrevia nas paredes se revelavam. “É como se o espectador fosse transportado para a história, numa viagem paralela, e colocado em contato com algo da infância que se perdeu ao longo do tempo”, comenta o diretor André Paes Leme.

A encenação acompanha a delicadeza e sensibilidade das palavras de Bartolomeu Queirós e busca, na força das suas imagens, por meio de uma narrativa ora angustiante ora leve e divertida, a principal fonte de comunicação do espetáculo. É muito provável que o público, após testemunhar este depoimento singelo e comovente, acabe por desfrutar da mais bela das funções da arte do ator e mergulhar na sua própria história de vida.

Por Parte de Pai traz na ficha técnica nomes importantes: Ronaldo Fraga que responde pelo cenário e figurino; Marcia Rubin, pela preparação corporal e direção de movimentos; Renato Machado, desenhos de luz; Pedro Veríssimo, trilha sonora; Rose Gonçalves, preparação vocal; e Tatyana Rubim pela produção.

Segundo o encenador André Paes Leme, "Nathália revela ser uma atriz muito sensível quando, corajosamente, aposta no desafio de fazer da poética literária um emocionante depoimento teatral. É uma jovem atriz que dá os primeiros passos dando um ótimo exemplo de compromisso com a arte que escolheu para se expressar". Ronaldo Fraga lembra que já conhecia a obra e que quando integrou o projeto já tinha uma ideia preconcebida: “o figurino segue a linha de não pontuar tempo nem gênero. Utilizo o linho, madeira e marfim que apresentam cores e texturas que sempre me remetem à memória. O cenário tem sobreposição de mesas e objetos, que acompanham a linha do tempo das memórias do autor”, completa. A produtora Tatyana Rubim coloca que “contribuir para o trabalho de jovem artista é uma experiência única. É fascinante vê-la construir esta narrativa, amparada por profissionais de natureza sensível e precisa. É emoção pura”, afirma.

“O grande patrimônio que temos é a memória. A memória guarda o que vivemos e o que sonhamos. E a literatura é esse espaço onde o que sonhamos encontra o diálogo. Com a literatura, esse mundo sonhado consegue falar. O texto literário é um texto que também dá voz ao leitor“.
Bartolomeu Campos de Queirós

Fotos em alta definição: http://www.sendspace.com/file/qshc5p

Ficha técnica
Espetáculo: Por Parte de Pai
Baseado na obra homônima de Bartolomeu Campos de Queirós
Interpretação: Nathália Marçal
Direção e transposição da obra: André Paes Leme
Diretor assistente: Anderson Aragon
Cenário e figurino: Ronaldo Fraga
Iluminação: Renato Machado
Trilha sonora: Pedro Veríssimo e Fernando Aranha
Preparação corporal: Márcia Rubin
Preparação vocal: Rose Gonçalves
Produção: Rubim Projetos e Produções
Produção local (São Paulo): Fernanda Signorini
Projeto gráfico: Tiago Macedo
Fotos: Eugenio Sávio
Correalização: Nathalia Marçal/Árvore da Vida Produções Culturais e Eventos
Patrocínio Fiat e Banco Fiat
Apoio: Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura
Serviço
Únicas Apresentações!
Dias 17 e 18 (sexta e sábado), 22, 23, 24 e 25 (quarta a sábado) - às 21 horas
Teatro Aliança Francesa - http://www.aliancafrancesa.com.br/
Rua General Jardim, 182 - Vila Buarque/SP – Tel: (11) 3017-5699 ramal 5602.
Ingressos: R$ 20,00 (meia R$ 10,00) – Bilheteria: 2h antes das sessões.
Classificação: 12 anos. Duração: 60 min. Gênero: Drama. Capacidade: 226 lugares.
Ingressos antecipados: http://www.ingressorapido.com.br/ (tel: 4003-1212).
Possui ar condicionado, acesso universal e café (Douce France).
Estacionamento conveniado.


Perfis

Nathália Marçal é atriz, apresentadora e performer. Começou sua carreira na Companhia de Teatro Os Argonautas, de BH, quando participou dos espetáculos “Véu e Grinalda” e “Escola de Mulheres”. Atuou ainda em “Os Fuzis da Senhora Carrar”, “O Tempo e os Conways”, “A Caixa Preta de Medeia” e “The Wild Party”, trabalhando com diversos diretores como Felipe Vidal, Celina Sodré, Renato Icarahy, Olé Herdmann, Paulo Afonso de Lima, entre outros. Na dança, participou do espetáculo “Cidades Furtivas”, dirigido por Regina Miranda. No cinema, participou da sonorização do filme Chico Xavier, de Daniel Filho e atuou nos curtas-metragens “Carlos” e “E-love”.  Na TV, integrou o elenco da minissérie “Capitu”, da Rede Globo, com direção de Luiz Fernando Carvalho e participou do elenco de apoio da novela “Fina Estampa”.

André Paes Leme éencenador formado na UNIRIO e Mestre em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa. Atualmente, frequenta o doutorado na UNIRIO. Como encenador, desde 1990, já realizou mais de 50 espetáculos, entre peças teatrais, concertos musicais, óperas e eventos comemorativos de relevância cultural. Leciona no Departamento de Direção Teatral da UNIRIO e no Curso Superior de Artes Dramáticas do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Suas últimas encenações foram: “Um Rubi no Umbigo”, de Ferreira Gular, em 2011; em 2009 estreou no CCBB/SP  “Hamelin”, de Juan Mayorga, pelo qual recebeu o Prêmio APTR/2010 de melhor direção. Destacam-se também os espetáculos: “Candeia”, de Eduardo Rieche, que estreou em Novembro de 2008 no CCBB – RJ, “A Hora e Vez” de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa, que estreou em Março de 2007, no Teatro SESC Ginástico, “Pequenos Trabalhos para Velhos Palhaços” (2000), “Engraçadinha” (2001), “Chega de Sobremesa” (2002), “A Carta” (2004), “Grande Othelo” (2004) e “Uma Última Cena para Lorca (2005)”.

Bartolomeu Campos Queirós era mineiro e teve mais de 45 obras publicadas. Integrava da Academia Mineira de Letras e recebeu diversos prêmios por seu trabalho entre eles o Jabuti, maior condecoração literária do país, o prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em 2008, Chevalier de l’OrdredesArts et desLettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Diploma de Honra da IBBY de Londres, entre outros. Além disso, o autor que também era crítico de arte foi o idealizador do Movimento por um Brasil Literário e trabalhou em projetos de incentivo à leitura, patrocinados pela Biblioteca Nacional e pelo Governo de Minas Gerais.  Após seu falecimento (janeiro de 2012), foi anunciado como vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura de 2012. Bartolomeu foi o vencedor in memoriam da categoria Melhor Livro do Ano, com Vermelho Amargo, considerado “inesquecível” pelo júri.

Ronaldo Fraga é formado em estilismo pela UFM, pós-graduado na Parson’sSchool, em Nova York, seguidos de três anos de estudo em Londres. Ganhador do Prêmio TRIP transformadores entre outros. Ele é nacionalmente conhecido como um dos mais criativos criadores de moda do país. É um revolucionário da estética, que teve muitas de suas coleções divulgadas e comercializadas no exterior. É o arquiteto do espaço cênico e dos figurinos.

Renato Machado é bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Há mais de vinte anos atuando no mercado cultural brasileiro, já realizou mais de uma centena de trabalhos iluminando peças teatrais, espetáculos de dança, óperas, show e exposições. Diversas vezes indicado para premiações, venceu, em 2003 e 2005, o Prêmio Shell de Teatro e, em 2010, Prêmio APTR de Teatro.

Assessoria de imprensa: VERBENA Comunicação

Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário