Translate

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Paradinha no MIS

Paradinha no MIS

Quinta-feira/ 06 de maio  /17h30

Nesta próxima “Paradinha do MIS”, ouviremos dois discos da coleção da História da Música Popular Brasileira, que são: Assis Valente e Orestes Barbosa, além de Ary Barroso na voz de Sílvio Caldas.


Com a profissionalização do samba, agora desvinculado da malandragem e do batuque, o Estado começa a vê-lo como um instrumento de educação cívica e disciplina social para as massas trabalhadoras da cidade. Valoriza-se um tipo de samba onde as matrizes africanas são menos evidentes, cujo modelo se vê em “Aquarela do Brasil”, considerado um samba de “bom gosto”. Mas não podemos nos esquecer de que o patriotismo de Ary Barroso era anterior às investidas do governo federal no mundo do samba. É o que ouviremos.


Lembrando que em 1932, consolida-se o cinema falado; Orestes Barbosa lança “Verde-Amarelo”, típico samba exaltação, ressaltando as características étnicas como brasileiras; em 1935 é oficializado o carnaval.

Começa uma época de visitas ao morro, abrindo-se a perspectiva para o exótico do samba. Em 1935 é feito o filme “Favela dos meus amores”, primeiro filme neo-realista brasileiro, de Umberto Mauro. Venha, participe do nosso grupo. Ouviremos também outros LPs. Se quiser, você também pode trazer o seu disco de casa para compartilhar conosco. Dê uma paradinha em sua semana para ouvir um som analógico. Espero você!!

Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário