Translate

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

GRÁTIS: Recital de lançamento do DVD Cortesia - 80 anos de Edmundo Villani-Côrtes do Grupo AUM no Museu da Casa Brasileira.

Grupo AUM lança o DVD Cortesia – 80 anos de Edmundo Villani-Côrtes



Dia 14 de agosto, domingo, às 11h, o Grupo AUM lança o DVD Cortesia em homenagem aos 80 anos do compositor Edmundo Villani-Côrtes no Museu da Casa Brasileira. Haverá um recital com algumas obras do DVD. Esse DVD é a celebração dos 10 anos dessa parceria entre o grupo e o compositor, e também a intenção de deixar para a posteridade, um sincero registro deste momento da história da música brasileira. Participam da apresentação Edmundo Villani-Côrtes ao piano na canção Papagaio Azul , tendo no canto a sua esposa Efigênia Côrtes.O recital é gratuito.

O Grupo AUM desenvolve há 14 anos o projeto “Música brasileira de compositores vivos” e é formado por: Arlete Tironi Gordilho (piano), Liliana Bertolini (flauta), Hélcio de Latorre (flauta e flautim), Gilson Barbosa (oboé e corne inglês), Clóvis Camargo (contrabaixo) e Nath Calan (percussão e vibrafone). Site: http://www.grupoaum.com.br/

Crédito da foto: Luciana Aith

O que levou o Grupo AUM a se aventurar na gravação de um DVD?
A motivação foi mostrar a alma do artista, a essência desse compositor mineiro (nascido em Juiz de Fora, 1930), de onde surge inspiração para compor tão lindas obras, encantando a todos que o escutam e o conhecem.
Villani-Côrtes é considerado um dos mais importantes compositores brasileiros e já teve seu repertório interpretado em diversas partes do mundo. Dentro de uma linha que caminha harmoniosamente entre o erudito e o popular, suas composições representam o retrato vivo da cultura brasileira. Seu acervo possui mais de 300 obras escritas para diversas formações.
Em julho foi o vencedor do Troféu Guarany no XIV Prêmio Carlos Gomes, em 2011.
O Grupo AUM, em atividade desde 1997, conheceu Villani no ano 2000, em uma homenagem aos seus 70 anos. A identificação foi imediata e desde então trabalham juntos em uma sólida parceria. São diversos arranjos feitos especialmente para o grupo, presença em ensaios, apresentações e viagens, e na gravação dos 3 CDs (Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes, 2001 – Os Borulóides, 2003 – Postais Paulistanos, 2007). O primeiro CD do grupo, foi também o primeiro CD brasileiro dedicado exclusivamente às obras do compositor.
Percussionista convidado para essa apresentação: Leonardo Bertolini Labrada

Repertório:
Todas as peças de Edmundo Villani-Côrtes (1930):
Poema Brasileiro (4:10 minutos)
Casulo (3:50) (Composição em parceria com Julio Bellodi)
O Passarinho da Praça da Matriz (4:30 minutos)
Pequena Fantasia “Os Escravos de Jó” (4 minutos)
Sakura (5 minutos)
Fonte Eterna (3:42 minutos)
O Orelha (3:26)
Os Borulóides (8:42 minutos)
- Papagaio Azul (com a participação do compositor ao piano e sua esposa Efigênia Côrtes cantando)
Baião (3 minutos)
Frevo Paulista (2:42 minutos)

A parceria com Edmundo Villani-Côrtes começou no ano 2000, durante uma homenagem aos seus 70 anos. Nesses 10 anos o grupo consagrou-se como o principal representante das obras desse compositor, contando com composições feitas especialmente para a formação do Aum, com sua companhia em viagens e apresentações, conversando e encantando o público, e como diretor musical dos 3 CDs.

Nesses 10 anos foram inúmeras apresentações por todo o Brasil, arranjos feitos especialmente para a formação do grupo e 3 CDs lançados:

- Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes (2001)
- Os Borulóides (2003)
- Postais Paulistanos (2007)

Música Brasileira de Compositores Vivos
Em 1997 a pianista Arlete Tironi Gordilho e a flautista Liliana Bertolini uniram-se com o objetivo de apresentar um repertório variado de música erudita, desde o barroco até a música contemporânea. Nos anos seguintes, Arlete e Liliana começaram a pesquisar músicas brasileiras e incluíram em seu repertório obras de compositores vivos, que além de fornecer a partitura orientavam na interpretação. Trabalharam com Celso Mojola, Lina Pires de Campos, Maria Apparecida Côrtes, Osvaldo Lacerda, Paulo Maron; e continuaram se apresentando com diversas formações. O contato com os autores foi tão gratificante que o grupo criou o projeto "Música Brasileira de Compositores Vivos".

Primeiro CD: “Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes”
Em 2000, conheceram Edmundo Villani-Côrtes durante uma homenagem aos seus 70 anos, havendo uma identificação imediata de ambas as partes. O grupo passou a trabalhar na divulgação de suas obras, culminando com a gravação do CD: "Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes", lançado em outubro de 2001. Além de ser a estréia do grupo em CD, é o primeiro registro dedicado inteiramente às obras deste compositor. Edmundo Villani-Côrtes compõe há mais de 50 anos, seu acervo composicional conta com mais de 400 obras para diferentes formações, incluindo óperas. Seu talento é reconhecido por todos os profissionais da área, além de ser uma pessoa extremamente iluminada e querida por todos que tem a oportunidade de conhecê-lo. Ele acompanha as apresentações do Grupo AUM explicando as obras e conversando com o público.

Segundo CD: “Os Borulóides”
Em novembro de 2003, o grupo lança seu segundo CD "Os Borulóides", com obras de Amaral Vieira, Villani-Côrtes e Julio Bellodi. Como no primeiro (ambos de produção independente e gravados no Estúdio Santa Marcelina), tudo é direcionado para levar os ouvintes o mais próximo do idealizado pelo compositor. O resultado é fruto do contato direto com os três compositores, que acompanharam ensaios, gravações e deram depoimentos para o CD (três faixas são dedicadas a explicações e pensamentos de Villani-Côrtes e Amaral Vieira). Outro registro inédito é a participação conjunta do casal Côrtes: Villani e Efigênia (piano e voz). As capas dos dois CDs são quadros do renomado artista plástico Martins de Porangaba, feitos especialmente para o Grupo AUM.

Terceiro CD: “Postais Paulistanos”
Em 2007, comemorando os 10 anos de existência do grupo, lançaram o terceiro CD Postais Paulistanos (Fábrica Discos/Tratore), dessa vez gravado no Estúdio Cachuera!. Trata-se de uma suíte composta por Villani-Côrtes, que ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1995 como “melhor obra sinfônica”. O compositor preparou o arranjo para a formação do grupo e também primeiro registro oficial.

Projeto Didático
Postais Paulistanos, o 3º CD, foi a base dos shows que o Grupo AUM apresentou durante o ano de 2006 nas periferias de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da cidade. Os espetáculos didáticos visavam formação de platéias, explicando os instrumentos e levando repertório erudito brasileiro para pessoas que não têm acesso a este tipo de música. Foram 42 apresentações, em todas as unidades dos CEUs (Centro Educacional Unificado), dentro do projeto “São Paulo É Uma Escola”. Uma iniciativa que leva arte e cultura para a rede municipal de educação.

Compositores
Os grandes gênios da música muitas vezes só recebem o reconhecimento merecido após sua morte. Na música brasileira, temos o exemplo do grande mestre Villa-Lobos que foi reconhecido antes na Europa que no Brasil. Imagine o privilégio de ouvir o "Trenzinho Caipira", logo após ouvir o próprio compositor explicar como compôs essa obra? É esse sentimento que o Grupo AUM procura resgatar com seu projeto. Os compositores não estão acostumados com esse tipo de retorno, isso é muito compensador para eles. Esse é o nosso principal incentivo, juntamente com a grande aceitação do público, que gosta muito de conhecer o que está sendo produzido no Brasil e ainda não é divulgado adequadamente pela mídia.

O que significa AUM?
O nome AUM foi escolhido durante a gravação do programa "In Concert" (Rede Vida), em novembro de 1997. Aum é o mantra mais poderoso, matriz de todos os demais, símbolo universal do yoga e do hinduísmo. Mantra é a combinação de sons que nos dá controle da mente e sensação de felicidade temporária, levando-nos para o campo espiritual.


Arlete Tironi Gordilho (piano)
Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos. É formada pela Faculdade Superior de Música Santa Marcelina, na classe do Professor Alberto Salles. Participa ativamente do "Grupo de Pianistas de São Paulo" e dedica-se ao magistério. Realizou estudos de aperfeiçoamento com Lina Pires de Campos, Vera Del Nero Gomes, Magda Tagliaferro e Maria Curcio (Inglaterra). Entre seus prêmios destacam-se o 1º lugar obtido no II Concurso Nacional de Piano "Guiomar Novaes", realizado em Petrópolis, e no Concurso Clarisse Leite, em Bauru e São Paulo. Recebeu o prêmio de interpretação no V Concurso Nacional Lorenzo Fernandez, realizado em Juiz de Fora. Participou de master classes com os pianistas Flávio Varani e Gilberto Tinetti, com o qual continua fazendo curso de interpretação. Nos anos de 1995 e 1997 apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, sob a regência do Maestro José Nilo Valle. É integrante da Sociedade Duo Pianístico do Brasil, sob supervisão do Maestro Kenichi Yamakawa. Como recitalista tem se apresentado em espaços culturais em São Paulo e no interior, recebendo críticas elogiosas. Seu grande projeto é a idealização do Grupo AUM, para o qual se dedica desde 1997.

Liliana Bertolini (flauta)
Pianista de formação, estudou no Conservatório Musical da PUCC sob a direção da Profª. Olga Normanha e orientação da Profª. Nelly de Oliveira. Iniciou seus estudos de flauta transversal com a Profª. Grace Lorraine Henderson (primeira flauta do Teatro Municipal de São Paulo) e prosseguiu com o Prof. Wilson Rezende no Conservatório Musical Brooklin Paulista. Complementou sua formação participando de festivais de Música: Londrina, Brasília, Campos do Jordão e Curitiba. É Bacharel em Comunicação Social pela FAAP com especialização em Publicidade. Concluiu sua pós-graduação em flauta transversal em 1999 na Faculdade de Música Carlos Gomes sob a orientação do Prof. Marcos Kiehl. Atua como flautista do Grupo AUM. Atualmente é professora de Musicalização para crianças de 5 e 6 anos, e ensina pífaro, flauta transversal e piano na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística). Participa como educadora musical do projeto “A rede em rede”, oferecido a educadores do Ensino Infantil da rede municipal de São Paulo, pela Secretaria Municipal de Educação. Como compositora atua na criação de trilha sonora para peças de teatro infantil e contação de histórias no Grupo “Mil Folhas de Contos e Canções”.

Hélcio de Latorre (flauta)
Iniciou seus estudos de flauta transversal sob a orientação de João Dias Carrasqueira, em São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Música Santa Marcelina, e aperfeiçoou-se na França, orientado pelo flautista Francis Gabin. Foi monitor das Flautas da Orquestra Experimental de Repertório. Gravou com o Quinteto de Flautas de São Paulo a integral dos Concertos para Quinteto de Flautas de Boismortier, e com o Grupo AUM os CDs Os Borulóides e Postais Paulistanos. Dedica-se ao repertório de música de câmara, fazendo parte de diversas formações. É professor de flauta transversal na Escola Espaço Musical, Escola Britânica de São Paulo e Universidade Livre de Música. É membro da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo desde 1990.

Gilson Barbosa (oboé e corne inglês)
Estudou com Sebastião Gomes (Brasília), Salvador Masano (São Paulo), Manfred Clement, Ingo Goritski e Henry Schuman em diversos cursos de férias. De 1975 a 1995 foi primeiro oboísta e corne inglês solista das Orquestras Sinfônicas Municipal de Campinas, Minas Gerais e Municipal de São Paulo. De 1995 a 2002 foi monitor da Orquestra Experimental de Repertório. Já se apresentou como solista à frente das Orquestras de Campinas, Municipal de São Paulo e da USP, sob regência dos Maestros Carlos Veiga, Benito Juarez, Issac Karabtchevsky, Gerard Devos, Henrique Gregori, Barros Garbogini e Ronaldo Bologna. Lecionou oboé na Escola de Música de Piracicaba, no Conservatório Musical do Brooklin Paulista e na Universidade Livre de Música do Estado de São Paulo. É professor do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Músico atuante em diversas formações camerísticas (recitais com piano, cravo e órgão), atua também ao lado de artistas populares. Participa de diversas gravações de música de câmara, sinfônica e operística e gravações para rádio e TV.

Clóvis Camargo (contrabaixo)
Iniciou seus estudos no Centro Instrumental de Americana e Conservatório de Tatuí com o Professor Nikolaus Schevistschenko em 1983. Graduou-se na UNICAMP em 1986 e na Schola Cantorum de Paris (1987). Ganhou o primeiro prêmio do Conservatoire National d'Angers (França - 1993) onde estudou com os professores Michelle Remaud e Jean-Marc Rollez. Participou do 5º Festival "Musique du XX ème siècle d'Angers", tocou na Sinfonietta de Vendée e Ensemble Orchestral du Val de Loire. Com o grupo Le petit pan de mur jaune participou dos festivais: Europa Jazz Festival du Mans, Rencontres internationales d'Jazz de Nevers e Jazz sur Loire. Participou da turnê européia do saxofonista brasileiro Cacau de Queiroz e também com a cantora brasileira Márcia Maria. Atualmente é integrante da OSUSP (Orquestra Sinfônica da USP) e da Orquestra de Contrabaixos Tropical.

Nath Calan (percussão)
Graduada em Nutrição pela USP e Bacharel em Música – Habilitação em Instrumento (Percussão) pela UNESP, Natali Calandrin Martins estudou com Ricardo Bologna, Elizabeth Del Grande (Escola Municipal de Música), John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Percussão popular estudou com Dinho Gonçalves (Souza Lima) e Guello (ULM). É ex-integrante do Grupo PIAP, realizando concertos pelo Brasil e gravações para TV e Rádio. É musicista convidada por diversas orquestras entre as quais OSUSP, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Orquestra da UNITAU (Taubaté) e Sinfônica de Rio Claro. Como camerista atua como convidada pelo Percorso Ensemble e Grupo Durum Percussão Brasil, realizando concertos no Brasil e no exterior. Participou de importantes festivais de música e encontros de percussão pelo país, gravando o CD Orquestra Acadêmica do Festival de Campos do Jordão, sob regência de Roberto Minczuk. É responsável por estréias e primeiras audições no Brasil de obras de compositores como Vinko Globokar e Artur Rinaldi. Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica de Santos e professora do Guri Santa Marcelina.

Edmundo Villani-Côrtes iniciou sua carreira profissional tocando piano na Orquestra Tamoio, do maestro Cipó, no Rio de Janeiro. Em 1965, integrou a orquestra de Luís Arruda Paes, com a qual atuou até 1967. Desenvolveu intensa atividade como arranjador. Na década de 1960, trabalhou em gravadoras e em emissoras de TV, chegando a escrever mais de 600 arranjos para as orquestras da TV Tupi e TV Globo, do Rio de Janeiro. Acompanhou a cantora Maysa e o cantor Altemar Dutra em excursões ao exterior. Em 1968, fez arranjos e composições para o filme "O matador", de Amaro César e Egídio Ézio. Nos anos 1970, trabalhou como arranjador na TV Tupi de São Paulo, realizando mais de mil orquestrações para músicas de vários gêneros. Em 1978, venceu o Concurso Noneto de Munique, Alemanha. Em 1986, obteve o primeiro lugar no Concurso de Composição da Editora Cultura Musical, com uma peça para violão intitulada "Choro pretensioso". Em 1990 e 1991, foi regente da Oquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Recebeu dois prêmios APCA, o primeiro em 1990, com a peça vocal "Ciclo Cecília Meirelles", e o segundo em 1995, com "Postais paulistanos" do Grupo AUM. Compôs várias obras de música orquestral, de câmara, de música instrumental e vocal, além de música eletroacústica. Algumas de suas obras podem ser ouvidas nos CDs "Música brasileira para canto e piano" (1996, Rio Arte) e "Estados d'Alma" (1997, Sony). Em 2011 ganhou o Troféu Guarany pelo conjunto de sua obra no XIV Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita.


Serviço:
Dia 14 de agosto, domingo, às 11h
Lançamento do DVD Cortesia
Grupo AUM
Homenagem aos 80 anos do compositor Edmundo Villani-Côrtes e aos 10 anos de parceria
Museu da Casa Brasileira
Avenida Faria Lima, 2.705 - Jardim Paulistano - Zona Oeste
Tel.: (11) 3032-3727/3032-2564
Site: www.mcb.sp.gov.br
Entrada franca
Duração: 75 minutos
Faixa etária: Livre
O recital é gratuito!



Nenhum comentário:

Postar um comentário