Translate

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Túlio Mourão traz seu jazz mineiro para o Piano na Praça


Rafa Castro faz concerto de abertura às 15 horas

A série Piano na Praça da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta no dia 29 de setembro, sábado, duas gerações de músicos mineiros, na Praça Dom José Gaspar – centro da cidade. Representante da nova geração de pianistas, Rafa Castro faz o primeiro concerto da tarde,às 15 horas.   E o consagrado instrumentista, arranjador e compositor, Túlio Mourão, mostra sua genialidade com as teclas, às 16 horas.

O programa da apresentação de Túlio Mourão no Piano na Praça inclui uma homenagem aos 70 anos de Caetano Veloso com a composição "Como 2 e 2".  Temas autorais e grandes clássicos da música brasileira e internacional completam o roteiro, como “O Último Desejo” (Noel Rosa), “Maracangalha” (Dorival Caymi) e “She's Leaving Home" (Lennon & McCartney), entre outras.

Rafa Castro promete mostrar porque vem despontando como um dos melhores pianistas de Minas Gerais, interpretando composições próprias como “Tão Perto” e “Dança de Outono” (parceria com Lucas Soares). Outros mineiros serão lembrados em sua apresentação: as músicas “Vera Cruz”, de Milton Nascimento, e “O Trem Azul”, de Milton e Lô Borges, integram seu repertório.


Os concertos ao ar livre da série Piano na Praça é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que acontece, quinzenalmente, na Praça Dom José Gaspar. O projeto, que está na 7ª temporada, apresenta pianistas de expressão nacional e internacional, tanto no âmbito popular quanto erudito.

Série: Piano na Praça
Dia 29 de setembro de 2012 – sábado
15 horas: Túlio Mourão
16 horas: Rafa Castro
Local: Praça Dom José Gaspar, s/nº - Centro – São Paulo/SP
Grátis – Informações: (11) 3397-0160 – Metrô República
Nº lugares: 300 cadeiras - Concerto ao ar livre – Duração: 2 horas

Túlio Mourão 

Túlio Mourão é protagonista de uma das mais ricas histórias dentro da Música Popular Brasileira. Integrou a banda Mutantes, nos anos 70, em sua fase do rock progressivo e, em seguida, esteve na banda de artistas como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque, Caetano Veloso e Ney Matogrosso. Suas composições registram parcerias com Milton Nascimento, Adélia Prado, Abel Silva, Tavinho Moura, Nelson Motta, Fernando Brant e Ronaldo Bastos, sendo gravadas por nomes como Maria Bethânia, Zimbo Trio, Nara Leão, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Eugênia de Melo e Castro.

Merece destaque a gravação de “A Primeira Estrela” pelo saxofonista americano Bob Berg, numa produção assinada por Chic Corea e participação de músicos notáveis como Steve Gad, Victor Bailey e Gil Goldstein. A música instrumental de Túlio Mourão é calcada em uma consistente construção melódica, onde ele exercita um perfil mais brasileiro e rítmico por meio de uma estimulante dinâmica entre a mão esquerda e direita, batizada de “jazz mineiro”. 

A vivência como premiado autor de trilhas sonoras lhe permite criar temas que estão muito longe de meros pretextos para improvisação. Túlio busca um perfil pessoal e original dentro da música instrumental brasileira, metabolizando elementos que vão da música erudita aos cânticos religiosos da tradição sacra e popular de Minas Gerais.

Túlio Mourão é autor da música de "Jorge, Um Brasileiro", tema do filme homônimo, de Paulo Thiago, contemplada pela Associação Paulista de Críticos de Arte como a Melhor Trilha Sonora de 1989. Em 1995, gravou o CD Eterno, de Vez em Quando, pelo selo Velas, e Cine Popular - Trilhas Sonoras Premiadas, veio pela gravadora Paulus, em 2000.

Rafa Castro

Rafa Castro é pianista, arranjador e compositor, representa a nova geração de pianistas mineiros. Foi premiado no Projeto Jovem Instrumentista do BDMG Cultural como um dos cinco melhores instrumentistas de Minas Gerais, tendo como mentor o grande pianista, também mineiro, Túlio Mourão. Formou-se na Bituca (Universidade de Música Popular), onde estudou piano e percepção.

Rafa já se apresentou no BH Jazz ao lado de nomes como Daniel Piazzolla e Scalandrum (Argentina), Donni Nichilo (EUA), Yamandú Costa, Duofel e Túlio Mourão. Atua como pianista nos grupos Duo SoaresCastro, Darandinos, e Orquestra de Jazz Pró Música. Atualmente, está gravando seu primeiro CD, intitulado Duo SoaresCastro - Dança de Outono, em duo com o violonista mineiro Lucas Soares, e também prepara a gravação do DVD do grupo Darandinos, onde atua como pianista e arranjador.
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Marcela Lima
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário