Translate

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Show O Selo e a Música Popular Brasileira comemora, em São Paulo, os 350 anos dos Correios


Será dia 24 de janeiro, quinta-feira, às 19 horas, no mezanino do prédio
histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú. No palco estarão
os cantores Zé Renato, Joyce, Alaíde Costa, Célia, Virgínia Rosa,
Moska e Giana Viscardi, os instrumentistas Laércio de Freitas, Proveta e Oswaldinho do Acordeon e os grupos Quinteto em Branco e Preto e Trio Madeira Brasil. Convidado especial, o ator Cássio Scapin lê trechos de correspondências trocadas entre personalidades históricas da música e literatura brasileiras

O envolvimento dos Correios com a valorização da música brasileira está registrado em sua história. Em vários momentos, cantores, compositores e instrumentistas - a exemplo de
Pixinguinha, Heitor Villa-Lobos e Elis Regina - foram homenageados em selos postais comemorativos. Para celebrar seus 350 anos, os Correios aproveitam esse mote e apresentam o show O Selo e a Música Popular Brasileiradia 24 de janeiro, às 19h, em um palco montado no mezanino do prédio histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo. A entrada é franca.

O show reúne os cantores Zé RenatoJoyceAlaíde CostaCéliaVirgínia RosaMoska e Giana Viscardi, os instrumentistasLaércio de FreitasProveta e Oswaldinho do Acordeon e os grupos Quinteto em Branco e Preto e Trio Madeira Brasil. Todos interpretam obras de artistas nacionais célebres que já tiveram o rosto estampado nos selos postais.

Com direção e roteiro de Helton Altman, o espetáculo tem como convidado especial o ator Cássio Scapin. Entre os blocos musicais, o ator lê trechos de correspondências trocadas entre personalidades históricas da música e da literatura brasileiras, como Carlos Drummond de Andrade, Tom Jobim, Manuel Bandeira e Mario de Andrade. As encenações têm a participação do ator Gabriel Sitchin.

“Montamos um show mantendo uma ordem cronológica, e vamos começar, inclusive, com música indígena e um trecho da célebre carta de Pero Vaz de Caminha”, conta o diretor Helton Altman.

Os sambas de Noel Rosa e Adoniran Barbosa são relembrados por Moska e pelo Quinteto em Branco e Preto. A cantora Célia relê o repertório de Carmen Miranda, enquanto um duo formado pelo pianista Laércio de Freitas e pelo sax-clarinetista Proveta traz a obra dos pioneiros Chiquinha Gonzaga e Heitor Villa-Lobos. Aos dois, junta-se Alaíde Costa, na interpretação de Bachianas Brasileiras – nº 5.

As músicas de Pixinguinha e de Mário Lago ganham novas versões com Zé Renato e Giana Viscardi, acompanhados pelo Trio Madeira Brasil. Luiz Gonzaga, cujo centenário de nascimento completou-se recentemente, recebe homenagem na voz de Virginia Rosa e na sanfona de Oswaldinho do Acordeon. Já as canções que consagraram o poeta Vinicius de Moraes e Elis Regina ficam sob o comando de Joyce.

Sobre as seleções dos intérpretes e artistas homenageados, o diretor e roteirista conta que o processo foi variado. “Enquanto Célia já se consagrou gravando Adeus Batucada, sucesso na voz de Carmen Miranda, é a primeira vez que Moska e Quinteto em Branco e Preto se juntam para cantar Noel e Adoniran.”

Na véspera dos aniversários de 350 anos dos Correios e de 459 anos de São Paulo, o show O Selo e a Música Popular Brasileira é um presente cultural para a população. “Grandes movimentos musicais surgiram, tomaram corpo ou, pelo menos, foram acolhidos pela cidade de São Paulo - como os festivais da canção, a bossa nova e a vanguarda paulista. É muito importante que São Paulo aproveite datas comemorativas para unir artistas, fazer homenagens e presentear os paulistanos.”


Ficha técnica
Direção e roteiro: Helton Altman. Produção executiva: Guete Oliveira. Intérpretes: Zé Renato, Joyce, Alaíde Costa, Célia, Virgína Rosa, Moska, Giana Viscardi, Laércio de Freitas, Proveta, Oswaldinho do Acordeon, Quinteto em Branco e Preto, Trio Madeira Brasil. Ator Convidado: Cássio Scapin. Cenário: Caco Santos. Iluminação: Pedro Altman.

Serviço
Show O selo e a Música Popular Brasileira. Dia 24 de janeiro, às 19h, no mezanino do Prédio Histórico dos Correios - Vale do Anhangabaú - São Paulo / SP. Livre para todas as idades. Duração: 120 minutos. Grátis.

ARTEPLURAL - Assessoria de Imprensa

Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9 9948-5355

Adriana Balsanelli - (11) 9 9245-4138

Douglas Picchetti - (11) 9 9814 6911

Nenhum comentário:

Postar um comentário