Translate

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os Fofos Encenam retornam universo do Circo-Teatro com espetáculos inéditos


Com a nova empreitada, o grupo apresenta cinco montagens que acontecerão ao longo de 2013 - quatro textos do repertório do Circo Teatro Arethuzza e uma pantomima criada pelos Fofos. Espetáculos tem a direção de Fernando Neves, descendente de família de circo chegada ao Brasil em 1889

Após a pesquisa voltada para a alma nordestina e o ciclo da cana de açúcar no Brasil, Os Fofos Encenam dão início ao seu novo projeto, Baú da Arethuzza. A Cia retoma a investigação acerca do universo do Circo-Teatro, iniciada em 2003 com a montagem do espetáculo A Mulher do Trem. Com a nova empreitada, o grupo apresenta cinco peças que acontecerão ao longo de 2013 - quatro textos do repertório do Circo-Teatro Arethuzza e uma pantomima criada pelos Fofos. Com direção de Fernando Neves, a primeira estreia fica por conta de Antes do enterro do Anão, que chega aos palcos da sede da companhia a partir de 20 de abril, sábado, às 21hs.

Na trama, o anão proprietário do circo é misteriosamente assassinado com um tiro às vistas da plateia, em pleno picadeiro. Utilizando recurso de flashbacks, o espetáculo mostra os momentos que antecederam o crime, revelando o cotidiano daquela família circense e as possíveis razões que cada integrante da companhia teria para assassinar o anão.

Para esta primeira montagem, Neves propôs aos atores dos Fofos um experimento cênico sobre a pantomima, espetáculo teatral fundamentado na ausência da palavra. O artista circense, por meio de suas habilidades físicas, encontrava nessa linguagem um campo fértil para explorar as primeiras manifestações teatrais dentro do circo, utilizando-se de apenas alguns elementos cênicos e assumindo o picadeiro como cenografia. Os Fofos experimentam unir a liberdade de criação do ator contemporâneo à busca de uma linguagem expressiva não-verbal.

Baú da Arethuzza
O título do projeto faz alusão ao acervo teatral de Fernando Neves. Descendente de família do O Circo Teatro-Arethuzza, o diretor herdou diversos textos teatrais. Neste projeto, Os Fofos Encenam se propõem a investigar a evolução da teatralidade circense (cenografia, dramaturgia e interpretação) durante o período de 1910 a 1950. Essa iniciativa prevê ainda oficina aberta ao público, que pretende compartilhar com os participantes os 10 anos de experiência do grupo sobre o universo circense.

De acordo com ator e produtor Eduardo Reyes, entre as atividades previstas no projeto estão também aulas de circo para os atores: “É preciso atravessar um processo para vivenciarmos o modus operandi dos artistas circenses. Eram atores que tinham grande domínio do improviso junto à plateia, conquistado por meio da prática cotidiana. Levantar um espetáculo em duas semanas, como nos propomos, é uma experiência inspirada nos moldes de produção do Circo Teatro Arethuzza ainda não experimentada pelos Fofos.”

Os atores tiveram, ainda em 2012, aulas de dança, realizadas com o objetivo de familiarizá-los aos diversos gêneros musicais que deverão ser executados nas montagens previstas. “Os artistas circenses tinham pleno domínio da dança no palco e articulavam junto a ela os diversos elementos que compõem a cena teatral: cenário, figurino e música”, fala o diretor.

Retorno ao Picadeiro
Não é a primeira vez que o grupo trabalha com a atmosfera lúdica do mundo circense. A segunda montagem da cia - A Mulher do Trem – trilhava esse caminho. Com texto de Maurice Hennequin e George Mitchell e direção de Fernando Neves, o espetáculo é um dos mais premiados dos Fofos – sete prêmios no Festivale (Festival de Teatro de São José dos Campos – 2003), prêmio Shell 2003 de melhor figurino, troféu Terça Insana 2004 para melhor espetáculo de comédia e indicação ao prêmio Qualidade Brasil 2004 nas categorias melhor diretor de comédia e melhor atriz cômica (Carol Badra).

A peça é uma comédia francesa escrita no século 19 e foi montada pela primeira vez no Brasil em 1920, no Circo Colombo, mantido pelo avô de Fernando Neves. Descendente de uma família de circo chegada ao Brasil em 1889, o diretor conviveu por esse meio com sua linguagem e suas histórias. Foi no acervo da família que ele encontrou o texto. “Recolhi do baú de minha família uma série de textos. Grande parte deles não chegou a ser publicada. Os Fofos Encenam encontraram ali um rico repertório, pois os autores circenses sabiam como construir uma dramaturgia sólida o bastante para conduzir uma trama e manter atenta uma plateia que ia ao circo em busca de boa diversão.”

Segundo o diretor, o espetáculo procura revitalizar a estética do Circo-Teatro, manifestação artística genuinamente brasileira que teve seu auge nas décadas de 1930 e 1940, revelando atores como Oscarito, Grande Otelo, Dercy Gonçalves, Procópio Ferreira, Bibi Ferreira e Mazaroppi, entre outros. Após as montagens do Baú da ArethuzzaA Mulher do Trem fará apresentações durante o mês de setembro de 2013, no Espaço dos Fofos, na Bela Vista.

Sobre as Montagens
Nas duas últimas semanas de cada mês, a partir do mês de abril, Os Fofos encenarão espetáculos inédito de Circo-Teatro. Ao todo, serão cinco montagens: uma pantomima (espetáculo teatral fundamentado na ausência da palavra), um drama religioso, um melodrama e duas comedias.

Antes do enterro do Anãoroteiro dos Fofos Encenam, direção de Fernando Neves. 20 a 29 de abril – Sábado, domingo e segunda.
Vancê não viu minha fia?de Leonel Rocha, revista original em 3 atos. 18 a 27 de maio – Sábado, domingo e segunda.
A canção de Bernadetede Arethuzza Neves. Drama sacro. 22 de junho a 1º de julho – Sábado, domingo e segunda.
A ré misteriosa, original de Alexandre Bisson. Drama policial. 20 a 29 de julho – Sábado, domingo e segunda.
Se o Anacleto soubesse, de Paulo Orlando ou Dar corda pra se enforcar, autor desconhecido. Comédia. 17 a 26 de agosto – Sábado, domingo e segunda.

Sobre as Oficinas Aberta
Em A Mulher do Trem, Neves dirigiu o processo através de suas lembranças de como era encenado o texto no circo da família. Reformulou a estética por meio de cenários, telões, figurinos, maquiagens/máscara e interpretações. Logo depois, por meio da tipologia circense (galãs, ingênuas, cômicos etc), sistematizou um método de trabalho para o ator que, a partir da consciência de seu temperamento artístico, passa a entender seu percurso criativo.
Com sua experiência desenvolvida ao longo desse período, desde que dirigiu a Mulher do Trem, Neves pretende compartilhar, junto com outros atores, os procedimentos de trabalhos experimentados, pesquisados e desenvolvidos durante esses 10 anos.
A oficina aberta ao público está sendo realizada desde março de 2013, com participação gratuita dos interessados distribuídas em 16 encontros com 4 horas de duração cada um deles.

Sobre Os Fofos Encenam
Os Fofos Encenam têm sua trajetória iniciada em São Paulo no ano de 2001 com o espetáculo Deus Sabia de Tudo..., escrito e dirigido por Newton Moreno. Em 2003 estrearam A Mulher do Trem, comédia de Circo-Teatro dirigida por Fernando Neves e vencedora do Prêmio Shell de Melhor Figurino.
Com o incentivo da Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo montaram, em 2005, Assombrações do Recife Velho, texto e direção de Newton Moreno a partir da obra homônima de Gilberto Freyre. Assombrações recebeu 3 indicações ao Prêmio Shell (Melhor Iluminação, Melhor Figurino, Melhor Direção).
Em 2006, partiram, sob a direção de Fernando Neves, para o drama circense Ferro em Brasa, com subsídio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, concluindo uma primeira fase com quatro espetáculos. Ferro em Brasa foi indicado ao Prêmio Shell nas categorias Melhor Atriz (Cris Rocha) e Prêmio Especial pela pesquisa do grupo sobre o universo do Circo-Teatro.
A partir daí iniciou-se uma segunda fase: a busca por um espaço que abrigasse a evolução das investigações cênicas e que possibilitasse de forma continuada a apresentação do repertório dos Fofos.
Em 2007, a cia. é contemplada com a Lei de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo pelo projeto O Ninho. Com esse subsídio, é inaugurado no bairro da Bela Vista o Espaço dos Fofos, sede para atividades teatrais que tem contribuído para o aperfeiçoamento das peças de seu repertório e das suas novas investidas estéticas, além de abrigar temporadas de espetáculos de outras companhias convidadas.
Em 2009, estreia no Espaço dos Fofos o quinto espetáculo da cia., Memória da Cana. Com dramaturgia e direção de Newton Moreno, Memória da Cana é uma adaptação do texto Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, alimentada pela leitura das obras de Gilberto Freyre e pela interlocução memorial dos atores-criadores. Este espetáculo conquistou visibilidade e reconhecimento ao percorrer os mais importantes festivais de teatro do país e ao receber os seguintes prêmios: Shell (Melhor Direção e Melhor Cenário); Prêmio APCA 2009 (Melhor Espetáculo), além dos prêmios da Cooperativa Paulista de Teatro (Melhor Direção e Melhor Projeto Visual).
Em 2012, patrocinados pela Petrobras, montaram Terra de Santo. O espetáculo elegeu a cana-de-açúcar como um pretexto para estabelecer um olhar sobre o país, sua identidade e sua volátil questão socioeconômica nos seus quinhentos anos de existência. Terra de Santo ganhou o prêmio APCA 2012 como Melhor Autor, para Newton Moreno além da indicação no prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro para melhor projeto visual: iluminação, figurino e cenografia.

PARA ROTEIRO
Antes do enterro do anão. Espaço dos Fofos. Endereço: R. Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista – SP.    Telefone: (11) 3101-6640. Temporada: 20 a 29 de abril de 2013. Sessões: sábado: 21h. Domingo e segunda: 20h. Roteiro: Os Fofos Encenam. Direção: Fernando Neves. ElencoCarlos Ataíde, Cris Rocha, Eduardo Reyes, Erica Montanheiro, Marcelo Andrade, Stella Tobar, Paulo de Pontes, Zé Valdir, Kátia Daher e Laiza Dantas. Gênero: Pantomima cômica. Classificação:não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 60 minutos. Capacidade: 40 lugares. Ingressos: R$ 20,00 (Inteira) R$ 10,00 (Meia). Ingressos Antecipados: www.ingresso.comCartões: aceita todos os cartões. Acessibilidade: tem acesso a deficientes. Apoio: Programa Municipal de Fomento para cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário