Translate

quarta-feira, 7 de março de 2012

Lançamento Livro: "Mulheres: Esquerdas, Política e Trabalho"


“Mulheres: Esquerdas, Política e Trabalho” é o tema da 7ª edição da revista PERSEU: História, Memória e Política.
Nova edição traz, além de Dossiê, documentos, artigos,
caderno de fotos e resenhas de livros
           
Em consonância com a conjuntura política e as novas possibilidades acerca do debate de gênero, a Fundação Perseu Abramo (FPA) e o Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) lançam o novo número da revista PERSEU: História, Memória e Política. Publicação semestral editada pelo historiador e coordenador do CSBH, Dainis Karepovs, a sétima edição do periódico que completa cinco anos de existência, propõe reflexões sobre o tema “Mulheres: Esquerdas, Política e Trabalho”.

Anterior ao surgimento do conceito de esquerda na França revolucionária, a luta das mulheres, as noções de gênero, patriarcado, feminino e feminismo colocaram-se em pauta em diferentes períodos, regiões e situações sociopolíticas. No Brasil, especificamente, a luta ganhava contorno histórico durante o Período Imperial (XVIII), quando foi reconhecida a necessidade de uma educação para a população feminina.  Na esquerda, as incursões de partidos como o PCB (Partido Comunista Brasileiro), a realização da Semana de Arte Moderna de 1922 e o papel da ativista Nísia Floresta proporcionaram uma visibilidade para a pauta durante o início do século passado.

Para os anos 2000, a criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) no Governo Federal, durante o mandato Lula, a Lei Maria da Penha (11.340, sancionada em 2006) e o aumento significativo da participação das mulheres na política contribuíram para uma análise dos avanços e as lacunas do movimento. No “Dossiê”, que expõe a temática sugerida no título, quatro militantes narram desde a participação das mulheres nas lutas armadas brasileira e argentina - como no primeiro artigo - até a participação da presidenta Dilma Rousseff no combate contra a ditadura civil-militar no Brasil. Em “Rompendo a invisibilidade: Narrativas femininas sobre os bastidores da militância política em 1968 na cidade de Osasco”, a doutoranda em História Social pela USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora do Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos) Marta Gouveia de Oliveira Rovai busca mostrar como o silêncio da memória provocado pela ditadura civil-militar nas décadas de 60, 70 e 80 contribuiriam para o enfraquecimento de uma narrativa da invisibilidade. Ao analisar a situação do município de Osasco (SP) na época, contribui para o entendimento atual dos rótulos que significam a cidade de forma pejorativa e inferiorizadora.  O terceiro texto, assinado por Soraia Carolina de Mello, analisa as mudanças observadas nos últimos trinta anos na atividade profissional das mulheres e a sua via negativa pela ausência na repartição do trabalho doméstico entre os sexos.

Destaque para as seções “Documentos” que conta com o histórico relatório do 1° Encontro Nacional do PT sobre o Movimento de Mulheres; “Cadernos de Fotos” com as produções gráficas de campanhas, imagens e atividades das mulheres do PT das esferas municipal, estadual e federal e material reflexivo escrito por Eduardo Suplicy, Elisabeth Lobo e a resolução da Comissão Executiva Nacional do PT com “Debate do aborto: Partido aprova a garantia constitucional do direito à prática do aborto em caráter indicativo”.

Por fim, os leitores encontram a resenha de “A tessitura dos direitos: Patrões e empregados na Justiça do Trabalho, 1953-1964”, de Larissa Rosa Corrêa e Felipe Pereira Loureiro e o direito a réplica no “O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil”, de Wlamyra Albuquerque.

Ficha Técnica:

Editora: Editora Fundação Perseu Abramo
Título: Perseu: História, Memória e Política – 7ª Edição
Tema: Mulheres: Esquerdas, Política e Trabalho
ISSN: 1982-4289
Páginas: 304
Preço: R$ 40,00 (quarenta reais)


Sobre a Editora Fundação Perseu Abramo:

Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 180 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloysio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chaui, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveira, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros.
www.efpa.com.br                    twitter:@editora_perseu



Erika Alexandra Balbino
Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
Rua Porangaba, nº 149, Bosque da Saúde
04136-020 - São Paulo - SP
+55 11 3482-2510 | +55 11 3482-6908
cid:image002.jpg@01CC381D.6ABE3880  cid:image003.jpg@01CC381D.6ABE3880 Visite nosso site

Nenhum comentário:

Postar um comentário