Translate

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Banda paraibana Cabruêra encerra série musical do CCBB na Praça do Patriarca

Direto de Campina Grande na Paraíba, o grupo Cabruêra aporta em São Paulo, mais especificamente na Praça do Patriarca - centro da Capital - para duas apresentações grátis, ao ar livre, na série musical Vale a Pena Ouvir, promovidas pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).


A banda - que a rompe com as formalidades e une o cancioneiro popular à música eletrônica, apresenta-se nos dias 29 e 30 de outubro, sexta e sábado (12h30), fechando o projeto do CCBB que, desde o início de setembro, vem recheando a programação cultural da cidade com a diversidade musical do Brasil, quinzenalmente na Praça do Patriarca.

A banda Cabruêra é formada por quatro alunos da Universidade Federal da Paraíba: Arthur Pessoa (voz, violão e escaleta), Pablo Ramires (bateria), Edy Gonzaga (baixo) e Leo Marinho (guitarra). O quarteto desenvolve um trabalho ímpar no cenário brasileiro calcado em ritmos do cancioneiro popular paraibano, mas com inserções da música eletrônica, estilo tão distante das raízes brasileiras.

Graças à originalidade e qualidade, desde 1998, eles já participaram de vários festivais na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça e Portugal. Algumas músicas do grupo também foram inseridas em filmes e documentários no Brasil, EUA e Europa.

O Cabruêra lançou quatro CDs - Cabruêra (2000), Samba da Minha Terra (2004), Sons da Paraíba (2005) e Visagem (2010) –, além de participar de 17 coletâneas lançadas no Brasil, Japão, Alemanha, França e Portugal. Ganhou o Kikito de Ouro no Festival de Cinema de Gramado para melhor música de curta-metragem e participou do programa Som Brasil (Rede Globo) em homenagem a Luiz Gonzaga.

O repertório que será apresentado em São Paulo é formado por composições do próprio grupo (“Doce de Coco”, “Xangô”, “Visagem”, “A Pisada”, “Pisa Morena” e “Passarada”), outras assinadas somente por Arthur Pessoa (“Zabé Sabe”, “Forró Esferográfico” e “Erectos Cactos”) e parcerias de Arthur e Pablo Ramires com Chico Correa e Fabiano Soares (“Bendito de São José” e “Samba Negro”).


Vale a Pena Ouvir
O grupo pernambucano Fim de Feira abriu a temporada da série Vale a Pena Ouvir (3 e 4/9), seguido pela também pernambucana Andrea Amorim (17 e 18/9), pela banda mineira Forró no Escuro, composta por deficientes visuais (1º e 2/10) e pelo paulistano/pantaneiro Gabriel Sater (15 e 16/10), antes do encerramento com a paraibana Cabruêra (29 e 30/10).
Todos os grupos e artistas que participaram deste projeto possuem trabalhos reconhecidos em suas respectivas regiões e até mesmo no Exterior; alguns trazem o aval de artistas de renome nacional. A seleção do CCBB envolveu uma criteriosa pesquisa em busca da diversidade de gêneros somada às particularidades dos estilos. O resultado é um projeto rico em sonoridades e elementos da cultura brasileira.


Para Marcelo Mendonça, diretor do CCBB, “esta iniciativa foi um cortês convite ao paulistano para fazer uma pausa e apreciar sonoridades diferentes no centro histórico da cidade”. Essa é a terceira série de shows realizada ao ar livre, numa proposta de levar ao público transeunte um pouco da programação cultural da instituição.
--------------------------------------------------------------------------------

Vale a Pena Ouvir
Encerramento: 29 e 30 de outubro
Show: Cabruêra
Integrantes: Arthur Pessoa (voz, violão e escaleta), Pablo Ramires (bateria), Edy Gonzaga (baixo), Leo Marinho (guitarra) e os convidados Mib (trombone) e César (trompete).

Praça do Patriarca - Centro/SP
Sextas e sábados - às 12h30 - Informações: (11) 3113-3651 e 3113-3652
www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_sp - Capacidade estimada: 500 pessoas
Grátis (ao ar livre) - Classificação etária: Livre - Duração: 60 min
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário