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terça-feira, 11 de outubro de 2011

Suspense embala a improvisação na dança de O Beijo, da companhia de Cristiane Paoli-Quito

Influenciada e inspirada no teatro, cinema e literatura, a Cia Nova Dança 4 apresenta espetáculo com o intuito de conduzir o espectador por uma trama de mistério e poesia. O grupo propõe a criação de releitura subjetiva de obras de Nelson Rodrigues, Beckett e Edgar Allan Poe. Tudo delineado no universo da dança de improvisação.


Calcada na pesquisa de linguagem sobre gêneros dramatúrgicos, a Cia Nova Dança 4, dirigida por Cristiane Paoli Quito, apresenta o espetáculo O Beijo, em temporada a partir de 8 de outubro, sábado, às 21 horas, no Teatro do SESC Pompeia, até 20 de novembro. O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, foi o ponto-de-partida e eixo de referência para a criação de uma releitura subjetiva, delineada no universo da dança e da improvisação. Textos literários e teatrais de autores como Samuel Beckett, Edgar Allan Poe, além do filme De Repente num Domingo, de François Truffaut, também serviram de referência. A trilha sonora, em clima de filme de suspense, foi composta por Natália Mallo e por Cláudio Faria.

A obra não se trata de uma montagem de O Beijo no Asfalto, mas o espectador poderá reconhecer alguns elementos do texto no espetáculo. Vale notar que, por ser um espetáculo de improvisação, a apresentação é diferente a cada noite. A trilha sonora é marcante, induz emoções e sensações e dão contorno a história. Os compositores a criaram inspirados nos filmes de Hitchcock e afirmam que há um diálogo entre as personagens e suas relações. “Cada intérprete traz para seu corpo o código que indica uma personagem, que é associado a uma música”, completa Quito, diretora e uma das fundadoras do grupo.

O desenho das luzes também assume importância fundamental no espetáculo, principalmente por ser criado no próprio momento da apresentação. “Construímos um espetáculo único por apresentação, em improvisação constante, a luz se modifica a cada noite”, explica Quito. A iluminação, branca e preta, faz recortes, induzindo a cena, “dando zoom” em algumas partes. “O figurino tem uma coloração à la CinemaScope e possui uma textura bem interessante. A luz foi trabalhada de maneira a criar a impressão de um filme em branco e preto”, afirma a diretora.

O Beijo estreou em 2009, com a proposta de aprofundar a pesquisa de linguagem da Cia. Nova Dança 4 sobre gêneros dramáticos. Com o projeto Estudos dramatúrgicos para influência da improvisação, optaram por aprofundar a investigação do enredo e realizar uma pesquisa dramatúrgica. Algumas questões nortearam e instigaram esta fase de estudo, como: qual é o eixo da história contada e a trajetória de cada personagem? Como se desenvolvem relações paralelas? Qual a relação de causa e consequência? Como o clímax é construído? E a condução do desfecho?

Dramaturgia e improvisação
Desde seu surgimento o grupo manteve como base de criação a improvisação cênica. Porém, o desenvolvimento da pesquisa de linguagem suscitou a busca de uma alimentação exterior dos discursos corporais e dramatúrgicos, o que inaugurou uma nova parceria (até então, inédita na dança de improvisação no Brasil): a inclusão do dramaturgo Rubens Rewald, parceiro da Cia. desde o espetáculo Acordei pensando em bombas..., prêmio APCA de 1999.

“Nós já trabalhamos há muitos anos com a improvisação, sempre buscando a comunicação com a plateia. Uma vez conquistado o corpo capaz de sustentar a atmosfera de tensão do suspense e mistério que nós havíamos proposto, decidimos agora avançar mais um passo: unir a subjetividade da dança à narrativa ficcional do teatro e do cinema”, explica Cristiane Paoli Quito.

Sobre a companhia
A companhia nasceu no Estúdio Nova Dança, em 1996, como núcleo de improvisação dança-teatro, fruto da parceria entre Cristiane Paoli Quito (direção) e Tica Lemos (pensamento corporal). Fundamentou seu trabalho nos princípios somáticos (contato, improvisação, BMC e Ideokinesis) e nos princípios de treinamento contemporâneo para o ator (jogo teatral, improvisação, Commedia dell’Arte e da menor máscara teatral, o nariz vermelho do palhaço).

Para roteiro:
O Beijo – Reestreia dia 8 de outubro, sábado, às 21 horas, no Teatro do SESC Pompeia
Temporada - Sábados, às 21h e Domingos, às 19h. Até 20 de novembro.
Classificação - Não recomendado para menores de 14 anos.
Ingressos - R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino); R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).

Duração - 75 minutos.



Ficha Técnica:



Coreografia - Cia Nova Dança 4. Pensamento corporal - Tica Lemos. Treinamento Lê Parkour - Diogo Granato. Consultoria de dramaturgia - Rubens Rewald. Colaboração - Mariana Camargo. Iluminação e espaço - Marisa Bentivegna. Figurino - Cia Nova Dança 4 Francisco Macchione e Larissa Salgado. Intérpretes - Alex Ratton Sanchez, Cristiano Karnas, Diogo Granato, Érika Moura, Gisele Calazans, Lívia Seixas, Tica Lemos. Músicos - Cláudio Faria, Mariá Portugal e Danilo Penteado. Criação Musical - Cláudio Faria e Natália Mallo.



SESC POMPEIA – Rua Clélia, 93. Telefone – 3871-7700. Acesso para deficientes físicos. Não temos estacionamento.

Funcionamento da bilheteria do SESC Pompeia – de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos e feriados, das 9h às 19h. Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Cheque Eletrônico). Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br .



Assessoria de Imprensa do espetáculo:
ARTEPLURAL Comunicação
Jornalista responsável - Fernanda Teixeira
MTb-SP: 21.718 - tel. (11) 3885-3671 / 9948-5355
fernanda@artepluralweb.com.br
http://www.artepluralweb.com.br/

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