Translate

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Palestras - Os Fofos Encenam

CIVILIZAÇÃO DO AÇÚCAR: História, Tradição e Costumes

Projeto PENTATEUCO do grupo OS FOFOS ENCENAM
Patrocínio PETROBRAS

Para a montagem do novo espetáculo da Cia. Os Fofos Encenam denominado PENTATEUCO que foi contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, o diretor e dramaturgo Newton Moreno e os integrantes da Cia. Os Fofos Encenam viajaram por algumas regiões de Pernambuco e interior de São Paulo, mais precisamente na região de Piracicaba para fomentar a pesquisa do grupo e para desenvolver um trabalho de campo que funcionará como instrumento de captação de informações e vivências que servirão como base para a construção de uma dramaturgia inédita e para a construção do novo espetáculo. Para isso, visitaram antigos engenhos da zona da mata norte, na região de Vicência, onde fica a área mais canavieira, e as usinas no interior de Pernambuco e também visitaram canaviais e engenhos em Piracicaba. Também como parte dos trabalhos participaram de palestras (abertas ao público) com estudiosos que pesquisaram a história do Brasil, de Pernambuco, da Cultura Canavieira e da Civilização do Açúcar. Agora uma segunda etapa de palestras será realizada na capital paulista, no espaço dos Fofos. As Palestras desencadearão nosso entendimento dos efeitos sociais, econômicos e culturais da cana em nosso país.

AS PALESTRAS
O curso das palestras “Civilização do Açúcar: História, Tradição e Costumes” visa a uma abordagem ampla da trajetória da sociedade canavieira do Nordeste e no interior de São Paulo, especialmente em Pernambuco, palco de toda uma construção do início colonizador e na região de Piracicaba, que se destaca como nova potência da cultura canavieira. As palestras foram organizadas a pedido do dramaturgo Newton Moreno e com a assessoria das consultoras teóricas: Fátima Quintas (em Pernambuco) e Silvia Fernandes Telesi (em São Paulo), de modo a embasar o projeto teatral “Pentateuco” do grupo “Os Fofos Encenam”, que transita por entre os caminhos da Civilização do Açúcar.

A proposta é fotografar a continuidade de um processo civilizatório, realçando aspectos relevantes e rotineiros da vida social, tanto íntima, quanto pública. Sabe-se que a sociedade colonizadora adotou uma fisionomia monista — a monocultura, o monopoder, o monossexualismo —, a reivindicar um perfil adequado às demandas do eito (lavoura da cana), consequentemente um modelo ajustado às circunvoluções do massapé. Portanto, o Retrato do Açúcar atende ao Retrato do Brasil.

PROGRAMA PALESTRAS
Dia 14 de setembro
Tarde - 15h00
Palestrante: John Cowart Dawsey
Tema: Aspectos antropológicos dos cortadores de cana em São Paulo (Estudo de caso em Piracicaba).

Breve currículo: Professor do Departamento de Antropologia e livre-docente (1999) em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do NAPEDRA - Núcleo de Antropologia, Performance e Drama - e do projeto temático Antropologia da Performance: Drama, Estética e Ritual. Possui graduação em História (Bachelor of Arts) - Florida Southern College (1973), mestrado em Teologia - Emory University (1977) e doutorado em antropologia pela Emory University (1989).

SOBRE O GRUPO
Parte dos integrantes de Os Fofos Encenam se juntaram em 1992, no curso de Artes Cênicas da Unicamp, para desenvolver atividades de pesquisa direcionadas ao riso e às raízes do cômico dentro da grade curricular da faculdade. Mas foi em 2001 que Os Fofos se reencontraram para fundar uma Cia. com a montagem de Deus Sabia de Tudo..., de Newton Moreno, espetáculo que marcou a transformação do grupo em companhia profissional de teatro de repertório.

Em 2003, encenaram A Mulher do Trem, espetáculo de circo-teatro com direção de Fernando Neves. Após a temporada no Teatro Folha, a peça - ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Figurino - fez carreira e ganhou espaço no cenário teatral paulista, percorrendo mais de 15 cidades do interior de São Paulo, onde foi vista por mais de 45 mil pessoas. Já em 2005, dando continuidade à pesquisa dramatúrgica de Newton Moreno sobre o universo nordestino, encenaram Assombrações do Recife Velho, baseado no livro homônimo de Gilberto Freyre.

Esse espetáculo, contemplado com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro e encenado no interior de um casarão antigo da Bela Vista, foi indicado ao Prêmio Shell nas categorias Melhor Direção, Melhor Iluminação e Melhor Trilha Musical, além de ganhar Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo, Direção e Ator em Comédia. Dando continuidade à pesquisa sobre universo do circo-teatro, Os Fofos Encenam estrearam em outubro de 2006 o drama trágico Ferro em Brasa, de Antonio Sampaio. Contemplado com o Prêmio Myriam Muniz - FUNARTE - Petrobras, o espetáculo recebeu ainda indicação
ao Prêmio Shell na Categoria Especial pela pesquisa em Circo-Teatro e Melhor Atriz, com Cris Rocha. O grupo conquistou em 2007 o patrocínio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e inaugurou sede própria no galpão da Rua Adoniran Barbosa.
Em 2010 a Cia Os Fofos Encenam foi contemplada na Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural, com incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, para manutenção por dois anos da Cia, para a temporada do repertório na sede da companhia em 2011 e também para a pesquisa do novo espetáculo, denominado: Pentateuco - que tem estréia prevista para agosto de 2012 na sede da Cia. em São Paulo.

FICHA TÉCNICA:

OS FOFOS ENCENAM SÃO:
Carlos Ataíde (ator),
Carol Badra (atriz / figurinista),
Cris Rocha (atriz),
Eduardo Reyes (ator / iluminador / designer gráfico),
Emerson Mostacco (Diretor de produção / Administrador),
Erica Montanheiro (atriz),
Fernando Esteves (diretor musical e pianista),
Fernando Neves (ator e diretor),
José Roberto Jardim (ator),
Kátia Daher (atriz),
Leopoldo Pacheco (ator / cenógrafo / figurinista / maquiador),
Luciana Lyra (atriz / preparadora corporal),
Marcelo Andrade (ator / cenógrafo / cenotécnico),
Maria Stella Tobar (atriz),
Newton Moreno (diretor / dramaturgo),
Paulo de Pontes (ator),
Silvia Poggetti (atriz),
Viviane Madu (atriz / Preparadora corporal),
Zé Valdir (ator / contra-regra / diretor de palco).

CONSULTORES TEÓRICOS: Fátima Quintas (em Pernambuco)
Silvia Fernandes Telesi (em São Paulo)

PALESTRANTES EM SÃO PAULO:
Rodrigo Ricupero,
Rodrigo Bonciani,
John Cowart Dawsey,
José Roberto Miranda

DOCUMENTÁRIO: Evaldo Mocarzel
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: André Chesini
ESTÁGIÁRIAS: Rafaela Penteado e Mariana Mayor



SERVIÇO:
LOCAL: ESPAÇO DOS FOFOS

ENDEREÇO: RUA ADONIRAN BARBOSA, 151 - BELA VISTA.
FONE: (0xx11) 3101.6640
DATAS: 24 DE AGOSTO E 14 DE SETEMBRO DE 2011
HORÁRIOS: DAS 19H00 às 23H00 e das 15H00 às 19H00
ENTRADA FRANCA
CAPACIDADE: 75 LUGARES.
TEM ACESSO A DEFICIENTES.


REALIZAÇÃO:
COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
CIA. OS FOFOS ENCENAM
MOSTACCO PRODUÇÕES
PATROCÍNIO: PETROBRAS
MINISTÉRIO DA CULTURA - LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário