Translate

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Serpente, de Nelson Rodriugues, reestreia dia 13 de janeiro em montagem do Grupo Gattu


Grupo Gattu leva sua encenação de A Serpente para teatro em região mais central da cidade, depois de encerrar parceria com a Uniban, onde mantinha sua sede. Pesquisadores da obra rodrigueana, em 2010 o grupo foi o que mais encenou peças do dramaturgo. A Serpente reestreia dia 13 de janeiro, sexta, às 21h30, no Teatro Ruth Escobar. A direção é de Eloisa Vitz, que também está no elenco ao lado de Daniela Rocha RosaElam LimaDiogo Pasquim e Laura Vidotto.

Em tons de azul, violeta, roxo e rosa, a luz compõe a atmosfera da trama, cria ambientes distintos e marca a passagem de tempo. No som,  os artistas impressionistas Erik Satie, Gabriel Fauré e Claude Debussy. No palco, personagens sugados por uma torrente de desejos contracenam em meio a uma cama, uma escada, o para-peito e um gira-gira de parque de diversões. Assim, o Grupo Gattu dá vida a seu quarto espetáculo de Nelson Rodrigues.

A Serpente, última peça escrita por Nelson Rodrigues, em 1978, conta a história de duas irmãs, Lígia (Daniela Rocha Rosa) e Guida (Eloísa Vitz), que vivem no mesmo apartamento com seus respectivos maridos, Paulo (Elam Lima) e Décio (Diogo Pasquim). Cúmplices e muito íntimas, casaram-se no mesmo dia, na mesma igreja e com o mesmo padre. Uma relação de intimidade ingênua, misteriosa e perigosa. Completa a ação a personagem Crioula (Laura Vidotto), a emprega da casa, espécie de personificação dasexualidade - já que é com ela que Décio conhece o prazer. Como ele diz, “acrioula das ventas triunfais”.

A trama gira em torno de um triângulo amoroso formado pelas irmãs e o marido de Guida. Lígia é sexualmente infeliz. Ainda virgem depois de quase um ano de casada, desfaz seu relacionamento e pensa em morrer. Para ajudar a irmã, Guida sugere a Lígia passar uma noite com seu marido. A partir daí, estabelecem-se os conflitos. É delineado um triângulo amoroso capaz de alcançar todos os extremos.

O Gattu - que já encenou 11 peças e realizou 18 temporadas - costuma montar textos de autores nacionais, "obras de fundamental importância para a cultura nacional, como Jorge Andrade e Artur Azevedo". Trabalha com pesquisa de linguagem teatral, imprimindo uma leitura cênica dinâmica, estética marcante e humor inteligente.

Para roteiro:
A Serpente – Reetreia dia 13 de janeiro, sexta, às 21h30, na Sala Dina Sfat do Teatro Ruth Escobar. Texto – Nelson Rodrigues. Direção – Eloísa Vitz. Assistência de direção – Miriam Jardim. Elenco - Eloísa Vitz, Daniela Rocha Rosa, Elam Lima, Diogo Pasquim e Laura Vidotto. Até 1º de abril. Censura – 16 anos. Duração – 70 minutos. www.gattu.com.br.

Teatro Ruth Escobar – Sala Dina Sfat - Rua dos Ingleses, 209. Telefone - 3289-2358. Temporada – Sextas 21h30, sábados 21h e domingos 20h. Funcionamento da bilheteria – quinta-feira das 14h às 21h, sexta-feira das 14h às 21h30, sábado das 10h às 21h e domingo das 10h às 20 horas. Site de Vendas: www.ingresso.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário