Translate

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Cândida comemora bem-sucedida carreira e faz nova temporada em 2011

Desde sua estreia em 2008, Cândida passou por 19 cidades, cumpriu quatro temporadas em São Paulo e atingiu um público de aproximadamente 50 mil pessoas em 200 sessões.

Paulistanos ganham mais uma chance para assistir à montagem do Núcleo Experimental, texto de Bernard Shaw, direção de Zé Henrique de Paula e Bia Seidl no papel-título.
Em 2011, o espetáculo volta em cartaz no dia 22 de janeiro, sábado, às 21h e fica até 27 de março, no Teatro Augusta.


Fotografia de Bob Souza

A montagem do Núcleo Experimental, com direção de Zé Henrique de Paula, tem Bia Seidl no papel-título e aborda discussão sobre valores, natureza da fé religiosa e embate de socialismo versus capitalismo. Em cartaz desde 2008, espetáculo é sucesso de crítica e de público


O diretor Zé Henrique de Paula, que acreditava que a carreira da peça seria de 2 a 6 meses, comemora o terceiro ano em cartaz. “Atribuo isso, em primeiro lugar, ao texto de Shaw. É revigorante ver como uma peça escrita em 1894 pode se comunicar com o público contemporâneo - e acredito que existe, sim, um público interessado em ir ao teatro para encontrar diversão aliada à inteligência.”


A peça esteve em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas e apresentou-se em 19 cidades brasileiras, entre elas Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Niterói, Vitória, Araraquara, Porto Alegre e Recife - considerada a cidade mais receptiva, ao olhar do diretor. “A peça lotou o Teatro de Santa Isabel em todas as sessões. Em Recife também tivemos uma de nossas maiores alegrias, quando Ariano Suassuna assistiu à peça e conversou calorosamente com o elenco sobre ela.”

No palco, permanecem Bia Seidl no papel-título, Fernanda Maia, João Bourbonnais, Sergio Mastropasqua, Thiago Carreira e Thiago Ledier. O elenco de Cândida é o mesmo desde a sua estreia em 2008. “Isso certamente garante a adesão do público ao espetáculo. Durante todo esse tempo, os atores puderam aprofundar as relações e o entendimento de cada personagem. Isso deu maturidade à peça e se reflete na percepção do público”, diz Zé Henrique.

Sutilezas e paixão
Escrito em 1895 pelo dramaturgo irlandês Bernard Shaw, o texto - que se passa em um dia - ameaça colocar em cena um adultério a ser praticado por Cândida. Tudo começa quando ela, a devotada esposa do reverendo Morell, um pastor anglicano de ideologia socialista, encanta-se por Marchbanks, um jovem poeta aristocrata. A partir daí, o enredo se desenvolve com a constante possibilidade de traição, levando a peça para um desfecho inusitado.


Ironia e irreverência marcam as personagens, dando ao enredo um tom de inteligência e alta teatralidade. Além dos três personagens que formam o triângulo amoroso central, completam a história o pai de Cândida, o capitalista insaciável Sr. Burgess; a secretária do reverendo Morell, Srta. Prosérpina e o assistente do pastor, reverendo Lexy Mill. A natureza da fé religiosa, o embate socialismo versus capitalismo, a discussão sobre valores - como o casamento e o papel da mulher na sociedade - e a decadência da nobreza londrina da era vitoriana também estão presentes na obra.

PARA ROTEIRO


CÂNDIDA - Reestreia dia 22 de janeiro de 2011, às 21h, sábado, no Teatro Augusta. Temporada: de 22 de janeiro a 27 de março de 2011. Ingressos: R$ 60. Texto - Bernard Shaw. Tradução e Direção - Zé Henrique de Paula. Elenco - Bia Seidl (Cândida) e Patrícia Pichamone (stand-in), Fernanda Maia (Prosérpina), João Bourbonnais (Burgess), Sergio Mastropasqua (Morell), Thiago Carreira (Marchbanks) e Thiago Ledier (Lexy Mill). Assistente de Direção - Fabrício Pietro. Direção Musical e Trilha Original - Fernanda Maia. Preparação de Atores - Inês Aranha. Produção - Firma de Teatro. Cenografia e Figurinos - Zé Henrique de Paula. Confecção de figurinos - Ci Teixeira e Karin Ogazon. Iluminação - Fran Barros. Realização - Núcleo Experimental. Duração – 110 minutos. Recomendação – 14 anos. Até 27 de março. Sábados às 21h e domingos às 18 horas.


SERVIÇO

TEATRO AUGUSTA – Rua Augusta, 943. Tel: (11) 3151-4141. Estacionamento com convênio (R$ 10,00 o período). Bilheteria - quarta e quinta das 14h às 21h, sexta das 14h às 21h30, sábado das 15h às 21h e domingo das 15h às 19h. Capacidade - 320 lugares. Cartões - Mastercard, Dinners Club e Redeshop. Ingressos – Pelo telefone 4003-1212 ou pelo site www.ingressorapido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário