Translate

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Abertura da FORNADA DE INVERNO de CUNHA /SP



Abertura
Fornada de Inverno
A Abertura de Fornada e a retirada das cerâmicas vitrificadas do Forno Noborigama
depois de esfriamento de 3 dias da queima à lenha em alta temperatura, (1.400ºC),  é uma experiência inesquecível, sempre coroada de surpresas, júbilo e encantamento compartilhado

02 Julho 2011
sábado
Abertura das câmaras às 10, 12, 14 e 16 horas
Entrada Franca. Não é necessário fazer inscrição




CERÂMICA


Considerado o maior núcleo de cerâmica artística do país, o leigo e o aficionado descobrem em Cunha um roteiro surpreendente e inesquecível para o apreciador que se encanta com a arte da cerâmica e a excepcional qualidade e variedade dos ateliês. Influências da tradição oriental (introduzida em 1975 com o forno Noborigama), mescladas com a tradição indígena-ibérica das paneleiras e condimentadas mais recentemente com a presença da cerâmica de estúdio, compõem a formação da identidade contemporânea dos ceramistas e da cerâmica como arte de expressão. Nos ateliês abertos à visitação podem ser encontradas cerâmicas queimadas da baixa à alta temperatura para endurecer a argila e torná-la cerâmica. Altas temperaturas são atingidas com os fornos Noborigama de várias câmaras em várias horas de queima à lenha para vitrificar a argila a 1400ºC com pedras moídas, minerais decantados, cinza de casca de arroz e cinza de lenha de eucalipto, originando cerâmicas surpreendentes. Esculturas, painéis, mosaicos, objetos, cerâmicas para a mesa, para o olhar e para fazer parte do dia-a-dia; cada ateliê cultiva sua própria identidade e característica e possui o seu próprio espaço onde o ceramista pode ser artista, artesão, escultor, artista plástico, arquiteto, pintor, o que for.

(Para conhecer todos os ateliês solicite pelo email (suenagajardineiro@gmail.com) o PDF - ATELIÊS DE CUNHA - Guia Nascentes do Paraíba do Sul, de João Rural)
                                             INVERNO CULTURAL EM CUNHA

Ilha em mar de morros, joia encravada nas dobras da Serra do Mar, a Estância Climática de Cunha é cenário de rara beleza em paraíso natural e com intensa Programação Cultural de Inverno oferece pérolas ao turista não predatório, que aprecia a natureza, o ar puro das montanhas, o ritmo lento da vida no campo e o sossego e a tradição de um povo simples e hospitaleiro.

Ao visitante mais atento, que valoriza o que é feito com carinho e dedicação, a cidade revela pequenos segredos nas visitas aos ateliês de cerâmica, na artesania em doces caseiros, biscoitos, chocolates laticínios, defumados e guloseimas nos cafés e docerias e um roteiro gastronômico que inclui comida caseira de tradição caipira e especialidades criadas no sabor e no charme com trutas, carnes, massas artesanais, shiitake e outras delícias em vários restaurantes qualificados para um bom passeio pela arte da culinária.

Mantendo a tradição de hospitalidade característica do modo de vida no campo, Cunha oferece hospedagem diversificada, em boa parte derivada do sítio que se converteu ao atendimento do visitante, e conta em sua estrutura com alguns bons hotéis-fazenda de amplos espaços, várias pousadas com aconchego e lazer e, na área urbana, hospedagem conveniente e econômica.

Para desfrutar de magnífico panorama do litoral, um bom programa é subir até a Pedra da Macela de 1840 m, a 31 km da cidade. Entre as várias cachoeiras, merecem destaque a do Pimenta e a do Desterro. Para passeios e caminhadas pela Mata Atlântica, o Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar oferece apresentação ambiental e as trilhas do Rio Paraibuna e Rio Bonito. Trânsito para Paraty instável e apenas para veículos leves com tração.
(Para conhecer as opções, solicite pelo email suenagajardineiro@gmail.com os arquivos PDF - HOSPEDAGEM EM CUNHA e PDF - GASTRONOMIA EM CUNHA - Guia Nascentes do Paraíba do Sul, de João Rural)

Para obter mais informações sobre o que fazer em Cunha consulte

Prefeitura Municipal
Coordenadoria de Turismo e Cultura (12) 3111-2630 - turismoculturacunha@yahoo.com.br
http://www.cunhatur.com.br/ (12) 3111-2634 contato@cunhatur.com.br
http://www.portaldecunha.com.br/












Nenhum comentário:

Postar um comentário