Translate

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO APRESENTA PROJETO TEATRO NOS PARQUES 2011

A Cooperativa Paulista de Teatro e a TV Globo São Paulo oferecem à cidade, no seu aniversário de 457 anos, o projeto TEATRO NOS PARQUES, que se caracteriza pela realização de uma temporada teatral gratuita, entre 22 de janeiro e 13 de fevereiro de 2011, incluindo o dia do aniversário de São Paulo – 25 de janeiro - nos parques das zonas norte, sul, leste e oeste da cidade de São Paulo. O projeto conta com o apoio da TV Globo São Paulo.

Com a abrangência de 25 parques municipais, somando 32 apresentações teatrais e circenses, foram convidados grupos que já trabalham com uma linguagem teatral voltada para parques, ruas, espaços abertos ou alternativos, perfazendo um total aproximado de 300 artistas, entre atores, músicos e circenses, com linguagens acessíveis a todas as faixas etárias e camadas sociais.

VALOR CULTURAL

O objetivo do projeto é a inclusão cultural com a formação de espectadores para o teatro uma vez que os parques são freqüentados por todas as faixas da população, que poderão usufruir do bem cultural em agradáveis espaços públicos e gratuitamente. Espera-se com isso que os cidadãos paulistanos, e os que visitam a capital paulista, passem a se interessar pelas atividades culturais. Para tanto o projeto distribuirá de graça para os espectadores um folder com toda a programação do projeto TEATRO NOS PARQUES.

A programação completa acompanha está disponível no site www.teatronosparques.com.br


REALIZAÇÃO
Cooperativa Paulista de Teatro (www.cooperativadeteatro.com.br)
SUPERVISÃO
Ney Piacentini
IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL
Edson Caeiro (Algazarra Teatral)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Letícia Holanda
imprensa@cooperativadeteatro.com.br
11 2117-4710



PROGRAMAÇÃO

22/01/2011
Parque Anhanguera – 15h
– Grupo Buraco d'Oráculo: A Farsa do Bom Enganador
Parque do Trote – 15h
– Cia Abacirco: Acuda Benedito
Parque Santos Dias – 15h
– Cia Pic Nic: Avoar
Parque Tiquatira – 15h
– Trupe Olho da Rua: Terra Papagalli

23/01/2011
Parque Consciência Negra – 15h
– Nucleo Pavanelli: O Básico do Circo
Parque Vila dos Remédios – 15h
– Cia Os Itinerantes: O Desejo de Catirina
Parque Chico Mendes – 11h
– Alexandre Roit: Pelada na Rua
Parque Santa Amélia - 15h
– Grupo Ivo 60: Sombras da Luz

25/01/2011
Parque Lydia Natalizio - 11 h
– Grupo Chão: Ruas de Barros
Parque Anhanguera - 15 h
– Teatro de Rocokoz - Um Show de variedades Palhacísticas
Parque Nabuco - 15 h
– Seres de Luz Teatro: A-la-pi-pe-tuá


29/01/2011
Parque São José - 15 h
– Grupo Namakaca: Zé Preguiça
Parque Raposo Tavares - 15 h
– Clã Estúdio das Artes Cômicas: Sonho de uma noite de verão
Parque São Jorge - 15 h
– Cia Baitaclã: Anuário Imaginário

30/01/2011
Parque da Luz - 15 h
– Companhia Estudo de Cena: O Mistério do Novo
Parque do Carmo - 15 h
– Trupe Sinhá Zózima: O Poeta e o Cavaleiro
Parque Raposo Tavares - 15 h
– Cia Pia Fraus: Bichos do Brasil
Parque da Barragem - 15 h
– Cia dos Inventivos: Canteiro

05/02/2011
Parque Lajeado - 15 h
– Cia Lúdicos de Teatro Popular: A ciranda do Villa
Parque Guarapiranga - 15 h
– Cia Mamulengo da Folia: A Folia no Terreiro de seu Mané Pacarú
Parque Raul Seixas - 11 h
– La Cascata Cia Cômica: Mãos à Obra

06/02/2011
Parque Vila do Rodeio - 15 h
– Brava Cia: A Brava
Parque Rodrigo de Gasperi - 15 h
– Cia Forrobodó: O Pavão Misterioso
Parque Lions Club Tucuruvi – 11h
– Cia Circo de Trapo: Dupla de Dois
Parque Pinheirinho d'água - 15 h
– Trupe Lona Preta: O circo da lona preta

12/02/2011
Parque Nabuco - 11 h
– LaMinima: Reprise
Parque Vila do Rodeio - 15 h
– Circo Navegador: Quixotes
Parque Shangrilá - 15 h
– Teatro Girândola: Conto de todas as cores

13/02/2011
Parque Raul Seixas - 15 h
– Cia do Miolo: O Doente Imaginário
Parque Chácara das Flores - 15 h
– Cia Trilhos Urbanos: Bumba meu Fusca
Parque Cidade de Toronto - 15 h
– Cia do Feijão - Reis da Fumaça
Parque Lions Club Tucuruvi - 11 h
– Cia Pasárgada: O Lixão


SINOPSES DOS ESPETÁCULOS



Acuda Benedito com a Companhia ABACIRCO - Explorando a linguagem do mamulengo e outras técnicas circenses, o grupo narra a estória de Benedito, um matuto que se muda para a cidade grande, onde vence todos os seus desafios.

A-La-pi-pe-tuá com o Seres de Luz Teatro - O público está aguardando o começo do espetáculo, os clowns chegam com tanta bagagem que poderíamos falar que a trupe está formada por muitos artistas, mas são Tanguito e Jasmim.

Anuário Imaginário com a Cia Baitaclã - O fio condutor dessa história é o calendário que nos leva a percorrer as diversas manifestações populares do Brasil que acontecem o ano todo.

Avoar com a Cia Pic Nic - Numa metrópole qualquer, entre edifícios e confusão do dia-a-dia, personagens melancólicos movidos pela saudade de um tempo feliz quebram a monotonia com brincadeiras e canções.

O Básico do Circo com o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo- Uma trupe circense tem em sua companhia uma nova bailarina, desastrada e trapalhona, mas conquista o coração dos palhaços que disputam sua atenção, enfrentando até mesmo o dono do circo.

Bichos do Brasil com Cia. Pia Fraus - O espetáculo é um resgate para que não ocorra a extinção de nossos animais, dentro do imaginário popular, que tanta influência exerce como fonte inspiradora dos mitos populares brasileiros.

A Brava com a Brava Cia. - A Brava é um espetáculo inspirado na história de Joana D`Arc que propõe uma reflexão sobre os objetivos, rumos e escolhas de cada individuo, e a sua postura frente às conseqüências destas escolhas.

Bumba meu Fusca com o Grupo Trilhos Urbanos - O enredo preserva as figuras originais do folguedo “O Bumba meu Boi”. Em Bumba meu Fusca Mateus e Catirina estão em São Paulo e enfrentam as agruras da metrópole.

Canteiro com a Cia dos Inventivos - Livremente inspirado na obra “Viva o Povo Brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro, em um canteiro de obras, trabalhadores finalizam a construção de um Monumento.

A Ciranda do Villa com a Cia. Lúdicos de Teatro Popular - O pequeno e curioso Tuhu – apelido dado a Heitor Villa-Lobos em sua infância – faz uma viagem em sonhos por todas as regiões do Brasil e se depara com as culturas regionais e com cantigas populares.

O Circo da Lona Preta com a Trupe Lona Preta - É um espetáculo que, através de diversas linguagens artísticas, celebra cenas clássicas do circo tradicional e mambembe.

Conto de todas as cores com o Teatro Girandolá – Os artistas, após sofrerem uma grave crise de idéias, ficam impossibilitados de continuar contando histórias sozinhos e decidem unir cores e inspirações para contarem uma história única: a da menina Lili.

O Desejo de Catirina com a Cia. Os Itinerantes - Espetáculo que mistura em seu enredo drama e comédia, encenado por atores, músicos e bonecos numa fusão de teatro, dança, música (toadas), poesia e circo.

O Doente Imaginário com a Companhia do Miolo - A descoberta de que O Barão foi traído leva as personagens a reconstituírem todos os passos do Barão no seu último dia de vida, convidando o público a achar o culpado.

Dupla de Dois com a Cia. Circo de Trapo - Dois palhaços percorrem o mundo apresentando seus números. Enquanto seu parceiro está preocupado em mostrar ao público o espetáculo, seu Marcolino Antonio Sã só quer saber de brincar e se divertir.

A Farsa do Bom Enganador com o Buraco d'Oraculo - Adaptação da sátira clássica medieval do século XV, de autor anônimo, A Farsa do Mestre Pierre Pathelin. Dr. Calafanje, advogado falido e sua esposa Nuculote, mestres na arte de enganar, se envolvem com o inescrupuloso comerciante Salabaeto.

A Folia no Terreiro do Seu Mané Pacarú com o Mamulengo da Folia - Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada. Mas o Diabo invade a festa impedindo o casamento.

O Lixão com o Grupo Pasárgada - A convivência de uma comunidade com um lixão altera as relações pessoais, ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que resolvem fazer alguma coisa...

Mãos à Obra com La Cascata Cia Cômica - Os palhaços Mané e Zacarias são dois pedreiros que construirão o condomínio Garden Golden Towers Boulevard Shopping Business & Residence. O espetáculo aborda de maneira cômica a relação ambígua do homem com seu meio ambiente.

O Mistério do Novo com a Companhia Estudo de Cena - O espetáculo é uma investigação sobre o nosso modo de vida, apresentada pela Trupe Fulero Circo composta por desempregados e trabalhadores ocasionais.

O Pavão Misterioso com a Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular - A saga de Evangelista, jovem corajoso que se apaixona por uma condessa da Grécia, filha de um conde muito malvado.

Pelada na Rua com Alexandre Roit - A proposta do espetáculo é revelar ao mundo uma grande descoberta: o método que irá transformar um cidadão comum no maior jogador do mundo.

O Poeta e o Cavaleiro com a Trupe Sinhá Zózima - Findomundo era uma cidade pacata, risonha e livre, até que um dia um estrondo enorme atinge o ônibus de Findomundo. Surge o herói Dom Pendragon de Cantalupo determinado a restabelecer a ordem.

Quixotes com o Circo Navegador - O mundo dos pícaros, dos malandros são traduzidos aqui pelo ator, pelo saltimbanco, pelo artista de circo, pelo contador de histórias.

Reis de Fumaça com a Cia. Do Feijão - Um espetáculo composto de fragmentos: danças populares, depoimentos de personalidades ligadas a estas manifestações, documentos históricos relacionados à escravidão no Brasil.

Reprise com o Grupo LaMínima - Ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa.
Ruas de Barros com o Grupo Chão – O espetáculo narra os encontros do poeta Manoel de Barros com seus mais importantes personagens.

Um Show de Variedades Palhacisticas com o Teatro de Rocokoz - Uma carroça de saltimbancos surge no meio da praça, expondo a rotina de uma família de mambembes.

Sombras da Luz com o Grupo Ivo60 - A peça traz histórias de quem já perdeu tudo, menos a sensibilidade. Gente que acredita que “a buniteza é compartilhar os fracassos”.

Sonho de uma Noite de Verão de Shakespeare com o Clã Estúdio das Artes Cômicas. A peça une o clássico e o popular, a partir da linguagem de máscaras cômicas, do cordel brasileiro, do circo e trilha sonora popular executada ao vivo.

Terra Papagalli com a Trupe Olho da Rua - O espetáculo conta a história de um degredado do início do século XVI, tido como o primeiro rei do Brasil: O Bacharel de Cananéia.

Zé Preguiça com Grupo Namakaca - Com palhaçadas, malabarismos e contação de história, o Grupo Namakaca narra às peripécias de “Zé Preguiça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário